19 de abril de 2024
Eliana de Morais

Eventos online: descubra se funcionam para sua empresa


Quando você acha que nada mais pode ser inventado, a tecnologia se aprimora e pronto: lá vem mais uma novidade para o mundo corporativo. É o caso, por exemplo, dos eventos online! Sabia que essa modalidade é capaz de ajudar as empresas a obterem mais adesão e engajamento para seus eventos?
Se você ainda não ouviu falar nessa história, fique de olho nos próximos tópicos para entender direitinho e pensar se a ideia funciona ou não para seu negócio!
Afinal de contas, o que são eventos online?
Basicamente, os eventos online são transmitidos pela internet, podendo ser exibidos apenas em tempo real ou permanecer disponíveis em forma de gravação. Dessa forma, além de alcançar os participantes in loco, o evento se expande para outros espectadores. É simples assim!
Quais são as vantagens de um evento online?
A modalidade online é ideal para iniciativas internas de grande porte, principalmente para empresas com diversas unidades espalhadas em diferentes locais. Assim, o evento acontece em uma localidade específica, mas os colaboradores que não podem participar presencialmente têm uma alternativa para se beneficiar das atividades.
Podemos citar como exemplo uma palestra motivacional com um palestrante de renome. O negócio não só organiza o evento normalmente, em uma de suas filiais, como também o transmite pela web, de forma que os funcionários das outras unidades também possam assistir. Assim, é possível manter os benefícios de um evento presencial e ainda agregar as vantagens do online!
Como você deve ter percebido, esta alternativa funciona como uma complementação inteligente. Porém, cuidado para não achar que a versão virtual substitui a organização de eventos nos quais o colaborador comparece em pessoa! Afinal, quando ele está assistindo pela tela do computador, perde um componente muito importante: a interação.
Eventos corporativos têm a importantíssima função de aumentar o engajamento do colaborador com a empresa e com seus colegas, reforçando seu vínculo emocional. Isso causa um impacto positivo na motivação, na produtividade e na fidelidade da equipe.
Infelizmente, não é possível reproduzir esse efeito com os eventos online. Eles trazem, portanto, uma possibilidade de alcançar os colaboradores que normalmente não poderiam participar em pessoa. Enquanto isso, para aqueles que podem, o evento presencial continua sendo indispensável.
Que estrutura é necessária para esses eventos?
Se você quiser apostar nessa ideia, saiba que é preciso contar com uma estrutura mínima. Entre os itens que você deve providenciar estão:
som e iluminação adequados;
câmeras de filmagem, que devem estar devidamente posicionadas para captar tudo ou ser manuseadas por especialistas na transmissão de imagens ao vivo;
conectividade estável com a internet, para que seja possível transmitir o evento com boa qualidade e sem interrupções;
acesso a uma plataforma adequada para a transmissão de vídeos — é crucial escolher uma plataforma segura para que apenas usuários cadastrados (no caso, os colaboradores da empresa) tenham acesso à transmissão.
E atenção: embora seja necessário investir em bons equipamentos, esses mesmos recursos poderão ser usados para diversos eventos online no futuro. No longo prazo, portanto, há economia.
Além dos equipamentos, também é altamente recomendável contratar uma empresa especializada na organização de eventos. Esse pessoal vai garantir qualidade impecável ao seu evento online. Eles podem, inclusive, trazer o próprio equipamento técnico — o que só vai deixar o processo ainda mais fácil para você.
Como eliminar barreiras para produzir eventos online?
A verdade é que produzir eventos online dentro das empresas ainda não é muito fácil, uma vez que os próprios gestores costumam se opor à prática. A fim de eliminar as barreiras internas, é preciso:
garantir o sucesso dos eventos online;
conseguir o melhor custo-benefício possível;
aumentar o valor agregado.
Garantir o sucesso
Para garantir o sucesso dos eventos online é preciso, antes de mais nada, motivar a equipe para participar. Isso porque, muitas vezes, a facilidade de acesso acaba causando o efeito contrário: funciona como desculpa para não participar.
É um processo similar com o que acontece com alunos de faculdades a distância que simplesmente nunca acessam o curso. O detalhe é que, no caso das faculdades, é o próprio aluno quem paga. Já no caso dos eventos online, a empresa arca com os custos. Assim, se não existe adesão, esse investimento vira desperdício.
Para evitar esse tipo de efeito reverso, é fundamental educar os colaboradores para que encarem os eventos online com seriedade. Uma boa estratégia é promover os primeiros eventos em horário regular de trabalho. Quem pode comparecer, ótimo. Já quem está longe assiste do próprio computador da empresa! Ao notarem que qualidade vem associada a praticidade, os profissionais passarão a aderir naturalmente aos próximos.
Otimizar o custo-benefício
Para otimizar o custo-benefício, você deve avaliar as necessidades da empresa antes de planejar como o evento online será realizado.
Aqui vai um exemplo: a transmissão de um evento de integração, como uma festa de lançamento de um novo produto, exige que haja mais câmeras circulando pelo evento, cuidados específicos com o som, iluminação, e assim por diante. Enquanto isso, a transmissão de uma palestra realizada para treinar os colaboradores é bem mais simples, pois o foco fica apenas no palestrante.
Cada evento presencial possui uma dinâmica própria e, portanto, também requisitos específicos para que o evento online tenha alta qualidade. É importante contar com uma equipe especializada, que poderá ajudar a identificar as necessidades em cada caso, para garantir o sucesso da transmissão sem que haja desperdício de recursos ou gastos desnecessários.
Aumentar o valor agregado
Com objetivo de aumentar o valor agregado dos eventos online, uma ótima pedida é aproveitar a oportunidade que eles oferecem para criar um banco de conteúdo e conhecimento próprio. Pense bem: entre apresentações de palestras, cursos e outros eventos, uma empresa gera muito conteúdo útil para sua comunidade interna.
A transmissão de eventos online facilita a criação de uma base de vídeos com as gravações. Assim, até mesmo aquele colaborador que entra na organização depois do evento pode assisti-lo! Por consequência, os profissionais têm muito mais oportunidades de adquirir conhecimentos relevantes, promovendo crescimento para todo o negócio a partir de seu aprimoramento.
Pode acreditar: com esse passo a passo, você consegue reduzir as objeções internas aos eventos online, passando a implementar a prática na empresa. Pronto para superar esse desafio?
Por fim, que tal aproveitar para descobrir como criar um excelente evento corporativo tanto online quanto offline? Baixe agora mesmo nosso guia de eventos corporativos e se prepare para o sucesso!
Fonte: www.copastur.com.br

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