29 de março de 2024
Junia Turra

Brasil em destaque


O Mundo hoje aplaude o Brasil – exemplo para o Primeiro Mundo.
Analise da imprensa internacional sobre TEMER: em função da votação do HC contra Lula, vários artigos contra Temer denegrindo a imagem dele encheram jornais, TVs e a mídia on line. Os assessores e partidários dele queriam tirar de circulação e Temer disse não. Pelo direito de expressão!
Não usou disso de forma aberta para a mídia.
Vazou. E o Brasil hoje acordou aplaudido pelo mundo.
Temer se negou a impedir noticias sobre ele.
Se negou à censura escrachada.
Não é defesa partidária ou política. É o fato!
E nessa linha os fatos são preocupantes na Europa – puxada pelo carro-chefe da alucinada Merkel que cumpre o programa de esquerda radical do Partido Verde. A própria esquerda tradicional discorda dos rumos antissemitas e que seguem a Linha radical que o mundo se lembra muito bem, protagonizada pelo tal “bigodinho”.
No momento atual, a Alemanha vive uma ditadura que tenta ser abafada pela mídia – está em vigor desde janeiro a lei Stasi da Censura, criada por Heiko Maas, o atual ministro das Relações Exteriores de Angela Merkel.
Fica proibido qualquer discurso, texto ou manifestação que venha de encontro às opiniões da “Líder do Mundo Livre”, que fale contra imigrantes islâmicos, e ofenda o programa definido por Merkel e seus coligados, o que é inconstitucional. Os veículos de comunicação e os cidadãos que não concordarem podem recorrer à Justiça.
Obviamente serão fichados e em alguns meses ou anos, talvez consigam divulgar seus textos e opiniões.
O Brasil também tem em sua Constituição a Liberdade de Expressão. Pedro Aleixo, vice-presidente do general Costa e Silva, não assumiu a Presidência por ter se negado a assinar o Ai-5, a censura ao povo brasileiro. Pedro Aleixo nunca foi de esquerda. Era um grande jurista , um democrata, e junto com Assis Chateubriand fundou os Diários e Emissoras Associados. Era meu tio!
Por acaso, Dilma e Lula e seu grupo não tentaram seguir os caminhos de censura de Angela Merkel? Claro que sim. Mas Temer deu ao mundo, sem querer , o merecido direito ao aplauso: a liberdade de expressão. O que inclui inclusive o direito de serem divulgadas as atitudes ilícitas e crimes cometidos pelo mesmo e seu grupo.
Mas essa é função que cabe à Justiça brasileira. Esperamos que Justiça e liberdade de expressão caminhem juntas.

Junia Turra

Jornalista internacional, diretora de TV, atualmente atuando no exterior.

Jornalista internacional, diretora de TV, atualmente atuando no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *