28 de março de 2024
Walter Navarro

Amazônia, Mon Amour


Como muitos parisienses nunca treparam na Torre Eiffel, muitos cariocas não abraçaram o Cristo Redentor e muitos americanos não penetraram a Estátua da Liberdade; nunca vi a Amazônia mais verde! Mais um falha do meu caráter ou culpa do Bolsonaro?
Até esta semana, o único ato do Bolsonaro que desaprovei foi o fim do Horário de Verão. Hoje vou desaprovar não uma ação, mas a falta dela.
O exército mais inútil do mundo são as Forças de Paz da ONU. Rwanda e Bósnia não me deixam mentir.
E o Exército Brasileiro, tão criticado?
O Exército Brasileiro parece o Tim Maia. Quando dá merda, “Chama o Síndico”… Haiti, países africanos e favelas do Rio de Janeiro também não me deixam com cara de Pinocchio.
Como no Brasil, presidiários como Lula não podem exercer trabalhos forçados como em filmes americanos, por causa dos Direitos Humanos de gente que não respeita os Direitos Humanos; o Exército Brasileiro, principalmente agora, está, literalmente, botando a mão na massa, nas estradas, pontes, etc.
Chama o Síndico!
Mesmo assim, quando o Exército sobe as favelas, porque a Polícia não dá conta, os soldados são criticados pela violência contra aqueles cidadãos que ficam circulando a pé ou de moto, com fuzis de uso restrito e militar, distribuindo balas perdidas…
Mesmo alguns militares dizem que Exército não pode ter função de polícia. OK. Mas então, as Forças Armadas no Brasil, sempre sem recursos, deve ou deveria fazer o quê? Ficar brincando de soldadinho nos quartéis?
Seria melhor e menos hipócrita, seguir o exemplo da Costa Rica, o único país do mundo que não tem exército. Usa o dinheiro para coisas muito mais úteis. Por isso é um paraíso no meio da América Latrina, no caso, Central.
Por exemplo. De que adianta a Argentina ter um Exército de Brancaleone? Lembram da inútil e assassina Guerra das Malvinas que continuam Falklands?
Quem é a Argentina para enfrentar uma Inglaterra?
Quem é o Brasil para fazer guerra contra a França, quarta potência militar do mundo?
A mesma França que chama a Amazônia de “nossa”, é tigrona com o Brasil, mas uma tchutchuca frente aos desmandos e crimes da China, Rússia e Arábia Saudita.
Vejam o que a França da “Liberté Egalité Fraternité” fez de suas ex-colônias mundo afora. Tem uma aqui ao lado, a Guiana Francesa. Vão lá ver se tem camembert e Arco do Triunfo, Louvre e Versailles.
Vão ver o que a França faz vendendo armas e aviões para as mais sanguinárias ditaduras…
E o lixo tóxico da Europa que vai todo para a África, Índia, etc?
Pois bem, de volta ao Brasil.
Eu perguntava, a que serve nosso glorioso Exército, se não podemos nem cogitar uma guerra, uma vulgar intervenção na Venezuela podre de madura; se não pode nem brincar de polícia nos morros cariocas?
É o que cobro agora do Bolsonaro.
Que o Exército Brasileiro cumpra sua vocação que é a de proteger o País, a começar por nossas vastas fronteiras de plástico e pelo STF.
De drogas à armas, entra de um tudo no Brasil, de boa e na boa.
Que tal começar pela Amazônia que, depois de 519 anos entrou na moda?
Que tal o Exército expulsar ONGs de boquinha, cabide de empregos; ilegais e criminosas, disfarçadas de “mocinhas”?
Sabem como acabou o Ciclo da Borracha no Brasil da Amazônia? Com estrangeiros roubando mudas de seringueira e levando para a Ásia…
ONG que quiser ficar aqui tem que mostrar serviço. Por que não temos ONGs onde o Brasil mais precisa, no Nordeste?
Tomando conta de nossas vastas e imperfeitas fronteiras, não precisamos de ONGs para o bem da Amazônia.
Da mesma forma, o Exército deveria aniquilar as madeireiras. E não basta apenas prender o peão ignorante de motosserra na mão. Tem que ir atrás e prender o dono da grana, do investimento. E obriga-lo a plantar tudo de novo, reflorestar.
A Amazônia toda é terra sem lei, faroeste caboclo.
Bolsonaro foi paraquedista! Então! Que tal mandar uns helicópteros e aviões cheios de paraquedistas armados nas clareiras dos desmatamentos no meio da floresta?
Como chegam lá, no meio da selva, tratores e caminhões?
Precisa destruir não. Tira tudo de lá e coloca no tal do agronegócio…
Bolsonaro fala muito no subsolo da Amazônia, mas interessa ninguém repetir Serra Pelada…
Alguém já teve a ideia de investigar o subsolo do Nordeste? E se o sertão for um Texas?
E reflorestar o Nordeste? Ou é mitologia aquele negócio que aprendemos na escola? Que a linda Mata Atlântica e o Pau Brasil cobriam o País de Norte a Sul?
Cadê a tecnologia de Israel para solucionar este milagre?
Entreguem o Nordeste para os japoneses que, em um ano, a região vira outra Amazônia.
Por isso, já cantava o Eduardo Dusek: “O problema do Nordeste é não ter piscina”. Ou “Troque seu cachorro por uma criança pobre”.
De BH ao Rio, pela BR040, nunca vi tanta terra desocupada? E juro que não sou do MST, talkey?
PS: Mulher eu gosto 100% depilada, a Amazônia quero bem peluda, please.
#torreeiffel #cristoredentor #estatuadaliberdade #amazonia #amazoniaemchamas #exercitobrasileiro #costarica #argentinainglaterra #malvinasfalklands #desmatamento #favelas
#ongs #borrachafloresta #serrapelada #motosserra #louvre #tchutchucatigrona #chinarussiaarabiasaudita #francaarmamentista

Walter Navarro

Jornalista, escritor, escreveu no Jornal O Tempo e já publicou dois livros.

Jornalista, escritor, escreveu no Jornal O Tempo e já publicou dois livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *