18 de abril de 2024
Veículos

Test-drive com o Honda mais vendido no Brasil


No quase mar de SUVs à venda no Brasil, hoje, o HRV tem navegado bem, mantendo-se à tona em águas cheias de competidores bons e vorazes. Lançado no começo de 2015, ele já esteve algumas vezes na liderança do mercado – posto que perdeu para a dupla Jeep, Renegade e Copass. Mas se mantém próximo aos dois, disputando “corpo a corpo” as primeiras posições e permanece sendo o modelo mais vendido pela montadora japonesa no Brasil. Durante uma semana, experimentamos esse SUV e, neste post e no vídeo da TV Rebimboca (acima), você vai conferir como foi a nossa convivência.

Honda HRV EXL 2019

Sem ter o desenho mais ousado, a perfórmance mais forte, o preço mais baixo e nem mesmo pacote de acessórios mais gereroso, a força do HRV parece estar mesmo em seu conjunto, no qual se destaca o H, de Honda. Por outro lado, por conta dessa boa fama, muitos dos carros da Honda costumam custar um pouco mais que seus concorrentes diretos, mesmo quando não trazem de série alguns itens e acessórios que esses outros oferecem.

Honda HRV EXL 2019 | Henrique Koifman

No final das contas, nessa equação matemática, pode ser que ao comprar um Honda você pague um preço um pouco acima e leve um pouco menos. Financeiramente, no entanto, essa diferença costuma ser recuperada na hora em que você vai vender o carro usado, geralmente com menos depreciação que os das outras montadoras.
Retoques providenciais
No caso da versão EXL 2019 que mostramos aqui hoje, esse conjunto funciona com perfeição e harmonia e ganhou alguns retoques discretos, mas significativos no final do ano passado. Com isolamento acústico reforçado, acabamento interno caprichado, suspensão atualizada e um novo arranjo no escalonamento das sete marchas simuladas pelo câmbio CVT, ele ficou ainda melhor no que tem de melhor, a suavidade. E parece ter ganhado um tantinho a mais de fôlego – provavelmente por conta da relação de velocidades, mesmo – que o tornou mais gostoso de dirigir.

Honda HRV EXL 2019

Outra coisa que mudou e que merece elogios são os bancos dianteiros, que foram redesenhados e, assim, passaram a apoiar melhor o corpo e as pernas em curvas e oscilações diversas. A tela da multimídia também cresceu, mas continua um pouquinho confusa em algumas situações em que deveria ser mais intuitiva. E o espelho retrovisor interno continua não contando com um sistema anti-refelxo elétrico, nem mesmo como opcional – é preciso puxar uma arcaica alavanquinha para evitar ofuscamento à noite.
Por fora, rodas com novo desenho (iguais às dos HRV vendidos nos EUA), um aplique cromado sobre a dianteira e – o melhor – novos faróis de bloco elíptico com leds fazendo o papel de “assinatura”. Além de mais bonitos, eles iluminam melhor.

Honda HRV EXL 2019

Equilibrado e fácil de conduzir, o HRV tem um tamanho que permite que ele seja muito espaçoso por dentro, para passageiros e bagagem, sem ser trombolhudo por fora. O ponto bacana para uso tanto em cidade, quanto nas estradas. E com seu sistema inteligente de recolhimento dos bancos traseiros, levar tralhas dos mais variados tipos e formatos ali é bem fácil.
Na rua e na estrada
Como parte de nossa avaliação, fiz um longo passeio com o carro, saindo do Rio, cruzando a ponte fui visitar a bela Região Oceânica de Niterói. Éramos quatro adultos a bordo e percorremos tanto trechos de pista livre quanto de engarrafamento – acho que muitos niteroenses tiveram a mesma ideia que eu para aquele domingão. No final, foram perto de 120 quilômetros bastante confortáveis, com o ar-condicionado dando conta do calorão, o conjunto motor e câmbio, sem grandes arroubos, fornecendo a força necessária para todas as situações e a suspensão nos poupando da buraqueira de algumas ruas.

Honda HRV EXL 2019

Por outro lado, em curvas de velocidade um pouco mais alta, essa maciez permite que a carroceria role, se inclinando, mas nada que comprometa a estabilidade dentro do razoável. No computador de bordo, a média de consumo registrada durante o passeio ficou próxima dos, digamos, razoáveis 10 km/litro, com gasolina.
O novo Touring vem aí
Já faz algum tempo, nós avaliamos aqui um outro HRV, o topo de linha Touring – você encontra o vídeo neste link aqui. Naquela altura, ela trazia o mesmo motor 1.8 aspirado que equipa o carro que você vê nas imagens agora. Só que, nos próximos meses, o Touring 2019 ou 2020, não sei como irão chamá-lo ainda (veja abaixo a nova versão mostrada Salão do Automóvel de SP, no ano passado), deve chegar às lojas equipado com o bem mais forte motor 1.5 turbo da Honda, o mesmo que empurra o Civic mais caro, com 173 cv e 22,3 quilos de torque – contra 140 cv e pouco mais de 17 kgfm desse aí. Dependendo da diferença de preço, pode haver competição em família.
Honda HRV Touring 2020 no Salão do Automóvel de SP em 2018 | divulgação
Ficha técnica (etanol/gasolina,
dados do fabricante):
Motor dianteiro, transversal,
4 cilindros, 16 válvulas
1.8 litros, flex
Potência (cv@rpm):
140@6.500/ 139@6.300
Torque (kgfm@rpm):
17,3@4.800/ 17,4@5.000
Transmissão autom tipo CVT
com emulação de 7 marchas
e opção de troca manual no volante
tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão diant. McPherson, roda tipo ind.,
tras. eixo de torção, roda tipo semi-ind.
Freios: discos vent. (diant) e discos sólidos (tras)
Dimensões e capacidades (mm):
Altura 1.586
Largura 1.772
Comp. 4.294
Entre-eixos 2.610
Peso 1.271 kg
Tanque 51 litros
Porta-Malas 437 litros
Rodas: liga leve aro 17”
Preço: a partir de R$ 108.500
Honda HRV EXL 2019

 
 
 
Fonte: Blog Rebimboca

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

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