20 de abril de 2024
Junia Turra

País do futebol?


O povo mais criativo nas piadas? O país mais lindo do mundo? Onde em se plantando tudo dá? Tem palmeiras e sabiá e as aves que gorjeiam não gorjeiam como lá?
Mal informados! E quando vão ao país dos outros, não saem de si. Não desconstroem. Ah, lá vem aquela dona esquerda anos 60 que morou na França à lá FHC , comentar a coluna do dia do mesmo colunista do jornal paulistano, e se desorientar entre um texto no itinho que escreve da obra de arte tal da Itália, de preferência.
Politicamente é uma perdida. A esquerda que ela crítica é ela mesma. Mas não dá conta de se enxergar no espelho como Pilar de tudo isso. E a mãe que numa eventualidade ficasse sem acesso ao Sírio Libanês na greve dos caminhoneiros? E a faxineira dela, ah, se atrasar porque foi assaltada ou a mãe não conseguiu atendimento no hospital público, vai ouvir, ah, vai!
É. por causa de tipos como essa dona que fica bocejando empoleirada na gaiola em SP, quase vendo FHC, vizinho, da janela, que o país está sem rumo. Sem eira , nem beira.
Ela, e a turma dela, os pseudo mal formados intelectuais chinfrins, que sitiaram o país. Senhores e senhoras do PMDB e do espetáculos PSDB. A dona me perguntou se eu checava as contas na Suíça. Ora, ora… Por que não nos States, hein? E na América Central? Nas ONGs e empresas de fachada na Holanda.
Por causa dessa turma caricata nivelamos.por baixo, elegendo dois despreparados na sequência do preguiçoso engomado FHC. Lula, o megalô e Dilma, a piradona. Um, dois, três: “deu, deu por hoje!”
Aí dona fulana da raivinha macumbeira:
O Brasil acabou!
País do futebol?
Nem sabe que teve Garrincha, Pelé, Zico. O jogo é da sacanagem e da maracutaia. Fora de campo, nos gabinetes.
Há Copas o Brasil não tem mais futebol. Tomou de 7 a 1 depois de resultados pífios nas duas Copas anteriores e ficou com raivinha macumbeira da Alemanha.
Ninguém percebeu a atuação medíocre nessa Copa da Rússia. Estavam rindo dos outros.
Pois é! Os outros aprenderam, correram atrás de olho no que o Brasil fazia no futebol, fora das negociatas de dirigentes, CBF, políticos tupiniquins, emissoras, narradores esportivos. Isso: agenciamento de jogadores, sonegação, lavagem de dinheiro e tem a trilha.
Uma delas é via Santos para a Espanha. E que tal Tite, e sua escalação “ex-Corinthians”? Assim, Havelange e o Ricardo Teixeira se sentirão amadores. Tite, que não faz muito tempo execrou Neymar como tudo de sujo que não se quer num jogador. E Tite convocou Neymar?
Ora, o jogador da Nike, do Galvão, da Globo, do estilista Ricardo Almeida, etc e etc. e será que Tite foi “beneficiado”?
A CRIATIVIDADE DE UM POVO
E tem quem acredite mesmo que o Brasileiro é o povo mais criativo, que ri de si mesmo e faz piadas espetaculares. Erraram… A falta de percepção do humor de outros povos e culturas e a falta de acesso aos mesmos. Quanta preguiça em tempos de tecnologia ligando o planeta…
Futebol? Ficou na história. Política? Rotos falando dos esfarrapados.
E NA COPA DA RÚSSIA ?
O Brasil foi o mico da Copa da Rússia, de “buceta rosa” a Neymar “cai-cai”. Ridicularizados!
As escolinhas de futebol no México por exemplo, adotaram o grito: “Neymaaar”, e a criançada cai e rola. Uma brincadeira educativa – ” tudo que o futebol não quer, não merece. Vamos rir no treino e relaxar, mas em campo a conduta antiesportiva e suja não pode ser copiada.
Parabéns, Rússia! Como vocês aprenderam a jogar bola e a organizar uma Copa com simplicidade e sem arroubos. Tudo funciona.
Inclusive o futebol. Dessa vez, Tite, não deu pra deixar aquela mala preta com o árbitro.
Adiós, muchachos. Bebam a cervejinha belga, achando mesmo que é a melhor do mundo. Não sabem que tem mais de mil anos que a Alemanha, a Suíça, a Áustria, a República Tcheca , fazem cerveja artesanal. Na Alemanha, cada vila tem uma. Bom, o povo não sai muito do esquema turístico.
Vamo que vamo! Partiu, Rivotril! Bora ser (in)feliz! Tá tudo dominado: país do histerismo e da Rebordosa.
https://www.facebook.com/juniaturra/videos/10156718576144560/

Junia Turra

Jornalista internacional, diretora de TV, atualmente atuando no exterior.

Jornalista internacional, diretora de TV, atualmente atuando no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *