23 de abril de 2024
Veículos

Renault Captur Intense 2.0: SUV francês de alma romena (e sede gaulesa)

Renault Captur Intense 2.0

Os franceses são pródigos na criação. Pense em um, qualquer um campo da atuação humana e lá estarão representantes da França, não raro como referências no assunto. Com os carros não é diferente. Ou melhor, é justamente o “ser diferente” que muitas vezes destaca os modelos criados pelos conterrâneos de Zidane, Sartre e Truffaut – e, como eles mesmo dizem, viva a diferença! No caso do Renault Captur do qual tratamos neste post – e que está no vídeo da TV Rebimboca que você pode assistir através do link abaixo, a coisa vai por aí. Ou quase.

Eu explico: enquanto a versão original francesa do Captur usa a mesma plataforma do atual compacto Clio, o “nosso’ Captur é irmão gêmeo do que é fabricado na Rússia e é construído sobre a plataforma do também utilitário Duster, que é maior. No fundo, no fundo mesmo, o carro é uma espécie de irmão mais bonito do Duster
– este um SUV “para mercados emergentes” criado pela romena Dacia (empresa que pertence à Renault). E isso tem um lado bom e outro nem tanto.

Renault Captur Intense 2.0

Espaço, estabilidade e apenas quatro marchas
A Vantagem mais óbvia é o espaço interno do carro vendido aqui, maior que o de seu mano francês. Além disso, assim como o Duster, o Captur tem um ótimo comportamento dinâmico geral, suspensão muito bem acertada e passa uma ótima sensação de segurança, mesmo em velocidades mais altas ou curvas mais fechadas – condições que são particularmente sensíveis em carros altos como ele.
O lado não tão legal é que, tal qual o Duster, pelo menos nesta versão 2.0, motor e, principalmente o câmbio automático de apenas quatro marchas, são um pouco defasados em relação ao que já oferece a concorrência aqui no Brasil. Isso porque o 2.0 de 16 válvulas não é o mesmo usado no sedã Fluence da marca. Aquele é um projeto da coirmã Nissan, enquanto esse aqui é descendente do que era usado nos antigos Megane nacionais, de origem francesa. Mas ele está longe de ser fraco. Rende no Captur 148 cv e fornece quase 21 quilos de torque com álcool – ou etanol, como preferem os puristas (ou abstêmios, sei lá).

Renault Captur Intense 2.0 – motor

Hoje, você já encontra nas concessionárias uma opção do Captur com câmbio CVT mais moderno, que tem um gerenciamento eletrônico muito mais eficiente para aproveitar melhor a força do motor, fazendo também que o consumo de combustível seja menor. Mas isso apenas para a versão 1.6 do carro, menos potente.
Mas, pra dizer a verdade, na vida real, entre as ruas e estradas que percorremos em nosso teste, todo esse papo aí de motor e câmbio só é importante, mesmo, quando o assunto é o consumo. Na média geral (mais km em estrada do que em cidade), com uma subida e descida de serra e alguns engarrafamentos chatinhos no caminho, o bonitão aí bebeu um litro de gasolina para rodar cerca de 9,5 km.

Renault Captur Intense 2.0

O computador de bordo projeta na tela de multimídia uma série de informações e instruções em “estilo game” para tentar nos ajudar a economizar combustível, mas, mesmo assim, para usar um parâmetro gaulês, achei a sede do Captur mais para Obelix do que para Asterix. No mais, o carro é bastante agradável de dirigir e, se você pisar sem medo no acelerador, responde corretamente quando se precisa de mais ímpeto para arrancar ou ultrapassar.
Beleza interior
O que é bonito de se ver por fora também é agradável e confortável por dentro, embora um tanto mais simples. Os painéis são de plástico duro, as saídas de ar-condicionado da parte central só se movem para cima e para baixo… Mas os bancos são bem acima da média. Acima, aliás, também é a posição de dirigir, que me pareceu superior à dos modelos concorrentes. Se é altura o que você procura em um SUV, o carro vai lhe agradar bastante.

Renault Captur Intense 2.0 em Petrópolis

A visibilidade é boa, a ergonomia também e, de um modo geral, tem-se uma sensação de tranquilidade, que é reforçada pela suavidade, boa estabilidade e frenagem segura. Estranhei um pouco a direção com assistência elétrica e que parece transmitir para as mãos do condutor mais as imperfeições do caminho do que seria de se esperar num carro dessa categoria. Falo mais sobre os acessórios disponíveis no vídeo.
Na soma geral, anotei mais pontos a favor do que contra. Há conforto (a posição de dirigir não cansa) generoso e a aparência do carro agrada bastante também. Pra mim, é o SUV de linhas mais harmoniosas de sua categoria. E, apesar de não ter seus dotes para caminhos ruins incluídos nos anúncios, o Captur tem ótima altura (perto de 21 cm) em relação ao solo e bons ângulos de entrada e saída – que ajudam a vencer, com facilidade, lombadas, valetas e coisas do gênero.

HK e o Renault Captur Intense 2.0

Resta saber se sua beleza, esses outros detalhes e todo o poderoso charme francês serão diferenciais fortes o bastante para conquistar espaço em um segmento que, hoje, é talvez o mais concorrido aqui no Brasil. O páreo é duríssimo.
Ficha técnica do Renault Captur Intense 2.0 2017:
Motor: 1.998 cm³ (2.0), 16 válvulas, flex (álc. e gas.)
Potência máxima: 148cv (álc.) / 143cv (gas.), em 5.750 rpm
Torque máximo: 20,9/20,2 kgfm (álc./gas.) em 4.000 rpm
Câmbio: autom. com 4 vel.
Aceleração 0 a 100 km/h (seg.): 11,1 (álc.), 12,0 (gas.)
Velocidade máx: 179 km/h (álc.)/ 174 km/h (gas.)
Rodas/pneus: liga leve, R17 / 215/60
Suspensão (dianteira/traseira): tipo MacPherson com triângulos inferiores/ semi-independente com barra estabilizadora
Freios: discos ventilados na dianteira e freios traseiros com tambores com sistema ABS
Direção: com assistência eletro-hidráulica,

Renault Captur Intense 2.0

Capacidades:
Tanque de combustível: 50 litros
Capacidade do porta-malas: 437 litros
Carga útil: 449 kg
Peso: 1.352 kg
Dimensões (metros): Comprimento 4,32, Largura (sem retrovisores) 1,81, Altura 1,61, Entre-eixos 2,67.
Preço (para carro idêntico ao avaliado) – R$ 93.490

Renault Captur Intense 2.0 em Petrópolis

Fonte: Blog Rebimboca

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

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