28 de março de 2024
Ricardo Noblat

Desespero no ninho tucano

Pau que bate em Chico deve bater em Francisco

Moedas e notas de Real – Fortuna (//iStock)

Não é para qualquer um a fortuna descoberta em contas na Suíça do empresário Paulo Vieira de Souza, vulgo Paulo Preto, notório arrecadador de dinheiro suspeito para financiar campanhas do PSDB de São Paulo – e, quem sabe? – forrar o bolso de figuras eméritas do partido.
Os R$ 113 milhões que ele amealhou são mais do que o dobro da fortuna que o ex-ministro Geddel Vieira Lima escondia em um apartamento de Salvador. É muito dinheiro para quem foi apenas diretor de uma estatal paulista nos governos de Alckmin e de Serra entre 2005 e 2010.
Aconteceu o que os tucanos mais emplumados tanto temiam – a revelação de um novo escândalo capaz de atingi-los gravemente a poucos meses das próximas eleições. Para isso foi preciso que autoridades suíças tivessem a iniciativa espontânea de investigar as contas de Paulo Preto.
A investigação por aqui sempre se arrastou devagar e quase parando. Há sombras de mais e pouca luz em torno do caso que assombra o PSDB e que cheira mal há mais de uma década. Se quiser, a Justiça poderá desvendá-lo a tempo de produzir severos estragos na imagem do partido.
Ela foi rápida e eficiente quando o PT era o alvo. Demorou um pouco, mas bateu à porta do PMDB e de outros partidos. O PSDB parecia preservado, a não ser pelo enrosco em que se meteu o senador Aécio Neves (MG). Pau que bate em Chico tem que bater também em Francisco.
Fonte: Blog do Noblat

Ricardo Noblat

Jornalista, atualmente colunista de O Globo e do Estadão.

Jornalista, atualmente colunista de O Globo e do Estadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *