25 de abril de 2024
Tecnologia

Samsung Galaxy S9: rumores, especificações, data de lançamento e vendas

Veja o que esperar do Samsung Galaxy S9. Todas as informações, rumores e dados sobre o produto, você encontra neste post que será atualizado conforme novidades surgirem. Atualizado com data de lançamento e início de vendas
Por Nicolas Muller
Os rumores começaram, os vazamentos também. Se repetir ano passado, é bem provável que teremos praticamente todas as informações do smartphone antes mesmo dele ser lançado.
Saber se os vazamentos são uma jogada para gerar buzz, ou realmente é algo vazado nós não podemos afirmar. Mas, a cada nova informação, surgirão dezenas de notícias para lhes informar.
E o que podemos esperar de novidades para o próximo flagship da Samsung?
Design
Após alguns vazamentos, podemos chegar a uma prévia do que deve ser o Galaxy S9.

Prévia do que deve ser o Galaxy S9Prévia do que deve ser o Galaxy S9

Muito parecido com o S8, com algumas melhorias. Há exemplo da posição do sensor de impressões digitais, que agora está abaixo da câmera traseira, ao invés de ser ao lado. A maioria das pessoas prefere o sensor posicionado na face frontal. A Samsung havia no S8 colocado ao lado da câmera, o que tornou uma dificuldade tremenda em desabilitar o telefone com o dedo. Agora posicionado abaixo da câmera, vai facilitar bastante. Ainda não é o ideal, e não será no S9 que veremos o sensor de impressões digitais na tela do smartphone. Como vimos na CES 2018, a fabricante chinesa Vivo foi a pioneira nessa tecnologia. Agora não há mais tempo para mudar o projeto do S9. Provavelmente veremos o sensor na tela no Note 9.
Aprovado pela FCC o Galaxy S9 teve a sua carcaça registrada. A foto abaixo mostra como ele deve ser. A vista é da face traseira.

Projeto do S9 aprovado pela FCCProjeto do S9 aprovado pela FCC

Podemos ver na lateral direita (visto da face frontal), um espaço para botão, certamente o botão de travamento/desligar o smartphone. No outro lado, um espaço para dois botões, o de aumentar e reduzir volume. Diferente do S8, não tem um espaço para o botão Bixby, pelo menos no projeto. Nas fotos já vazadas, vide acima, conseguimos ver os botões exatamente iguais do S8.
A frente deve ser toda revestida por vidro, com os cantos arredondados (tela infinita) e preenchendo praticamente toda face frontal, na proporção 18:9.

Galeria de fotos do possível Galaxy S9

Nas fotos, podemos ver a câmera traseira com dois sensores. Os rumores indicam que a versão S9+ terá câmera dupla, enquanto a versão normal não.
Essas serão as possíveis cores do Galaxy S9 e S9+:

As cores do Galaxy S9

Curtiram?
Hardware
O hardware do S9 deve utilizar as novas tecnologias que foram lançadas até o final de 2017. Depois do vazamento da suposta caixa de um S9, podemos ver que realmente tudo começa a fazer sentido e os rumores estão se confirmando.

Caixa do S9 confirma algumas informações
                      Samsung Galaxy S9 Plus                                 Samsung Galaxy S9 
MarcaSamsungSamsung
ProcessadorExynos 9810Exynos 9810
GPUMali-G72Mali-G72
Câmera Frontal8 MP8 MP
Câmera Traseira12MP e 12MP (Dupla)12MP
Vídeo4K – 30 fps4K – 30 fps
Memória RAM6 GB4 GB
Display – Tamanho6,2″5,8″
Display – TecnologiaSuper AMOLEDSuper AMOLED
Display – Resolução2560 x 14402560 x 1440
Armazenamento Interno128 GB64 GB
Armazenamento Extra256 GB256 GB
Bateria3500 mAh3000 mAh
3G
4G
Bluetooth
GPS
NFC
Wi-Fi
DLNA
Rádio FM
TV Digital
Acelerômetro
Bússola
Flash
Giroscópio
Sensor de proximidade
Vibração
Viva Voz
Sensor de impressão digital
Detecção facial
Barômetro

 
Processador
Assim como em outros anos, a Samsung deve mandar para mercados emergentes, como o Brasil, o processador Exynos 9810, enquanto nos outros lugares, o Snapdragon 845. Os novos processadores com tecnologia de 10nm trazem melhorias na performance, velocidade de rede e economia de energia. Em performance, teremos mais agilidade em atividades multi-tasking, carregamentos e transições de telas mais rápidas. Em 4G teremos mais velocidade de download. Para a bateria, tanto o Snapdragon, quanto o Exynos prometem entregar cerca de 15 a 20% mais economia de energia.
Memória RAM e armazenamento interno
O S9 deve chegar com 5 variantes. O S9 com versões de 64 e 128GB. Já os modelos S9+ com 64, 128 e 256GB. A memória RAM do S9 também vem com duas versões, com 4 e 6GB. Já no S9+, é esperado todas as versões com 6GB de RAM.
O padrão deve ser, S9 com 4GB/64GB e S9+ com 6GB/128GB RAM/ROM.
Bateria
A Anatel acabou de homologar o S9 e S9+, e por negligência ou não divulgou a capacidade de bateria dos smartphones. Eles contam com 3.000 mAh e 3.500 mAh, S9 e S9+ respectivamente. Já falamos que os processadores empregados nos dois dispositivos são capazes de economizar até 30% de energia se comparado com as versões antecessoras dos processadores. Mas o que podemos ver, são duas baterias para durar no máximo um dia de uso. Resta aguardar os testes para comprovar a hipótese.
Câmeras: Câmera dupla?
Sim, o S9+ deve chegar com dois sensores traseiros. A foto do S8 já é boa, se o S9+ vir com duas câmeras traseiras, a Samsung vai entrar no mercado de dual cam e trazer fotos desfocadas em alto nível. Enquanto isso, o S9 “normal” terá “apenas” melhoria no sensor e software da câmera.

S9 câmera única, S9+ câmera duplaS9 câmera única, S9+ câmera dupla

Super Slow-Motion

A Samsung tem trabalhado em um sensor capaz de capturar até 1000 frames por segundo, de acordo com o site ETNews. Segundo o site, diferente da Sony, que já conta com câmera super slow-motion, a Samsung estaria produzindo tecnologia própria para possibilitar os 1000 fps sem forçar demasiado o processador. Usando módulo de memória DRAM em conjunto com duas camadas de processamento, ao contrário da Sony que utiliza três.
Câmera com abertura variável?
O ArsTechnica publicou que há possibilidade do S9 vir com um sensor que permita abertura variável, entre f/1.5 a f/2.4. Bem, lembra acima que mencionamos sobre a opção de duas câmeras, principalmente em melhoria de modo desfoque. Pode sim, esse rumor se tornar realidade.
S9 câmera com abertura variável? S9 câmera com abertura variável?
O smartphone W2018, também da Samsung já conta com câmera com abertura variável. A tecnologia existe, e pertence a Sammy.
Reconhecimento de íris
Sim, na face frontal do aparelho teremos o sensor de íris presente no S8.
Tela
As telas dos dois modelos devem ser de 5.8 e 6.2 polegadas. Ambos com aspect ratio de 18.5:9. Assim como o S8, o S9 deve chegar com o corpo pequeno completo pela tela. O que os Koreanos da Samsung chamam de tela infinita.
A tecnologia empregada deve ser a Super AMOLED, que vem fazendo sucesso desde as primeiras versões da tecnologia, trazendo nitidez, contraste, luminosidade e qualidade. É esperado ainda a tecnologia HDR nas telas dos dispositivos.
4G
Com o Exynos 9810 ou o Snapdragon 845, teremos velocidades superiores a 1.2Gbps de download. São valores 20% maiores que o modem do S8. No Brasil não vai fazer tanta diferença assim, não em 2018. Quem sabe para os próximos anos.
3.5mm jack já era?
Não sei se você reparou, mas no projeto aprovado pela FCC, não vimos uma entrada 3.5mm, apenas um espaço que será utilizado pela porta USB. Pode ser que a Samsung acabe de vez com a entrada padrão de fones de ouvido.
Som
Quando o S8 foi apresentado, trouxe som estéreo para a linha. Até então as pessoas não se importavam muito com o som do dispositivo. Desta vez, teremos novamente o som estéreo em parceria com a AKG, empresa comprada pela Samsung. A imagem da caixa confirma também a informação.
Resistência a água: IP68
Sim, o S9 deve vir com certificação IP68 que torna-o resistente a água e poeira. Leia mais sobre as certificações IP67 e IP68.
Software: Android 8.0 Oreo
Sim, teremos Oreo no S9 já no lançamento. Não há motivos para isso não acontecer. A Samsung está terminando os testes do Oreo no S8, e nos próximos dias o smartphone deve receber a versão final do Android.
O S9 deve vir com a nova versão do software da Samsung. Recentemente a Samsung lançou um press release mostrando as melhorias nos processadores Exynos, onde foi mostrado mencionado interações entre aplicações e conteúdos Rich Multimedia Content, o que nos faz pensar em emojis animados e reconhecimento facial.
Um tweet da conta leaker chinesa Ice universe, mostrou que a empresa vem se preocupando com inteligência artificial, e pretende empregar nas melhorias, a Galaxy Ai UX, trabalhando em conjunto com a assistente Bixby.

De acordo com o site Sammobile, a Samsung está produzindo duas versões de firmware, uma para o S9 e outra para o S9+. Esse fato remete a cada vez mais vermos diferenças entre as duas versões do smartphone, e tende a encarecer a versão Plus.
Preços, lançamento e disponibilidade
A linha S8 chegou custando $725 e $825, respectivamente. Foram os smartphones mais caros da Samsung até então. Com o S9 não deve ser diferente. Podemos esperar os preços chegando na casa dos $900 a $1100 em seu lançamento.
Está previsto e confirmado pelo presidente da Samsung, que o Galaxy S9 será apresentado na MWC 2018 que acontece em fevereiro, na cidade de Barcelona. Mais precisamente no dia 26 de fevereiro, segundo a fonte do Evan Blass. O S9 e S9+ devem começar a comercialização no dia 16 de março e pré-ordem a partir de 1º de março.
Fonte: Oficina da Net

O Boletim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *