20 de abril de 2024
Junia Turra

NÃO! O Japão NÃO excluiu a Filosofia das Universidades. Filosofia SIM!!!


Os asiáticos, especialmente, dão ênfase à cultura e ao estudo e pesquisa na área da Filosofia, especialmente a da Grécia Antiga.
Os militares brasileiros retiraram o Latim do currículo, tanto dos ginásios quanto das faculdades. Além do Latim, até o Direito Romano foi excluído das faculdades de Direito.
Na Europa, nos países de ponta, se aprende Latim no ginásio e nos ginásios de Humanística, latim e grego antigo: leem, escrevem e falam.
Mas o Brasil é o campeão em faculdades particulares.
Qualquer vereadorzinho quer uma concessão de rádio, TV e uma faculdade.
Lava-se dinheiro como nunca.
No caminho do Valerioduto, onde o PT marcou presença, no sul de Minas, por exemplo, é assim, seguindo na rota São Paulo, onde dividem com o PSDB benesses e lucro.
Ora, Temer para não seguir o caminho da Dilma pagou muito. Como?
Doando dinheiro para “faculdades” dos políticos que poderiam levar a investigação adiante. Foram milhões!
O brasileiro que era autodidata e não tinha curso de Jornalismo, mas tinha grandes jornalistas e escritores, passou a ser formado em faculdades (faz mais de uma), faz “especialização”, vai para o exterior em bolsa-sanduíche.
Mas pesquisa recente mostrou: o Brasil é o número 1 no mundo em graduados no terceiro grau. E mais de 60% são semialfabetizados e não têm capacidade de escrever um texto com princípio, meio e fim.
Nas universidades por Excelência na Europa e Ásia, as vagas para o Brasil são redistribuídas para a Ásia, especialmente Coreia do Sul e China. O Brasileiro não tem qualificação. Nível baixíssimo. Chega a ser equivalente ao ensino fundamental europeu.
E tem aquela turminha de economistas babacas e liberais bate-estaca que querem transformar o Brasil num USA classe B.
Bons tempos em que Brasil e Argentina eram europeizados. Olavo de Carvalho – não sou olavete , mas ele tem o mérito sim, de ter mostrado que existe a Filosofia Antiga, a base da nossa cultura greco-romana e garantido que muitos jovens não fossem abduzidos por teóricos boçais da esquerda.
Olavo de Carvalho substituiu Roberto Campos no jornal O Globo quando o mesmo morreu. Nada de especial. Ele não tem faculdade. Mas é melhor do que estes ignorantes que atacam a Filosofia e berram pelo ensino americanizado.
Militar é no quartel: retaguarda e salvaguarda para o povo que paga. Favor não inverterem a ordem das coisas.
Gilmar Mendes é dono de faculdade particular de Direito em SP. Vamos fazer um levantamento dos donos das faculdades e centros universitários?
Mais de um milhão de advogados inscritos na OAB. E chamados de “doutor”. Não sabem nem o que é Data venia. Outro dia me mandaram um despacho de juiz: ” Data e Venha”. Achei que era para a galinha da encruzilhada. Errei!
Lembro de um professor na faculdade que contava que numa prova oral para a Magistratura no final da década de 60, um candidato perguntou : “é pra mim começar a responder?”Foi eliminado na hora. Hoje o mesmo poderia ser presidente do STF.
A Filosofia tem que mudar o foco a “grade curricular”.
Sociologia pode sumir do mapa sim.
FHC e a turma dele “socióloga” no Estadão, escrevendo como se jornalistas fossem. Todos pau mandado. Inúteis!!!
Acabem com o curso de Jornalismo. Só no Brasil se exige diploma para jornalista. Estilo escritor? Para escrever é necessário diploma do Curso de Letras?
Nos cursos de Medicina e Engenharia não há gente pichando e nem se manifestando com verba pública em bacanais festivos?
Só para a Universidade da Bahia foram 100 mil Reais de verba numa festinha dessas de “Exatas”.
Ah… Pra encerrar. O ensino médio na Europa corresponde à qualificação da maioria das faculdades americanas. USA não é exemplo.
Histórico o discurso de certo presidente americano que chegou ao Brasil e saudou em espanhol o povo de Buenos Aires.
Hoje o nível Brasil é daí pra pior. Os “dipRomados” em terceiro grau não sabem quantos Estados tem o país.
Médico? Ora, quanta faculdade particular carésima, e tem tambem na Argentina e Bolívia. Depois é só prescrever tarja preta e ganhar cursos e viagens dos laboratórios , os americanos , de preferência.
Alea jacta est! Libertas quae será Tamen

Junia Turra

Jornalista internacional, diretora de TV, atualmente atuando no exterior.

Jornalista internacional, diretora de TV, atualmente atuando no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *