28 de março de 2024
Junia Turra

A Fenda que se abre no Dia das Mães

Gigi Jardim / Foto: Marcello Pato

A insistência em determinar como coroação da mulher a maternidade, é limitar, reduzir e discriminar. Isso! Critério cultural tolo. O Ser Humano pode ser muito mais. Se para umas mulheres parir e ser mãe é o objetivo da vida, ótimo pra elas. Algumas conseguirão êxito. Outras, não. Vale para tudo na vida.
Lembrando que em sociedades “atrasadas” como a islâmica e as ainda agarradas a “pré-conceitos” de endeusamento da mulher do lar e responsável pela prole, é preocupante. Viva o Brasil “varonil”.
Desde quando as mulheres querem casar, procriar e ser mães?
E o mesmo vale para os homens. A pressão familiar e da sociedade beira a histeria.
E as pessoas sucumbem. E se não cumprem o papel de reproduzir, e parir, ah, começa o drama.
Homens e Mulheres educam e podem exercer as mesmas funções. E é assim na maioria dos países evoluídos. Anos luz à frente dessa máxima atrasada.
As mulheres islâmicas e no terceiro mundo Brasil EDUCAM os filhos machistas. Sim, são as mulheres. As mamães… Muitas até hoje querem filhos homens… menina? Nem pensar…
As meninas podem isso? Não podem não! São as mamães, as mulheres – SIM – que apanham de maridos e permanecem, que querem um macho, um cartão de crédito como ascensão social ou maneira de ser alguém na sociedade. Que ficam ali arrastando casamentos falidos e posando de chifrudas oficiais e infelizes.
Vamos , você tem uma lista enorme para citar…
Ter filhos? Ora, ora….
Vejo amigas islâmicas mais evoluídas. Se pudessem, as coisas seriam diferentes. Mas elas vivem sob o jugo islâmico, padecem nas Mãos de “mulheres mães, sogras, tias, professoras”: islâmicas, machistas, que perpetuam o jogo do “Dia das Mães”, do dia da pureza, do dia daquela que tudo sofre, que tudo faz…. da mulher coisa.
No Brasil é a mulher objeto. Se oferece como produto, em doação ilimitada – haja investimento para arrumar um par.
Ora , ora….
Ser mãe, pai ou que nome quiserem, de um projeto, de um objetivo, de uma arte, de uma causa.
Ser mãe, ser pai, ser amigo, dos vizinhos que necessitam de ajuda. Vá visitar o Instituto de Oncologia infantil. Pense no outro. Pense em si mesmo.
Dá uma olhada em volta, no país que você MAMÃE plantou: um Brasil de filhos, muito filhos, cheios de arrogância, príncipes, superstars, que têm por objetivo TER muito e não são nada…
Vai dar parabéns pra mamãe? …
Eu tenho uma lista reduzida de mamães tupiniquins que realmente merecem os parabéns, porque são SERES espetaculares, e não meramente as donas de casa, as iluminadas figuras femininas.
São mulheres que merecem todos os aplausos e entres elas estão as minhas amigas. Não tenho amizade com quem não admiro.
E… com ou sem filhos, separadas , juntadas, bem casadas, tanto faz. Mulheres no sentido pleno, profissionais ou do lar, equilibradas, determinadas, todas com personalidades fortes e cientes de quem são.
Mulheres maravilhosas que semearam, semeiam e colhem. E por isso, ainda há sempre uma esperança. Elas superam e se superam.
Para as milhares e milhares de outras mamães: Acordem patativas.
Dercy manda o recado! Mais um dia das Mães e está cheio de FDP!

Junia Turra

Jornalista internacional, diretora de TV, atualmente atuando no exterior.

Jornalista internacional, diretora de TV, atualmente atuando no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *