19 de abril de 2024
Vinhos

Novas castas Bordalesas

Preocupadas com a alardeado aquecimento global, as vinícolas de Bordeaux, representadas por sua entidade de classe, aprovaram a inclusão de 7 (sete) novas castas, tintas e brancas, que poderão ser utilizadas na região.

Ainda há muitos trâmites legais a serem cumpridos antes que isto se torne uma realidade. O mais importante deles seria a aprovação pela INAO (Institut National de l’Origine et de la Qualité), órgão que controla as Denominações de Origem e a qualidade dos vinhos franceses.

Por enquanto, somente os rótulos classificados como Bordeaux e Bordeaux Supérieur podem utilizar as novas castas. As AOC’s tradicionais devem se manter como sempre foram, por exemplo Graves, St. Emilion, Medoc.

Regras adicionais limitam a quantidade de cada nova uva no corte e o número de garrafas que podem ser produzidas.

Parece uma grande novidade, mas apenas reflete a posição de alguns viticultores que já vinham plantando uvas que não são típicas da Região.

Procuram por alternativas, principalmente para a Merlot, casta mais plantada e a mais suscetível a climas muito quentes: a concentração final de açúcares é muito alta aumentado o teor alcoólico, o que não é desejável.

Na relação de novas castas, duas uvas portuguesas chamam a atenção: Alvarinho nas brancas e Touriga Nacional nas tintas, uma das varietais mais utilizadas na quente região do Douro.

Eis a relação completa:

Brancas: Alvarinho, Petit Manseng e Liliorila, que é um cruzamento entre as uvas Barroque e Chardonay. Vão somar às tradicionais Semillon, Sauvignon Blanc e Muscadelle.

Tintas: Touriga Nacional, Marselan, Castets e Arinaroa, que é um cruzamento entre a Tannat e Cabernet Sauvignon.

Apenas para refrescar a memória, as tintas tradicionais bordalesas são: Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot, Malbec e Carménère, que começa a reaparecer entre alguns produtores.

Fica uma última pergunta:

Quando poderemos degustar um Bor-Douro?

Saúde e bons vinhos!

Vinho da Semana: Participamos do evento Vinhos do Brasil onde degustamos alguns dos vinhos premiados no Wines of Brazil Awards.

 

Selecionamos este campeão:

Malgarim Tempranillo 2017 – $$

Um vinho tinto rústico e robusto. Aromas complexos, frutas negras, chocolate, couro… Sabor de frutas vermelhas.

Elaborado para apreciadores de vinhos encorpados, com estrutura marcante, com aromas de madeira bem incorporada ao vinho.

Produzido na região de São Borja, Rio Grande do Sul.

 

 

 

 

Tuty

Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

author
Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *