28 de março de 2024
Ricardo Noblat

Aumenta a tentação do PT de levar a candidatura de Lula até o fim

Afinal, uma notícia boa para o partido.

Militantes marcham até Brasília pedindo a liberdade do ex-presidente Lula
14/08/2018 (Adriano Machado/Reuters)

Para o propósito de Lula ser candidato às próximas eleições e possa, de dentro da cadeia, fazer campanha, de nada servirá na prática o parecer do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado há pouco em Genebra, na Suíça.
Mas para reforçar a falsa verdade de que Lula é um preso político e não um político preso, sujeito a restrições severas e talvez injustas por parte do Estado brasileiro, nada a essa altura poderia ser melhor para ele, o PT e o ex-prefeito Fernando Haddad, que substituirá Lula como candidato.
Formado por representantes de 18 países, entre eles Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Grécia e Portugal, presidido por um israelense, o Comitê pediu ao Brasil que garanta os direitos políticos de Lula de participar mesmo preso das eleições de outubro.
Segundo um porta-voz do Comitê, o pedido não significa que “tenha sido encontrada uma violação (contra Lula) ainda”. É uma medida urgente para preservar os direitos dele, “enquanto se aguarda a consideração do caso sobre o mérito”. Isso só acontecerá no próximo ano.
Nem o Estado, nem a Justiça brasileira estão obrigados a acolher o pedido do Comitê. Como não o faz a maioria dos países com assento no próprio Comitê. Mesmo assim, a defesa de Lula lucra com o episódio. Aumentará a tentação do PT para levar a candidatura dele até o fim.
Fonte: Blog do Noblat

Ricardo Noblat

Jornalista, atualmente colunista de O Globo e do Estadão.

Jornalista, atualmente colunista de O Globo e do Estadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *