16 de abril de 2024
Tecnologia

Como fazer backup no Android: diga adeus às perdas de arquivos!


por: Bruno Salutes
Você certamente já ouviu falar várias vezes do termo backup, embora muitos usuários não conheçam as possibilidades por trás desse procedimento. Com este guia, iremos esclarecer as principais dúvidas e indicar os melhores aplicativos para o backup do seu Android. Diga adeus às perdas de arquivos de uma vez por todas.
3 coisas para fazer antes de atualizar seu smartphone Android para evitar problemas
Tudo sobre o Recovery Mode
Pegue um atalho
O que é um backup?
Cópia de segurança do Google
Aplicativos de backup Android
Backup de conversas do WhatsApp no Android
Backup Android no PC para iniciantes
O que é um backup?
Um backup é manter a cópia de seus dados (SMS, aplicativos, contatos…) salvos em uma unidade adicional que os manterá protegidos contra perdas. É recomendado, por exemplo, que este procedimento seja feito antes da instalação de uma nova ROM ou qualquer outro processo que coloque as informações contidas no dispositivo em risco.
Cópia de segurança do Google
Não poderia começar por outra alternativa que não fosse o recurso nativo oferecido pelo Google. Nas Configurações do sistema Android é possível encontrar a opção Fazer backup e redefinir. Esta ferramenta permite realizar backup de dados, senhas de Wi-Fi e os dados de vários aplicativos. O backup é realizado diretamente na conta Google ativa no dispositivo.
Faça o backup dos seus dados usando a sua conta de e-mail do Google

Qualquer smartphone Android oferece a opção de backup e restauração. / © AndroidPIT

Aplicativos de backup Android
Na Play Store você irá encontrar muitos aplicativos que nos permitem fazer backup de nossos dados. Alguns aplicativos são mais específicos, por exemplo, e permitem fazer apenas backup de SMS ou outro item. O Easy Backup é um aplicativo gratuito que nos permite fazer backup de contatos, registros de chamadas, calendários e marcadores.
Como transferir seus dados do smartphone antigo para o novo
Como utilizar o Easy Backup
1. Faça o download do Easy Backup em seu dispositivo Android;
2. Ao abrir o aplicativo confirme a pergunta para realização de backup. Selecione “sim”;
3. Em seguida, você terá seus contatos copiados, SMS, MMS, registro de chamadas, calendários, favoritos e agenda de contatos. Você pode selecionar as opções de sua preferência.

Escolha o que tiver que ser salvo. © AndroidPIT

4. Em seguida, o aplicativo irá perguntar onde você deseja salvar seus dados;
5. Você pode selecionar algum serviço de armazenamento em nuvem ou alguma pasta em seu cartão de memória;

Escolha o diretório aonde os arquivos serão guardados. / © AndroidPIT

6. O próximo passo será nomear seu arquivo. Por padrão o Easy Backup os mantêm em uma pasta que possui como título a data e horário em que o backup foi realizado;

Adicione um nome para a pasta de backup. © AndroidPIT

7. Quando o processo for concluído, uma janela com as informações gerais dos dados transferidos aparecerá;

Quantidade e tamanho total de arquivos salvos. © AndroidPIT

8. Você também pode salvar os arquivos APKs que estejam disponíveis em seu dispositivo, mas não será possível salvar os dados contidos nesses aplicativos;
9. Para fazer isso, você terá que selecionar os aplicativos que deseja salvar;

Não é possível fazer backup de dados dos aplicativos, mas dos APKs sim. © AndroidPIT

10. Se você deseja restaurar seus aplicativos, deve clicar na aba “Restaurar”. A partir dessa opção será possível escolher o que será restaurado. Contudo, o aplicativo irá solicitar um backup de seus SMS e definir o Easy Backup como aplicativo de mensagens padrão;

Para salvar APK é preciso definir o Easy Backup como mensageiro. / © AndroidPIT

11. O próximo passo é realizar o backup de arquivos que você deseja restaurar;
12. Para restaurar aplicativos você deve seguir outro procedimento. No menu principal, selecione “Aplicações Ferramentas” e clique na guia “Arquivo”;
13. Você irá visualizar a lista de APKs salvos. Basta selecionar quais você deseja restaurar e clicar em “Instalar”.
Como usar o Helium
O Helium é uma ótima ferramenta para fazer cópias de segurança sem precisar de acesso root. Com ele podemos fazer cópias de aplicativos e dados. Se algo acontecer com seu smartphone ou apenas você tenha adquirido outro, é possível restaurar todos os dados e aplicativos.
As cópias podem ser feitas na memória interna ou cartão microSD, com upgrade para a versão Premium que dispõe de um armazenamento para a nuvem exclusivo. Saiba como usá-lo a seguir:
Instalar o Helium em seu PC e Android
Instale o Helium em seu smartphone Android
Instale o Helium em seu computador
Conecte o smartphone ao PC através de um cabo USB

Helium se conecta ao PC. / © AndroidPIT

5. É necessário que a depuração USB esteja ativada em seu dispositivo Android.
6. Você pode alterar o modo de conexão USB para PTP (modo de conexão da câmera).
7. Você deve permitir que o seu PC possa acessar seu dispositivo Android.
8. Quando a conexão é estabelecida com o PC, uma janela é exibida com um sinal verde confirmando a conexão entre os dispositivos.

Quando essa mensagem aparecer em seu PC é porque tudo deu certo. / © AndroidPIT

9. Você deve visualizar a mesma confirmação em seu dispositivo Android. Agora você pode desconectar o seu smartphone do PC.
Nota do editor: Se você reiniciar seu dispositivo Android terá que reativar a conexão com o PC.
Faça backups do seu Android com o Helium
No aplicativo Helium para Android você pode visualizar duas guias, “Copiar” e “Restauração e Sincronizar”. A primeira opção realiza o backup e a segunda restaura essas cópias.
Para começar, vamos selecionar todos os aplicativos. Você só precisa clicar em “Selecionar” e todos aparecem marcados automaticamente.

Escolha o que você quer copiar. / © AndroidPIT

3. Uma vez que você selecionou todas as aplicações, se você deseja realizar apenas backup de dados selecione a opção “apenas dados de aplicativos”. Você pode selecionar os aplicativos que deseja marcando-os através da listagem.
4. Depois de realizar a seleção basta pressionar o botão “Copiar”, que fica ao lado dos ícones de seus aplicativos. Em seguida, você pode escolher o destino: memória interna, microSD e usuários Premium podem realizar o backup diretamente em uma conta do Google Drive ou Dropbox.
5. Na guia “Restauração e Sincronizar” você pode gerenciar sua conta na nuvem, e sincronizar com outros dispositivos.
6. Ao fazer o backup é possível criptografá-lo com uma senha e protegê-los contra alterações errôneas. Para restaurar dados criptografados é preciso utilizar a senha para confirmar o procedimento, portanto, trate de não esquecê-la.

Você pode criptografar seus arquivos com senha. / © AndroidPIT

7. Para restaurar basta selecionar a aba “Restauração e Sincronizar”, onde você terá a cópia de segurança dos aplicativos e você deve selecionar o que deseja restaurar. Uma vez selecionados os aplicativos basta pressionar o botão “Restaurar”.
Nota do editor: Você também pode realizar esse procedimento em seu computador através do menu “Transferir para PC”, onde uma URL estará listada. Copie esse endereço e cole no seu navegador e você poderá salvar backups do seu smartphone Android em seu computador e restaurar a partir daí, sem ocupar espaço em seu smartphone ou microSD.

Visualize seus arquivos no PC. / © AndroidPIT

Backup de conversas do WhatsApp no Android
Você pode guardar conversas antigas e restaurá-las em um novo dispositivo. Para isso, use o seguinte procedimento:
Vá para Configurações > Configuração de conversas > Salvar conversas e habilitar essa opção. Ao conectar seu dispositivo no PC você pode acessar os dados a partir da pasta WhatsApp > Banco de dados. Todos os backups são salvos com data e horário. Você pode copiar esses arquivos para o seu PC, para isso mantenha o WhatsApp fechado em seu dispositivo Android.
Faça o backup das conversas do WhatsApp e ganhe espaço no celular

Backup de conversas do WhatsApp feito com sucesso! / © AndroidPIT

Backup Android no PC para iniciantes
Conecte seu dispositivo Android através de um cabo USB em um PC ou notebook. Abra a unidade correspondente no gerenciador de dispositivos de seu PC, e posteriormente copie e cole os arquivos e pastas para o local desejado. Um bom truque é colocar a pasta onde este backup é realizado com a data que o mesmo foi realizado, por exemplo 21_1_2017, assim o sistema os manterá ordenados cronologicamente.
Conclusão
Você também pode realizar o backup manualmente. Ou seja, transferir seus dados mais importantes no cartão SD, inseri-lo em um PC ou notebook e colá-los. Este método é mais recomendado para música, vídeos e fotos.
E aí, qual dessas técnicas de backup você utiliza em seu dispositivo?
Este artigo foi produzido em colaboração com Luis Ortega do AndroidPIT.es.
Fonte: ANDROIDPIT

O Boletim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *