28 de março de 2024
Veículos

Test-drive com a Chevrolet Equinox Premier


No vídeo da janela acima, você vai assistir ao meu test-drive com o Chevrolet Equinox Premier, esportivo utilitário médio (ou médio-grande) da GM que tive a oportunidade de avaliar por uma semana. Usei o carro na cidade, na estrada e no campo; em engarrafamentos e pistas livres e – como naquele velho bordão do comercial de sapatos – debaixo de chuva e debaixo de sol. Convivência suficiente para conhecer boa parte de suas virtudes e até alguns defeitos.

Antes de qualquer outro comentário, devo confessar que não sou exatamente um fã de SUVs. Meu gosto pende mais para os modelos esportivos, geralmente baixos, rápidos e nem tão confortáveis assim. Ou então para aqueles carrinhos mais simples e compactos, herdeiros do Fusca, do Mini original e do Citroën 2cv. Digo isso assim, logo de saída, para deixar claro que não tinha nenhuma predisposição favorável ao Chevrolet Equinox por simpatia ao “seu tipo”. Por outro lado, não tenho tampouco preconceito algum contra qualquer tipo de carro. Das enormes picapes americanas aos minúsculos microcarros japoneses, tendo rodas, volante e acelerador, se me oferecerem, dirijo amarradão.

Assim, despido de preconceitos, entrei e ajustei banco, espelhos e direção, e saí da suavemente da concessionária para minha semana de avaliação. A suavidade, aliás, foi a primeira característica do carro a me cativar – alguém aí lembrou da Captiva? É, o Equinox é o substituto dela no mercado.
Pois bem, o tal jeitão tranquilão durou até a primeira arrancada com mais espaço, saindo de um sinal recém-aberto em uma avenida. Graças ao motor 2.0 turbinado, com 262cv e 37 kgfm de torque, números dignos de um bom seis cilindros de não faz muito tempo atrás. O bichão acelera feliz e sem dar sustos. A direção é precisa, a carroceria até que não balança muito (para um carro dessa altura, peso e tamanho) e, à primeira curva, demonstra ótima estabilidade (também para sua altura, peso e tamanho).

Além de toda a eletrônica embarcada, que ajuda a manter os pneus em contato com o chão e a trajetória dentro do asfalto, a suspensão “de carro” (incluindo um sistema multilink na traseira) explica essa docilidade. E se na cidade já se nota isso em breves rompantes, na estrada a coisa só melhora. Motor e câmbio automático de nove marchas são competentíssimos nas mais variadas situações, de retas em velocidade constante onde o piloto automático faz a festa (e a economia), a subidas de serra de traçado antigo e sinuoso.

Anda como um seis cilindros, consome como um 1.6. Isso, claro, se você for parcimonioso no acelerador e não quiser ficar arrancando rápido em qualquer oportunidade. Andando piano, dá para fazer fácil uns 12 km/litro de média na estrada, ou até mais, se não houver serra pelo caminho. Andando guitarra elétrica com pedal de distorção, a coisa cai para uns 9,5 km/litro – mesma média que consegui na cidade, pontilhada de congestionamentos.

A avaliação completa você assiste no vídeo, claro. Mas, resumindo, a (a afeição me faz tratá-la no feminino) Equinox foi uma companheira e tanto. Custa, equipada como esta do post, cerca de R$ 155 mil. É bastante dinheiro, mas se levarmos em conta a enorme lista de equipamentos de conforto e de segurança (frenagem automática de emergência e park assist, aquele mordomo que estaciona a barca para você em momentos de preguiça ou inabilidade, por exemplo), seu desempenho e porte, percebemos que está bem posicionada em relação aos concorrentes. Até porque, com tanto recheio, pode tirar fregueses inclusiva de modelos de segmentos mais altos, como o Volvo XC 60 e o Audi Q5 – apesar de alguns detalhes do acabamento interno, como o plástico duro do alto do painel e de parte da forração das portas entregarem sua real posição na pirâmide.

Eis a ficha técnica da Euqinox Premier 2018 (do site da Chevrolet):
MOTORIZAÇÃO
Tipo 4cyl / Gasolina / 16V
Numero de cilindros 4 em linha
Válvulas, total DOHC, 4 válvulas por cilindro
Taxa de compressão 9.5 : 1
Injeção eletrônica de combustível Injeção Direta
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484/ISO 1585) 262 cv @ 5500 rpm
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484/ISSO 1585) 37 kgfm @ 4500 rpm
TRANSMISSÃO/TRAÇÃO
Tipo Transmissão Automática 9 velocidades com opção Active Select
Tipo Tração 4×2 / AWD
FREIOS
Sistema Sistema de freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem (“EBD”) e assistência de frenagem de urgência (“PBA”)
Dianteiros A disco
Traseiros A disco
DIREÇÃO
Tipo Elétrica Progressiva (EPS)
SUSPENSÕES
Dianteira Independente do tipo McPherson, com barra estabilizadora ligada a hastes tensoras e molas helicoidais com carga lateral
Traseira Independente, 4-link
ESTABILIDADE
Sistema Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) Sistema de Controle de Tração (TCS)
RODAS E PNEUS
Rodas LT: Alumínio 7Jx18 – Premier: Alumínio 7,5Jx19
Pneus LT: P225/60 R18 – Premier: P235/50 R19
Roda/Pneu Estepe 4.0 x 17″ / T125/70R17
SISTEMA ELÉTRICO
Bateria 12V (70 AH)
Alternador 150 A
DIMENSÕES
Comprimento Total (mm) 4.652
Largura – carroceria (mm) 1.843
Largura Total – espelho a espelho (mm) 2.105
Altura máxima com Rack de Teto (mm) LT: 1697 | Premier: 1695
Distância entre eixos (mm) 2.725
CAPACIDADES
– Porta-malas (em litros – até o canto superior do encosto do banco / até o teto) com os bancos na posição normal 468 / 670
– Porta-malas (em litros – até o canto superior do encosto do banco / até o teto) com a 2_ª_ fileira de bancos rebatida 930 / 1627
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.693
Peso bruto total (Kg) 2.200
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (Kg) 507
Fonte: Blog Rebimboca

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

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