20 de abril de 2024
Eliana de Morais

Logística de eventos corporativos: entenda a importância e como estruturar


Para termos real dimensão da importância da logística de eventos corporativos, precisamos antes entender o que está envolvido nesse processo.
Então lá vai: trata-se basicamente de organizar e gerir todas as ações e os recursos relacionados a essas iniciativas. Achava que a logística do setor se resumia à locomoção dos participantes? Nada disso! Na verdade, o trabalho aqui é bem mais amplo.
A propósito, sabia que existem boas práticas para lidar com a logística sem dores de cabeça, facilitando não apenas a organização do evento em si, mas também evitando que erros graves sejam cometidos.
Que tal conhecer tais práticas para levar mais eficiência a seu evento corporativo? Acompanhe!
Quanto à segurança
Tudo bem que o conforto dos participantes durante o evento é importante, mas a segurança é simplesmente fundamental. Hoje em dia, com o aumento da quantidade de equipamentos eletrônicos usados em eventos de todo porte, uma ótima prática a ser adotada é também uma das mais simples: verificar todas as instalações elétricas.
Lembre-se, afinal, de que alguns equipamentos são bastante sofisticados e sensíveis a variações de tensão na corrente elétrica. Assim, testar as instalações pode ajudar tanto a evitar danos quanto a se prevenir contra surpresas de última hora.
Outra prática envolvendo a segurança dos eventos corporativos é conferir se o local já tem normas definidas. Isso porque é interessante seguir as orientações que porventura já existem.
Obviamente, como cada evento tem suas particularidades, nem sempre é necessário disponibilizar atendimento médico.
Nesse caso, porém, vale tomar conhecimento sobre estabelecimentos de saúde no entorno, orientando a equipe sobre como proceder e para onde encaminhar pessoas que eventualmente precisem de atendimento médico.
Contar com sinalizações adequadas quanto ao mapeamento do espaço também é um aspecto de segurança que não deve passar despercebido.
Esse cuidado é capaz de garantir mais facilidade para ir e vir, além de orientar os participantes sobre possíveis áreas de descarga ou transporte, inibindo o acesso e evitando a ocorrência de acidentes.
Quanto à organização
Em alguns casos, pode ser interessante contar com um espaço físico que funcione como o centro de organização do evento. No entanto, normalmente, a criação de um site já cumpre bem esse papel, concentrando informações sobre a iniciativa. O essencial é disponibilizar dados imprescindíveis, como local, data, programação e formas de inscrição, por exemplo.
Além disso, os sites podem ajudar no acompanhamento do número de inscritos, bem como no contato com os fornecedores, no recolhimento de dados dos participantes e até mesmo na seleção de profissionais para atuar no evento.
Nesse cenário, os convidados ou os interessados de modo geral buscariam a página para obter informações completas. Para isso, basta que o link seja adequadamente divulgado.
A atenção deve ser redobrada no que se refere à atualização das informações, que deve ser frequente. Afinal, se a quantidade de dados aumenta ou sofre alterações, todos precisam estar a par!
Por fim, ao reunir materiais sobre o evento, o site ainda pode ajudar nas análises posteriores, orientando melhorias.
Quanto ao planejamento
O sucesso de um evento corporativo pode ser alcançado com um bom planejamento. Os benefícios clássicos de atentar para essa etapa você certamente já conhece: ajuda a evitar atrasos e a cumprir metas, além de trazer precisão às ações da organização.
Mas existe uma outra vantagem proporcionada por um planejamento eficaz: garantir que o evento conseguirá atender pessoas com necessidades especiais.
É preciso conhecer as necessidades específicas dos participantes que serão recebidos a fim de verificar a tempo como suprir todas elas. Pense bem: isso influencia até mesmo na escolha do local do evento, que deve ter sua estrutura adaptada para comportar todos adequadamente.
É um ponto determinante também na escolha do tipo de transporte usado, caso seja oferecida condução para os participantes até o local.
Vale lembrar que os custos envolvidos, a comparação de preços entre diferentes fornecedores, a decisão sobre o material gráfico, os meios de divulgação e a escolha do cardápio do buffet, bem como a verificação das condições do tempo são todos itens de um planejamento de eventos cuidadoso.
Ainda nesse quesito, lembre-se: o ideal é elaborar um planejamento flexível, respaldado por uma lista de opções de fornecedores referenciados para ter a quem recorrer caso surjam problemas de fornecimento.
Anote aí: planejar com a devida antecedência gera confiança. Já a falta dessa boa prática costuma minar a logística do evento, transformando o limite dos prazos em motivo para nervosismo — o que impacta negativamente toda a gestão.
Quanto à equipe
Orientação e treinamento: essas são as melhores práticas no que se refere à equipe envolvida na organização de qualquer evento.
Em etapas como montagem e teste de equipamentos, por exemplo, esse cuidado faz toda a diferença. Afinal, os profissionais precisam entender a importância de fazer checagens repetidas vezes, de usar a proteção adequada, de anotar resultados, de alertar sobre possíveis falhas e assim por diante.
Na prática, uma última verificação atenta, o teste dos equipamentos e disponibilidade de opções reservas podem garantir o andamento ideal da programação, sem falhas. E isso envolve desde o funcionamento da ventilação até a verificação do buffet.
O que a organização do evento precisa ter sempre em mente é a importância de esclarecer aos profissionais da equipe sobre as prioridades em relação à logística da iniciativa. Só assim os profissionais conseguirão balizar suas ações com foco no que realmente importa.
A implementação de recursos tecnológicos em algumas etapas pode ajudar bastante a logística do evento. Para isso, basta que a equipe esteja treinada e conheça as ferramentas.
Cada vez mais usada nos eventos corporativos, a tecnologia não está presente só na filmagem e no envio de convites digitais, viu? Ela também pode ser útil na acomodação dos participantes e na integração dessa tarefa a outros processos.
Quanto à divulgação
Normalmente, o melhor é que a divulgação seja ampla e variada. Lembrando sempre que, nos dias de hoje, é essencial divulgar on-line. Plataformas como o Facebook, por exemplo, oferecem até recursos de confirmação de presença, o que pode ser uma alternativa bem interessante.
Materiais tradicionais, como anúncios, brindes customizados, convites em papel e panfletos em pontos estratégicos, são úteis para reforçar a divulgação. Mas como tudo isso envolve custos, é preciso avaliar o que realmente vale a pena para cada caso.
Como falamos há pouco, a criação de um site por si só já contribui bastante para a divulgação do evento. E esse recurso ainda pode ser funcional para a confirmação de presença, já que os convidados passam cada vez mais tempo conectados à internet.
O que você tem que guardar em relação à divulgação de eventos é que ações mais direcionadas e precisas têm custos menores. Portanto, defina adequadamente o público antes de escolher os meios para divulgá-lo!
No fim das contas, eventos corporativos de sucesso dão visibilidade para a empresa e têm potencial para atrair novos clientes. Por isso é tão importante adotar boas práticas na logística de eventos!
Mais textos úteis sobre eventos em:
Fonte: https://www.copastur.com.br

O Boletim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *