20 de abril de 2024
Mary Zaidan

Acredite quem quiser

Bolsonaro baixou a bola

O presidente da República, Jair Bolsonaro fala com a imprensa em Dallas, no estado americano do Texas – 15/05/2019 (Marcos Corrêa/PR)

Neste domingo manifestações bolsonaristas acontecem em diversas cidades do país. Poderão ser grandes ou não, maiores ou menores do que as do último dia 15. Isso pouco importa. O extraordinário é um presidente da República já precisar de gente nas ruas em sua defesa antes mesmo de completar cinco meses de governo. Nem Fernando Collor de Mello, o caçador de marajás que confiscou a poupança, conseguiu perder tanto apoio em tão pouco tempo.
Os atos, convocados inicialmente com apelos golpistas de expurgo das instituições que estariam atrapalhando o capitão de governar, foram adquirindo outra cara ao longo da semana. Claro que sem a concordância de muitos adoradores do mito que continuam querendo sangue.
Como em um passe de mágica, o “fora Congresso” foi se transformando na aglutinadora mensagem “pró-reforma da Previdência”, o “fora STF” sumiu em nome da campanha pró-Coaf no Ministério da Justiça, algo de que o governo nem faz mais questão.
O próprio presidente Jair Bolsonaro, o mesmo que dias antes incitara tudo e todos contra os políticos e a política, propagando aos quatro ventos que o país era ingovernável sem conchavos, tratou de liderar o rearranjo do discurso. Nas redes sociais, mobilizadores correram para substituir as hashtags das convocações. Até a usual baixeza das agressões se reduziu.
A Câmara dos Deputados tocou suas pautas, aprovou a reforma administrativa sem o Executivo ter de se render a qualquer barganha, derrotou o governo no Coaf e na Funai. Bolsonaro baixou a bola, elogiou o Parlamento, colheu vitórias. O STF se voltou para a sua agenda, com temas importantes como criminalização da homofobia.
Ainda que por alguns poucos dias, viu-se algo parecido com a normalidade.
O problema é que calma, regularidade e sanidade são atributos que não combinam com o atual chefe do governo, bipolar por natureza. Dele se vê, até no mesmo dia, xingamento e adulação aos mesmos destinatários, tal como faz com parlamentares. Defesa e ataque de ideias contraditórias.
Por ingenuidade ou esperteza, por querer ou talvez não, tem predileção pelo conflito. E boquirrota com acentuada frequência.
Na quinta-feira, no auge da melhor semana de seu governo até aqui, deixou em maus lençóis o seu Posto Ipiranga, Paulo Guedes, ao anunciar que tinha um “plano infalível” para aumentar a receita do governo, que renderia mais do que o trilhão de reais de economia prevista no projeto de reforma da Previdência. Praticamente jogou no lixo todo o esforço de seu ministro, um guerreiro, que, ao contrário do presidente, crê na reforma.
Tendo escolhido colocar a ideologia acima de tudo, até do Deus de sua campanha, Bolsonaro tenta agora, ainda que canhestramente, ir além do conforto dos fundamentalistas de sua seita e fazer gestos aos que nele votaram para derrotar o mal que o petismo encarnou.
A bipolaridade expressa pode ser uma forma atabalhoada de agradar quem já começa a lhe negar apoio. Mas ele terá de alegar insanidade absoluta para tentar explicar a pregação feita há exatos 20 anos, quando defendeu o fechamento do Congresso e “a morte de uns 30 mil, começando por FHC”. Era só assim que o Brasil poderia mudar, dizia.
Nas ruas, muitos serão os cartazes e vozes contra o Congresso. Hoje, pode até ser verdade que Bolsonaro discorde disso. Mas como cada um carrega a sua história, há motivos de sobra para que muitos não acreditem.
Fonte: Blog do Noblat – Veja Abril

Mary Zaidan

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, ex-Rádio Itatiaia, Rádio Inconfidência, sucursais de O Globo e O Estado de S. Paulo em Brasília, Agência Estado em São Paulo. Foi assessora de Imprensa do governador Mario Covas durante toda a sua gestão, de 1995 a 2001. Assina há mais de 10 anos coluna política semanal no Blog do Noblat.

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, ex-Rádio Itatiaia, Rádio Inconfidência, sucursais de O Globo e O Estado de S. Paulo em Brasília, Agência Estado em São Paulo. Foi assessora de Imprensa do governador Mario Covas durante toda a sua gestão, de 1995 a 2001. Assina há mais de 10 anos coluna política semanal no Blog do Noblat.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *