19 de abril de 2024
Saúde

Como eliminar gases e inchaço abdominal


Apesar de não haver evidência científica, alguns chás podem auxiliar nos sintomas.
Escrito por João Ricardo Duda – Coloproctologista
Gases e inchaço abdominal são sintomas gastrointestinais muito comuns. Estes sintomas são muito comuns nos pacientes com Síndrome do Intestino Irritável e outros distúrbios funcionais gastrointestinais, também conhecidos como Distúrbios do Eixo Cérebro-Intestino. Apesar disso, os gases ainda não são completamente compreendidos pela medicina.
Principais causas para os gases e inchaço abdominal
As possíveis causas para os gases e inchaço abdominal são diversas e complexas, sendo que sua maior produção, alterações do trânsito intestinal , da microflora intestinal, e hipersensibilidade visceral devem ser os principais fatores a serem considerados. Confira:
Anormalidades na Flora Intestinal: As bactérias localizadas na luz intestinal exercem seu papel principalmente pela fermentação de carboidratos e produção de gases. Estudos observaram alterações na microflora intestinal de pacientes com Síndrome do Intestino á em relação aos grupos controle. Além disso, alguns autores propõe que estas alterações de flora promovem alterações no sistema imunológico da mucosa intestinal, gerando alterações na sensibilidade e motricidade do intestino.
Super crescimento Bacteriano no Intestino Delgado (SIBO): Ainda carece de mais estudos. Deve ser considerado principalmente em pacientes com cirurgias com desvios do trânsito intestinal, como nas bariátricas, por exemplo.
Alterações na Motilidade Intestinal: Os gases e inchaço abdominais podem estar relacionados à constipação intestinal e disfunções da motilidade ano-retal, porém, nos parece que a maioria destes pacientes possuem na realidade Síndrome do Intestino Irritável, cuja causa ainda permanece parcialmente obscura.
Hipersensibilidade Visceral: Esta hipótese é mais fortemente sugerida quando observa-se em diversos pacientes a sensação de inchaço, sem haver efetivamente a distensão abdominal. Em pacientes com Intestino Irritável, estímulos com injeção de gases um insuflação de balões no reto implicam em sintomas de dor e desconforto abdominais acentuados.
Sugere-se que as alterações de sensibilidade estejam tanto no sistema autonômico como ligados a mecanismos cognitivos
Intolerâncias Alimentares e Malabsorção de Carbohidratos: O excesso de fibras alimentares implica em fermentação bacteriana no cólon. A intolerância a lactose, também pela digestão da lactose não absorvida no intestino delgado pelas bactérias do cólon. De forma mais abrangente, estudos consistentes demostraram que os alimentos chamados FODMAPs (oligo  di e monossacarídeos e polióis). São moléculas osmoticamente ativas e muito rapidamente fermentáveis, e que induzem a proliferação seletiva de algumas cepas de bactérias intestinais, que produzem em excesso principalmente o hidrogênio.
Aspectos Psicológicos: É extremamente comum a associação da queixa de gases com ansiedade e depressão, o que favorece fortemente a associação do estresse psicológico com os sintomas mais acentuados relacionados aos gases. Também há associações com pânico e distúrbios do sono
Gênero e Hormônios Sexuais: O gênero feminino é muito mais acometido que os homens. Nesse caso, especula-se que a flutuação dos níveis de hormônios sexuais femininos possam contribuir.
O que fazer para acabar com os gases
As pessoas sempre perguntam se há uma dieta que elimine os gases. O problema é que os resultados somente são alcançados quando de restrições alimentares. Nesse caso, a dieta com baixo teor de FODMAPs é a mais abrangente, de uma forma geral. No entanto, há que se estabelecer quais os indivíduos possuem as intolerâncias específicas, como a lactose, frutose , glúten, rafinose e a Doença Celíaca.
Existem massagens ou exercícios para eliminar gases e inchaço abdominal?
A prática de atividade física aeróbica, como caminhadas, correr, natação, spinning, e diversas outras que são desenvolvidas em academias ou ao ar livre são fortemente indicadas, quase sempre com ótimos resultados. As massagens, normalmente executadas por profissionais massoterapeutas costumam ter efetividade limitada.
Remédios caseiros
Apesar de não haver evidência científica em relação ao tratamento dos gases e inchaço abdominal com chás, há alguns que podem auxiliar nos sintomas:
Chá de Hortelã-Pimenta (Mentha piperita)
Chá de Erva Cidreira (Melissa officinalis)
Chá de Erva Doce (Foeniculum vulgare)
Chá de Raiz de Dente de Leão
Chá Verde
Chá de Camomila

O Boletim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Torcicolo

Saúde

Cuidados com a pele