25 de abril de 2024
Lucia Sweet

Vamos falar sério?

Imagem: Arquivo Google – Brasil Escola – Uol

Que tal analisarmos a herança que o governo Bolsonaro recebeu da “maravilhosa” era PT de esquerda, com sindicalistas e ex-guerrilheiros no poder, que deixa carpideiras inconformadas porque acabou?
Com a Educação legada por Paulo Freire, ídolo forjado de pés nem de barro, mas de areia movediça — segundo um relatório publicado em 2018 pelo Banco Mundial, o estudante de 15 anos no Brasil de hoje levaria mais de 260 ANOS para alcançar a pontuação média em leitura dos países ricos.
Em matemática levaria APENAS 75 ANOS. Ufa, bem menos. Como se o Brasil não fosse um país rico. Somos a nona economia do mundo!!! Estamos na frente da Rússia, Austrália, Espanha, Suíça, Canadá, Coreia do Sul, Bélgica, Cingapura, Suécia, Arábia Saudita, México, Noruega …
Não faltou dinheiro para a Educação, mas faltou fiscalização, tendo sobrado corrupção e incompetência, irmãs siamesas.
Mas a tragédia continua.
No Índice de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial publicado em 2018, entre 140 países, o Brasil ficou em 121º em qualidade de treinamento vocacional, 124º em habilidades de todos os graduados e 125º em habilidades digitais de sua população.
Embora o acesso à educação no país tenha se expandido nas últimas décadas, melhorar sua qualidade continua sendo um desafio.
Dados de avaliações internacionais demonstram que os estudantes brasileiros têm desempenho significativamente abaixo da média mundial, quando se trata de leitura, matemática e ciências.
Portanto, gostaria de sugerir aos que criticam dia e noite o novo governo, MENOS. Vai dar trabalho consertar. Felizmente, não é impossível.

Lucia Sweet

Jornalista, fotógrafa e tradutora.

Jornalista, fotógrafa e tradutora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *