19 de abril de 2024
Walter Navarro

Só é possível Filosofar em alemão


Eu ia escrever sobre a proibição da publicidade do Banco do Brasil, mas aí pintou um “mimimi” mais recente: “Bolsonaro decreta fim das faculdades de Filosofia e Sociologia: ‘Objetivo é focar em áreas que gerem retorno imediato’. Enquanto os filhos – e ele próprio – são doutrinados pelo ‘filósofo’ Olavo de Carvalho, Bolsonaro decreta fim dos estudos de humanas alegando que a educação deve servir para ensinar ‘leitura, escrita e a fazer conta e depois um ofício que gere renda para a pessoa’”.
Primeiro. Olavo de Carvalho, não precisou estudar Filosofia para ser filósofo. Muito menos Sócrates, Aristóteles e Platão.
Não, petistas, Sócrates não é o cara que jogou no Corinthians e na seleção brasileira.
Outra coisa. Desde quando existe filósofo brasileiro? Brasileiro sabe nem votar, como já ensinou o Pelé…
Petistas, este sim, Pelé, foi jogador de futebol.
Cursos de Humanas é fábrica de vagabundos (petistas). A começar por mim, mas só vagabundo, kkkkkkkkkkkk.
Mentira, sou jornalista. Vagabundo, mas nem tanto! Hei de vencer!
Já tivemos um sociólogo na presidência. Deu em que? No PT!
E por falar em PT, Lula detestava os cursos de Humanas. Em compensação, também tinha nojo das áreas de Exatas e Biológicas. Tinha alergia a livros e, quando era obrigado a tocar em um, para fazer fotos, era de cabeça para baixo, kkkkkkkkkkk.
Fiz um ano de História, na Unicamp. No final, perdi 365 dias do meu ano e de minha vida.
E é o próprio Caetano Veloso, que odeia o Bolsonaro, o autor do título desta crônica e da ótima “Língua”: “Se você tem uma idéia incrível, é melhor fazer uma canção. Está provado que só é possível
Filosofar em alemão…”.
E Caetano escreveu isso quando ideia ainda tinha acento em ideia, kkkkkkkkkkkkkk.
Brasileiro fala nem português, vai filosofar em alemão? Como diz amiga minha, Caró, “a vida é muito curta para se aprender alemão”.
Claro, a Grécia é o Berço da Filosofia. Deu no quê?
Quem manda no mundo é quem fez a Revolução Industrial e não quem ficou pensando na morte da bezerra.
Não, petistas, não estou falando da Fátima “É Gópi” Bezerra, aquele gênio da Filosofia em forma de governadora do Rio Grande do Norte.
Sabem para que serve a Filosofia no Brasil? Pro Monsueto fazer belo samba: “Mora na filosofia, pra que rimar amor e dor. Se seu corpo ficasse marcado, por lábios ou mãos carinhosas, eu saberia, ora vai mulher, a quantos você pertencia…”.
Serve ao Chico Buarque pra fazer outro belo e capitalista samba: “Mas a filosofia hoje me auxilia a viver indiferente assim.
Nesta prontidão sem fim, vou fingindo que sou rico, para ninguém zombar de mim”.
Perguntem ao grande filósofo Cioran, para que serve a Filosofia. Para incitar ao suicídio, kkkkkkkkk. Perguntem ao Nietzsche, mas antes dele ficar louco de tanto pensar.
Com todas as escolas humanistas, no Brasil e no mundo, onde chegamos? Em ex pobre ladrão, que ficou rico, roubando de pobres.
PS: Desisti da filosofia, que só serve para provar o óbvio; que a vida não faz sentido. Agora, inútil por inútil, prefiro e quero ser o homem que sabia javanês.

Walter Navarro

Jornalista, escritor, escreveu no Jornal O Tempo e já publicou dois livros.

Jornalista, escritor, escreveu no Jornal O Tempo e já publicou dois livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *