Os franceses são pródigos na criação. Pense em um, qualquer um campo da atuação humana e lá estarão representantes da França, não raro como referências no assunto. Com os carros não é diferente. Ou melhor, é justamente o “ser diferente” que muitas vezes destaca os modelos criados pelos conterrâneos de Zidane, Sartre e Truffaut – e, como eles mesmo dizem, viva a diferença! No caso do Renault Captur do qual tratamos neste post – e que está no vídeo da TV Rebimboca que você pode assistir através do link abaixo, a coisa vai por aí. Ou quase.
Eu explico: enquanto a versão original francesa do Captur usa a mesma plataforma do atual compacto Clio, o “nosso’ Captur é irmão gêmeo do que é fabricado na Rússia e é construído sobre a plataforma do também utilitário Duster, que é maior. No fundo, no fundo mesmo, o carro é uma espécie de irmão mais bonito do Duster
– este um SUV “para mercados emergentes” criado pela romena Dacia (empresa que pertence à Renault). E isso tem um lado bom e outro nem tanto.
Renault Captur Intense 2.0
Espaço, estabilidade e apenas quatro marchas
A Vantagem mais óbvia é o espaço interno do carro vendido aqui, maior que o de seu mano francês. Além disso, assim como o Duster, o Captur tem um ótimo comportamento dinâmico geral, suspensão muito bem acertada e passa uma ótima sensação de segurança, mesmo em velocidades mais altas ou curvas mais fechadas – condições que são particularmente sensíveis em carros altos como ele.
O lado não tão legal é que, tal qual o Duster, pelo menos nesta versão 2.0, motor e, principalmente o câmbio automático de apenas quatro marchas, são um pouco defasados em relação ao que já oferece a concorrência aqui no Brasil. Isso porque o 2.0 de 16 válvulas não é o mesmo usado no sedã Fluence da marca. Aquele é um projeto da coirmã Nissan, enquanto esse aqui é descendente do que era usado nos antigos Megane nacionais, de origem francesa. Mas ele está longe de ser fraco. Rende no Captur 148 cv e fornece quase 21 quilos de torque com álcool – ou etanol, como preferem os puristas (ou abstêmios, sei lá).
Renault Captur Intense 2.0 – motor
Hoje, você já encontra nas concessionárias uma opção do Captur com câmbio CVT mais moderno, que tem um gerenciamento eletrônico muito mais eficiente para aproveitar melhor a força do motor, fazendo também que o consumo de combustível seja menor. Mas isso apenas para a versão 1.6 do carro, menos potente.
Mas, pra dizer a verdade, na vida real, entre as ruas e estradas que percorremos em nosso teste, todo esse papo aí de motor e câmbio só é importante, mesmo, quando o assunto é o consumo. Na média geral (mais km em estrada do que em cidade), com uma subida e descida de serra e alguns engarrafamentos chatinhos no caminho, o bonitão aí bebeu um litro de gasolina para rodar cerca de 9,5 km.
Renault Captur Intense 2.0
O computador de bordo projeta na tela de multimídia uma série de informações e instruções em “estilo game” para tentar nos ajudar a economizar combustível, mas, mesmo assim, para usar um parâmetro gaulês, achei a sede do Captur mais para Obelix do que para Asterix. No mais, o carro é bastante agradável de dirigir e, se você pisar sem medo no acelerador, responde corretamente quando se precisa de mais ímpeto para arrancar ou ultrapassar.
Beleza interior
O que é bonito de se ver por fora também é agradável e confortável por dentro, embora um tanto mais simples. Os painéis são de plástico duro, as saídas de ar-condicionado da parte central só se movem para cima e para baixo… Mas os bancos são bem acima da média. Acima, aliás, também é a posição de dirigir, que me pareceu superior à dos modelos concorrentes. Se é altura o que você procura em um SUV, o carro vai lhe agradar bastante.
Renault Captur Intense 2.0 em Petrópolis
A visibilidade é boa, a ergonomia também e, de um modo geral, tem-se uma sensação de tranquilidade, que é reforçada pela suavidade, boa estabilidade e frenagem segura. Estranhei um pouco a direção com assistência elétrica e que parece transmitir para as mãos do condutor mais as imperfeições do caminho do que seria de se esperar num carro dessa categoria. Falo mais sobre os acessórios disponíveis no vídeo.
Na soma geral, anotei mais pontos a favor do que contra. Há conforto (a posição de dirigir não cansa) generoso e a aparência do carro agrada bastante também. Pra mim, é o SUV de linhas mais harmoniosas de sua categoria. E, apesar de não ter seus dotes para caminhos ruins incluídos nos anúncios, o Captur tem ótima altura (perto de 21 cm) em relação ao solo e bons ângulos de entrada e saída – que ajudam a vencer, com facilidade, lombadas, valetas e coisas do gênero.
HK e o Renault Captur Intense 2.0
Resta saber se sua beleza, esses outros detalhes e todo o poderoso charme francês serão diferenciais fortes o bastante para conquistar espaço em um segmento que, hoje, é talvez o mais concorrido aqui no Brasil. O páreo é duríssimo.
Ficha técnica do Renault Captur Intense 2.0 2017:
Motor: 1.998 cm³ (2.0), 16 válvulas, flex (álc. e gas.)
Potência máxima: 148cv (álc.) / 143cv (gas.), em 5.750 rpm
Torque máximo: 20,9/20,2 kgfm (álc./gas.) em 4.000 rpm
Câmbio: autom. com 4 vel.
Aceleração 0 a 100 km/h (seg.): 11,1 (álc.), 12,0 (gas.)
Velocidade máx: 179 km/h (álc.)/ 174 km/h (gas.)
Rodas/pneus: liga leve, R17 / 215/60
Suspensão (dianteira/traseira): tipo MacPherson com triângulos inferiores/ semi-independente com barra estabilizadora
Freios: discos ventilados na dianteira e freios traseiros com tambores com sistema ABS
Direção: com assistência eletro-hidráulica,
Renault Captur Intense 2.0
Capacidades:
Tanque de combustível: 50 litros
Capacidade do porta-malas: 437 litros
Carga útil: 449 kg
Peso: 1.352 kg
Dimensões (metros): Comprimento 4,32, Largura (sem retrovisores) 1,81, Altura 1,61, Entre-eixos 2,67.
Preço (para carro idêntico ao avaliado) – R$ 93.490
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.