29 de março de 2024
Lucia Sweet

"Dize-me com quem andas e dir-te-ei quem és"


Para os que estão preocupados com a eleição de Wilson Witzel para governador do Rio de Janeiro, cito o velho e sábio ditado: dize-me com quem andas e dir-te-ei quem és. Pois Witzel não poderia andar em melhor companhia.
Vou explicar. Durante o impeachment de Dilma roscoff, digo, Rousseff, dois depoimentos me impressionaram: o de Julio Marcelo de Oliveira , Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) e o de Fábio Medina Osório II.
Quem é Fabio Medina Osório? Segundo a Wikipedia, “Fabio Medina Osório é formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS em 1990, tornou-se mestre em Direito pela mesma instituição em 1997 e doutor pela Universidade Complutense de Madri (Espanha) em 2003“. É também presidente executivo do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado – IIEDE,
Especializado em leis sobre combate à corrupção, fez carreira como promotor de Justiça no Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul de dezembro de 1991, quando tomou posse no cargo aos 24 anos, até janeiro de 2006, quando pediu exoneração para exercer a advocacia privada, fundando em 2007 o escritório Medina Osório Advogados.
Wilson Witzel simplesmente fez parte, depois de renunciar ao cargo de juiz e até eleger-se, dos quadros desse conceituado escritório.
Fabio Medina Osório foi nomeado por Temer Advogado-Geral da União , cargo que exerceu de 12 de maio de 2016
até 9 de setembro de 2016, quando foi demitido após ter recebido orientações do governo , por intermédio de Eliseu Padilha, para ficar de fora da Lava-Jato, o que ele se recusou a fazer. Para ocupar seu lugar, Temer nomeou uma militante do PT.
“Osório alegou que ele fora despedido depois de buscar indenizações de empresas de construção envolvidas no esquema Petrobras, pois, segundo ele, o governo de Temer estava buscando “abafar” a investigação da operação Lava Jato.“
O que sabemos ser verdade.

Lucia Sweet

Jornalista, fotógrafa e tradutora.

Jornalista, fotógrafa e tradutora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *