29 de março de 2024
Junia Turra

O Raios X pelo retrovisor


O brasileiro é assim: roube, corrompa, mas não me incomode.
Quero falar que você rouba, que você corrompe, mas isso não me incomoda.
É o assunto para o bar, o restaurante, o salão de beleza, e a rede social – regado a álcool, ou à droga e àquela maledicência básica.
E quer que o outro resolva o problema quando a água bate na bunda.
Quem é o outro?
Deus, o Moro, os Militares, o político salvador da Pátria Boisonsonaro ou o Mula da Silva. Qualquer um.
Os caminhoneiros tinham tudo para serem os salvadores da Pátria, mas incomodam. Incomodam em quê?
Desabastecem e atrapalham aquele encontro para falar deles.
Então falemos deles em rede social, com toda maledicência.
Alegando o quê?
Leis que existem. Ora, mas elas não são cumpridas. Os Três Poderes descumprem a Constituição quase que de cabo a rabo. A policia aponta para a imprensa onde estão os traficantes, ali na cara do comando e nem a imprensa diz ao comandante “o senhor não vai mandar prender?” e nem o comandante manda prender. Tráfico é crime…. E vimos isso no episódio do Espalha a Cracolândia em SP.
Devem os senhores caminhoneiros cumprir leis para garantir medicamento para os hospitais? Mas não é de hoje que estão faltando. Talvez falte agora no Sírio Libanês. Os aviões militares podem ir buscar ao invés de levar políticos para implantar cabelo ou levar dinheiro para Portugal. E cadê o helicóptero que carregava meia tonelada de cocaína? AH, não tem combustível?
Que tal observar que a coisa pode tomar outro rumo se você fizesse ao invés de um “evento”, protesto, sem hora pra terminar e parasse tudo para exigir uma série de coisas.
Aliás, aproveite pra raciocinar, porque “Leis descumpridas”… bem, há muitas e muitas leis que necessariamente deveriam ser descumpridas já que foram criadas e aprovadas para defender um grupo que “deveria representar o povo que lhes paga”. O que deve ser feito com funcionário que age contra o patrão? E o que rouba o patrão?
Não adianta tentar atrelar o movimento dos caminhoneiros à esquerda ou à direita. Claro, todos estão loucos para pegar uma carona na boleia do caminhão para se dar bem. Eleições vêm aí. Qual é a frase da traseira do caminhão? …

Junia Turra

Jornalista internacional, diretora de TV, atualmente atuando no exterior.

Jornalista internacional, diretora de TV, atualmente atuando no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *