24 de abril de 2024
Lucia Sweet

A minha Michelia Champaca


Eu sonho o ano inteiro com o dia em que a minha Michelia Champaca vai florescer. Finalmente este dia chegou. What a Joy!!! O perfume dessa flor é tão sublime e intenso que se espalha pelos ares.
O célebre perfume “Joy” , de Jean Patou, o segundo perfume mais vendido no mundo depois do Chanel Nº 5, leva em sua composição óleos essenciais das flores de champaca. Muitos perfumistas modernos voltaram a usar uma nota de Champaca Absolute nas suas fragrâncias.
Também chamada de Himalayan Champaca, o nome dessa frondosa árvore, que lembra um pé de jambo, vem do sânscrito.
Dizem, no budismo Theravada, que foi debaixo dessa árvore que o 17º Buda, “Aththadassi” , alcançou a iluminação. E os tibetanos acreditam que o Buda da próxima era também vai alcançar a iluminação meditando debaixo da copa florida da árvore da champaca.

A Champaca é encontrada na minha casa e nas florestas subtropicais úmidas na Índia, China, Indonésia, Malásia, Nepal, Tailândia, Vietnam, entre outros países da região, onde suas flores são feitas guirlandas para enfeitarem estátuas de santos. Suas flores , que eu fotografei, já estão perfumando o meu quarto, para o meu deleite e grande prazer.
 
Eu e o Festival das Luzes

Dia 13 de dezembro, celebra-se ao amanhecer na Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia a festa de Sankta Lucia, a que traz a luz. Segundo a tradição, Lucia deve usar luz nos seus cabelos e é acompanhada por damas de companhia com velas nas mãos. O festival combina tradições pagãs do solstício (grandes fogueiras eram acesas para espantar os maus espíritos) com tradições cristãs, e marca o início das comemorações de Natal na Escandinávia. Simboliza a luz e a esperança nos dias mais escuros do ano.
Vestida de branco, Lucia traz luz nos cabelos e doces nas mãos, que distribui: pão com açafrão (lussekatter) e biscoitos de gengibre (pepparkoka).
Santa Lucia de Siracusa, mártir do cristianismo, foi morta pelos romanos em 304 d.C por sua crença religiosa.
The night treads heavily
around yards and dwellings
In places unreached by the sun,
the shadows brood
Into our dark house she comes,
bearing lighted candles,
Saint Lucia, Saint Lucia.

Lucia Sweet

Jornalista, fotógrafa e tradutora.

Jornalista, fotógrafa e tradutora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *