24 de abril de 2024
Veículos

Anda saudosista? veja como eram os carros de 100 anos atrás

Rolls Royce 40-50HP 1918 | internet

Ultimamente, por motivos diversos, muita gente parece estar querendo voltar ao passado, atribuindo a tempos idos qualidades diversas que nossos dias lhes parecem ter perdido. Pessoalmente, acredito que boa parte desse saudosismo se deve mais ao fato de que lá, “nos antigamentes”, éramos todos mais jovens e tínhamos na alma os adoráveis efeitos colaterais que isso implica – entre os quais a sensação de que poderíamos acelerar, cada vez mais, em direção ao futuro, que então concebíamos como algo sempre melhor, mais seguro e, sobretudo, mais feliz.

Stutz 1918 | internet

Para que esta minha viagem não fique no campo totalmente genérico (ou abstrato), vou tentar conduzi-la pela rodovia de nosso tema, os carros. Como de resto no país e no mundo, estamos transitando por um período de transição especialmente marcante, uma espécie de ruptura de paradigmas – ou, no bom e velho português, de mudança de padrões. Depois de mais de um século, os automóveis empurrados por motores a explosão estão finalmente começando a dar lugar aos elétricos. E, ao mesmo tempo – e aí é que entra o componente meio sombrio para quem gosta de carro -, começa também a ficar cada vez mais nítido que, num futuro próximo, nossos possantes não precisarão que os guiemos para nos levarem onde quer que seja. Ou pior ainda, que seremos proibidos de guiá-los pelas ruas.

Hudson 1918 | internet

Otimista incorrigível que sou, gosto de pensar que, no fundo, no longo prazo, mesmo depois de um retrocesso, tudo acaba mudando para melhor. Se em breve perdermos o direito de manejar volante e pedais dos carros, em mais um pouco vamos poder controlá-los com o pensamento, algo que vai acabar se mostrando ainda mais prazeroso e completo, nos dando muito mais liberdade e autonomia, do que o que fazemos hoje.

Cadillac 1918 | internet

Para, dar cores e formas a essa minha delirante teoria, ilustro este post exclusivamente com imagens de automóveis de exatos 100 anos atrás. Tempos em que certamente também havia saudosistas, quem sabe das charretes puxadas por cavalos ou dos carros a vapor, e em que ocidente estava vivendo um pesado clima de desesperança, com as últimas batalhas na Europa de uma guerra que começara sem muita explicação e que – como sempre acontece quando se tenta usar a violência para resolver problemas – fugira totalmente ao controle, deixando dezenas de milhões de mortos, em sua imensa maioria, civis inocentes.

Blindado Peugeot 1918 | internet

Como se pode perceber, de lá para cá os automóveis evoluíram tremendamente. Os homens, nem tanto.

Buick 1918 | internet
Oldsmobile 1918 | internet
Engarrafamento em Nova York e 1918 | internet
Detroit Electric 1918 | divulgação
Renault Torpedo 1918 | internet
Blindado Peugeot 1918 | internet

Fonte: Blog Rebimboca

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *