19 de abril de 2024
Vinhos

Vinhos caros são melhores?

Todo Enófilo que se preze tem, como meta, degustar um rótulo mítico e por isto mesmo caro. Um estudo recente pode demonstrar que nem sempre estamos saboreando ‘do bom e do melhor’.
A pesquisa tentou responder uma simples indagação: o quanto nosso cérebro é influenciado ao saber que o que vamos consumir tem um preço elevado?
Conduzida pela Universidade de Bonn e a escola de Administração INSAD, o estudo utilizou uma interessante configuração que envolvia examinar cada voluntário em um aparelho de Ressonância Magnética no momento em que degustava cada uma das amostras oferecidas.

Supostamente eram 3 vinhos: um de preço popular, um de preço médio e outro que seria o mais caro de todos. Na verdade, o golinho que cada um provou era de um mesmo tinto, que custava cerca de US$ 15.00.
Ambos sexos foram testados e as respostas foram consistentes com o famoso “Quanto mais caro melhor”!
Estes resultados confirmaram os de uma pesquisa anterior, envolvendo chocolates.
Do ponto de vista científico, a razão deste experimento era avaliar a influência sobre o nosso sistema de “motivação e recompensa”, do chamado “efeito placebo das ações de marketing”, que pode ser descrito pela percepção diferenciada de dois produtos de igual qualidade, identificados apenas por seus preços, um maior que o outro.
Um dos pesquisadores, a Dra. Liane Schmidt, admite que este sistema acaba por nos pregar uma peça. Quando o preço é maior, acaba por nos induzir a achar que temos mais sabor e outras qualidades. Isto foi demonstrado no momento que os voluntários provaram um mesmo vinho, mas acusaram diferenças de sabor ao serem informados dos valores.
Resta saber se, um dia, será possível educar o nosso sistema de motivação e recompensa a ser menos sensível ao efeito placebo utilizado no marketing.
Um dos coordenadores desta pesquisa, o Prof. Bernd Weber, admite que é possível treinar alguns de nossos sentidos, neste caso o paladar, a tal ponto que estaremos imunes a este efeito.
Ninguém questiona que a qualidade tem seu preço, não era este o ponto da pesquisa. Por outro lado, técnicas de marketing tendem a nos fazer acreditar que determinados produtos, serviços e até pessoas (políticos, artistas, entre outros), são melhores e valem mais que seus concorrentes, igualmente bons.
Infelizmente, ainda não se pode fazer uma prova às cegas na hora de decidirmos sobre um vinho ou outro na hora da compra. Mas, a menos que seu objetivo seja comprar uma garrafa mítica, é melhor olhar menos para o preço e pesquisar mais sobre as origens do vinhos.
Existem rótulos bons e baratos!
Saúde e bons vinhos.
Vinho da Semana: estamos desenvolvendo uma nova parceria com a Vina Brasilis e a Vinícola Santa Augusta. A indicação desta semana é um interessante espumante rosado, uma verdadeira obra de arte, elaborado a partir de 5 castas tintas: Cabernet Sauvignon (45%), Merlot (20%), Malbec (20%), Montepulciano (12,5) e Cabernet Franc (2,5%)
Espumante Brut Rosé Santa Augusta – $
Seu visual é rosa salmão claro, seu perlage é fino, abundante e persistente. No olfato, um aroma fino e delicado com notas de frutas vermelhas como amora, morango e florais lembrando rosas. Na boca tem ótima acidez, é equilibrado, tem boa cremosidade, persistente e com retro-olfato agradável e frutado. Harmoniza muito bem com aperitivos, salmão, peixes em geral, crustáceos em geral, culinária japonesa e oriental, feijoada, churrasco, massas e risotos.

 
 
 
 
Compre aqui:
Vina Brasilis: romulo@vinabrasilis.com.br – (21)99515-1071
Vinoart: www.vinoartvinhos.com
Rua do Catete, 228 – Loja 212 – Catete, Rio de Janeiro
MondoVino: 3º piso, Plaza Shopping – Rua Quinze de Novembro, 8 – Centro, Niterói

 
O Vinhosite continua com ótimas ofertas: www.vinhosite.com.br

 

CURSO DE INTRODUÇÃO AO MUNDO DO VINHO


Dia 21 de setembro estarei ministrando um curso de Introdução ao Mundo do Vinho, na Maison du Chef.
São poucas vagas, reserve logo a sua, pelo e-mail: cursosmaisonduchef@bol.com.br
Horário: 19:00 as 22:00
Investimento: R$ 150,00
End: Rua Siqueira Campos, 143 – lj 77 – 1º piso / Copacabana – Rio de Janeiro – RJ (ao lado da estação de metrô Siqueira Campos)
Tel: (21) 3496-6894 / WhatsApp: (21) 98079-2888

Tuty

Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

author
Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *