18 de abril de 2024
Vinhos

Mudanças na DOCa Rioja


A Rioja é uma das mais importantes e conhecidas regiões vinícolas da Espanha. Produz, anualmente, algo em torno de 300 milhões de litros de vinho, a maioria tintos.
Dividida em 3 grandes regiões, Rioja Alta, Rioja Alavesa e Rioja Baja, é berço de alguns grandes produtores como Contador, Artadi, Tondonia, entre outros.
O Conselho Regulador da Denominação de Origem Qualificada é um dos mais respeitados em com grande influência em outras áreas. Recentemente introduziu uma série de modificações no seu sistema classificatório, incluindo os chamados ‘vinhedos únicos’, objeto de uma outra matéria, em nosso site, sobre o “Vino de Pago”.
Na Rioja serão chamados de “Viñedos Singulares”.
Esta não foi a única alteração: os produtores riojanos poderão elaborar espumantes, a partir de diversas castas, sempre utilizando o método tradicional. Serão vendidos como ‘Espumosos de Calidad’ e devem estar no mercado a partir de 2019. Não podem utilizar a denominação Cava, exclusiva da região da Catalunha.
Novas regras para as classificações Reserva e Gran Reserva foram adotadas, e a antiga denominação ‘Generico’ foi substituída por ‘Joven’.
Foi autorizada a elaboração de vinhos brancos varietais. As castas mais prováveis são: Viura, Malvasía, Tempranillo Blanco, Garnacha Blanca, Maturana Blanca, Turruntés, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Verdejo.
Apresentamos, a seguir, um resumo destas alterações.
Viñedos Singulares:
– Somente vinhedos com um mínimo de 35 anos de idade;
– Devem estar claramente delimitados;
– Rendimento máximo de 5.000 Kg (tintos) por hectare;
– Colheita manual;
– Rastreabilidade exigida.
Existem mais exigências, muitas de ordem burocrática e regras de rotulagem. Cerca de 150 municípios estariam habilitados a produzir vinhos dentro desta nova classificação.
Vinos de Pueblo e de Zona
– As regiões Alta, Alavesa e Baja são as Zonas mencionadas;
– Os vinhos de Pueblo ou Município são aqueles produzidos com pelo menos 85% de uvas locais, em vinícola sediada no município;
– Rastreabilidade exigida.
As novas regras de amadurecimento passam a ser estas:
– Reserva – 3 anos de maturação sendo 1 ano, pelo menos em madeira e 6 meses na garrafa. Válido a partir de 01/01/2019.
– Gran Reserva – 5 anos de amadurecimento com 24 meses em madeira e 24 meses em garrafa. Já em vigor.
Para não deixar dúvidas, poderemos ter, a partir de 2019, vinhos denominados como ‘Singulares’, ‘de Pueblo’ e de ‘Zona’, em diferentes estágios de amadurecimento, como Reserva ou Gran Reserva.
Saúde e bons vinhos!
Fontes:
https://www.thedrinksbusiness.com/2018/04/everything-you-need-to-know-about-riojas-new-rules/
https://uk.riojawine.com/en/
Vinho da Semana: um ótimo espanhol
Sierra Cantabria Selección D.O.Ca. 2015 (Rioja) – $$
Elaborado com 100% Tempranillo, sua cor é vermelho-cereja limpa e brilhante. Bom corpo, com tanino notável, mas redondo. Fresco e muito frutado. No paladar é sedoso e equilibrado. No nariz, apresenta aromas de frutos vermelhos e negros maduros, aroma intenso e persistente com toques de alcaçuz. Possui boa acidez, equilíbrio perfeito. Fácil de desfrutar.
Harmoniza com perna de cordeiro com ervas, massas com molho de carne, terrinas e patês de fígado de ave.
Compre aqui: www.vinhosite.com.br

 
 
 
 

Tuty

Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

author
Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *