29 de março de 2024
Veículos

Um Opala que dá pedal

Opala “pedal car” de Rogério Ferraresi

Assim como muitos da minha geração, quando criança, eu adorava brincar de carrinho e sonhava com o dia em que iria dirigir uma máquina de verdade. Eram tempos sem internet ou videogame em que só havia a TV aberta – e, assim mesmo, com menos de meia dúzia de canais. As aventuras, portanto, eram do tipo faça-você-mesmo. E assim, nas minhas mãos sobre o sofá da sala, miniaturas matchbox circulavam em velocidades incríveis, fazendo manobras que somente um grande ás do volante (expressão usada pelo meu avô) seria capaz de fazer. A coisa começou a ficar um pouco menos onírica e mais dinâmica quando, lá pelos 4 anos, acho, ganhei um kart a pedal. Dele me lembro do banco anatômico de lata (como todo o resto do carro) e do volante aberto, igual ao dos aviões. Lembro também das marcas que ele deixou nas pernas das mesas e cadeiras da casa, fruto da combinação de minha audácia com a imperícia – não necessariamente nesta ordem – e de vencer o medo e descer a ladeira da entrada do edifício, sem conseguir manter os pés nos pedais “tamanha a velocidade”.

Adorava o meu kart vermelho “pelado”, que em poucos anos “encolheu” demais para que continuasse a acerelá-lo e foi passado para o meu irmão. Mas paquerava, com o rabo dos olhos, os carrinhos com carroceria que alguns amigos tinham, e que eram bem mais parecidos com os modelos de verdade. Tinham farol, buzina, para-lama e para-choque. Mas nenhum deles era tão bacana quanto esse aí das fotos.

Esse Opala 1974 é uma criação do Rogério Ferraresi. Jornalista, escritor, ator e agora produtor de brinquedos, ele vive em São Paulo e começou a desenvolver o Opala a pedal em 2012. Primeiro, esculpiu um modelo em madeira, em suas horas de folga. Mais tarde, usando esse modelo como molde, ele fez outro molde, em resina. Mas foi somente no começo do ano passado que ele pode finalmente laminar em fibra de vidro sua primeira carroceria completa. A ideia era fazer uma réplica do Opala Especial 1973/74 e, para isso, ele pintou o carrinho em Vermelho Fórmula PU, cor original da época. A unidade de estreia ficou pronto em setembro de 2016.

Logo surgiu um comprador, que pediu que Rogério redecorasse o modelo como se fosse a versão SS4 1974. O fabricante conta que sua produção é totalmente artesanal e que, até onde pode averiguar, nunca existiu outro Opala ou um Opel Rekord C (carro alemão que deu origem ao Opala) em miniatura do tipo “pedal car”. Atualmente, ele faz o Opala sob encomenda e planeja para breve produzir outros modelos clássicos nacionais, como os Dodge Dart e Charger e os Ford Maverick e Galaxie. O preço do Opala pedal car é de R$ 3 mil, fora o custo de embalagem e frete. O contato do fabricante é feito pelo e-mail pedalcarbrasil@bol.com.br, ou por meio de seu perfil no Facebook.

Ficha técnica:
Carroceria: Fibra de vidro
Propulsão: pedal
Aceleração e velocidade máxima: infinitas, dependendo apenas da disposição (e imaginação) do piloto
Dimensões (em cm): altura 44, largura 50 e comprimento de 130.
Fonte: Blog Rebimboca

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

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