28 de março de 2024
Saúde

Contratura Muscular: causas, tratamentos e como evitar


A contratura que aparece frequentemente pode ser sinal de desequilíbrio ou fraqueza muscular.
Uma contratura muscular acontece quando há uma contração contínua e involuntária de um músculo ou algumas fibras dele. Quando o músculo contrai de forma errada e não retorna ao seu estado natural de relaxamento, a contratura aparece. A região afetada pode aumentar de volume, apresentar dor e/ou prejudicar a mobilidade de quem passa pelo problema.
Apesar de não ser um problema muito grave, quando uma contratura muscular aparece frequentemente ou quando se mantém por alguns dias, pode ser sinal de desequilíbrio ou fraqueza muscular, que no futuro leva a alterações posturais.
A contratura muscular é uma das causas mais comuns para o aparecimento de dores nas costas, especialmente no pescoço e nos ombros.
Tipos de Contratura Muscular
A contratura pode variar em intensidade, mas não temos diversos tipos de contratura muscular. Embora surja mais nos músculos ligados à postura, pode ocorrer em qualquer parte do corpo, sendo mais comum em:
Pescoço
Ombros
Cervical
Coxa
Dorsal
Lombar
Causas da Contratura Muscular
Apesar da zona das costas ser uma das áreas mais afetadas, as contraturas podem surgir em qualquer outra região corporal. Em esportistas, estas lesões musculares são também frequentes nas coxas e na panturrilha devido ao acúmulo de ácido lático durante a realização de exercício físico anaeróbio.
Não existem causas específicas para a contratura muscular, porém existem alguns fatores que contribuem para o seu aparecimento. São alguns deles:
Estresse
Má postura
Falta de fortalecimento muscular
Fadiga
Rigidez muscular
Falta de flexibilidade
Má execução de exercícios
Sintomas da Contratura Muscular
A intensidade do incômodo vai depender do grau de seriedade. Alguns sintomas que indicam a contratura são:
Dor ou sensação dolorida no local sofrido pela contratura muscular
Dificuldade em esticar o músculo
Dificuldade em movimentar a articulação próxima do músculo afetado
Tratamentos para Contratura Muscular
O tratamento para a contratura muscular deve levar em consideração a causa gatilho que está por trás da contração do músculo. Isso porque essa movimentação incorreta pode ser um alerta de mau posicionamento postural, ou até mesmo estar associada com uma doença mais grave.
Em períodos de maior cansaço, quando houver muita tensão muscular e as contraturas forem recorrentes, é possível recorrer ao uso de relaxantes musculares. Além de ajudarem a relaxar, auxiliam também a aliviar a dor e a dormir melhor, pois o seu efeito relaxante sobre os músculos favorece o sono e o descanso do corpo.
Além disso, o sedentarismo também contribui para o surgimento das contraturas musculares, por isso se engaje em praticar alguma atividade física.
Como tratar em casa
Tomar um banho de água bem quente, deixando se possível o jarro de água quente cair diretamente na região da contratura.
Fazer um tratamento com uma bolsa de água quente ou toalha úmida aquecida na região dolorida, durante 15 a 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia
Massagear a região da contratura com movimentos fortes e circulares usando um creme hidratante ou óleo essencial relaxante, especialmente se sentir uma bolinha ou caroço
Fazer alguns alongamentos, que possibilitem esticar e exercitar o músculo afetado, pois embora estes alongamentos possam inicialmente causar alguma dor, vão ajudar a aliviar a tensão na região da contratura, ajudando a relaxar o músculo. Veja alguns alongamentos que você pode fazer se a sua contratura for no pescoço clicando aqui.
Dieta para fortalecimento dos músculos
Alimentos ricos em potássio são indispensáveis para fortalecer os músculos. Por isso é recomendável incluí-los em sua dieta para prevenir e tratar as contraturas.
Frutas: banana, suco de ameixa, melão, morango
Frutos secos: amêndoas ou nozes, amendoim
Verduras: acelga, alcachofra, abóbora, cenoura, couve de Bruxelas, batatas.
O magnésio também é básico para ativar as vitaminas em nosso corpo, além de ser fonte de energia para nossos ossos e músculos e atuar como anti-inflamatório. Seus benefícios são inumeráveis, daí a importância de incluir esses alimentos em nossa dieta.
Frutos secos: avelã, pistache, amendoim
Frutas: damasco, tâmara, figos. Verduras: espinafre cru, beterraba, salsa
Água mineral: contém doses adequadas de magnésio, a quantidade costuma oscilar entre ¼ ml por litro.
Alimentos ricos em cálcio: esse mineral é básico para fortalecer nosso sistema locomotor, sustentar os ossos e fortalecer nossos músculos.
Verduras: couve, agrião, espinafre
Legumes: grão de bico, lentilha, soja
Lácteos: leite, queijo parmesão
Peixes: linguado, pargo, salmão.
Como evitar
As contraturas musculares, no geral, são comuns em pessoas que passam muito tempo trabalhando em escritórios, sempre na mesma posição e durante longos períodos de tempo.
Algumas mudanças de hábitos podem ajudar e muito para evitar as contraturas musculares:
Evite ao máximo o estresse e ansiedade, tente relaxar sempre que possível
Evite manter a mesma postura por muito tempo
Nunca carregue coisas do mesmo lado do corpo durante muito tempo
Evite posturas incômodas
Não durma de barriga para baixo
Tente praticar exercícios de alongamento em algum momento do dia, pelo menos durante 20 ou 25 minutos.
Fonte: Minha Vida

O Boletim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *