25 de abril de 2024
Lucia Sweet

O início de uma nova estação


Hoje começa o inverno no hemisfério sul, um dia muito especial. Nevoeiro da madrugada dissipado, um glorioso dia de céu azul sem nuvens. Muito frio. Os pés de lima da Pérsia, laranja lima e outras laranjas estão carregadinhos de fruta. Delicioso. É o dia mais curto do ano que tem a noite mais longa do ano. Neste dia ocorre o ”Solstício de Inverno“, um fenômeno da astronomia.
É o instante em que o hemisfério Sul está inclinado 23,5º na direção do Sol, de acordo com a linha do Equador. Hora de fazer cuscuz, canjica, pé de moleque e bolo de milho.
O termo solstício tem a sua origem no latim solstitius que significa “ponto onde a trajetória do sol aparenta não se deslocar”. Consiste em sol + sistere que significa “parado”.
O solstício acontece graças aos fenômenos de rotação e translação do planeta Terra, que faz com que a luz solar seja distribuída de forma desigual entre os dois hemisférios. O solstício de Inverno significa que a luz do sol não incide com tanto fulgor no hemisfério em questão. São fenômenos opostos dependendo do hemisfério em que um determinado país se encontra. Por esse motivo, quando é Inverno no Brasil (hemisfério sul), é Verão no hemisfério norte, Europa e Estados Unidos.
As antigas civilizações consideravam este dia especial e faziam rituais para celebrá-lo. Quando eu era mais jovem queria muito passar um solstício de verão em Stonehegen, na Inglaterra, aqueles monumentos neolíticos. Quem sabe no ano que vem? Este ano milhares de pessoas foram assistir o nascer do sol do solstício de verão no hemisfério norte, que é, ao contrário do inverno, o dia mais longo do ano com a noite mais curta do ano. Muitas aproveitam para praticar ioga e meditação. Para os antigos, o sol era Deus.

Lucia Sweet

Jornalista, fotógrafa e tradutora.

Jornalista, fotógrafa e tradutora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *