23 de abril de 2024
Uncategorized

A Vale não vale nada e os políticos menos ainda


O jornal Metro, de Belo Horizonte, traz um artigo bem interessante sobre como a direção de uma empresa pode ir às últimas consequências para manter um esquema assassino de extração de minério em países subdesenvolvidos.
“Começa a circular a notícia de que a #Vale pode paralisar suas atividades em Minas Gerais… e transferir suas unidades para o eldorado de Carajás”.
De onde partiu a “notícia”? Um beijo e um queijo pra quem disser que a Vale plantou a “notícia” e assim começa a criar na população a Síndrome de Estocolmo, tal e qual construiu ardilosamente em Anchieta-ES, onde está plantada a sede da Samarco.
Por lá, a população já saiu várias vezes em passeata, pedindo a retomada de atividades da empresa, com defesas emocionadas durante as manifestações, porque a economia da cidade girava em torno da mineradora. Eu estive lá meses antes da tragédia de Mariana.
Cidade bucólica, pacata, com praias e paisagens lindas e um acervo natural histórico impressionante, como ruínas jesuíticas, ou aventuras pelo Rio Benevente. Ou seja, tinha tudo para ter no turismo a sua principal atividade econômica, não fosse a vagabundagem dos políticos locais, que ficam com o chapéu na mão à espera dos royalties da mineradora.
Mas dá um certo nível de trabalho, demanda pensar, planejar, buscar parceiros e patrocínios, treinar, ufa!! Preguiça só de ler tudo isso!
Lembrando que o turismo é uma atividade limpa, não poluente, não predatória e uma das indústrias que mais empregam no mundo.
Bem, estão começando a “plantar” na população de Brumadinho a ideia de que se ela sair do Estado, tudo vai se acabar.
Desta forma, todos se comovem, pressionam os políticos da bancada da lama e tudo volta a ser como dantes no quartel de Abrantes, exceto os quase 500 mortos e o Meio Ambiente. A estratégia é elementar, mas funciona. Só não vê quem não quer.
Ela acaba com um bioma, sai de fininho, destrói outro e vai buscar mais outro, até que se esgotem todas as jazidas. E assim, também, os políticos vão mantendo seus mandatos, pois, para todos os efeitos, estão lutando pelo bem das comunidades
#valenãovalenada
#MPF #MPMG #prefeituradeBrumadinho #governofederal #samarco #anchietaespíritosanto

O Boletim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *