19 de abril de 2024
Veículos

Sala de estar: em breve no seu carro

Interior de um carro conceito autônomo da BMW | divulgação

Com a tendência cada vez mais forte de que os carros autônomos tomem conta das ruas e estradas – pelo menos dos países do Primeiro Mundo – nos próximos anos, um novo profissional está embarcando na indústria automobilística: o designer de interiores, mais conhecido no Brasil como decorador. Pense bem, você vai passar as mesmas horas de sempre dentro de seu carro, pois nada garante que os engarrafamentos irão desaparecer e as viagens, afinal de contas, continuarão tendo a mesma distância e tempo de duração. Um tempão embarcado e sem NADA pra fazer, pois quem cuidará da direção será o próprio veículo. Conforto e entretenimento, portanto, ganham uma nova dimensão em quatro rodas e grandes marcas como a BMW e a Mercedes já estão pensando em como transformar a “experiência” a bordo em algo condizente com esses novos tempos.

Interior de um carro conceito autônomo da Mercedes | divulgação

Um futuro que vem de longe
Carros-conceito com bancos dianteiros que giram para trás, formando uma espécie de lounge dentro da cabine não chegam a ser uma grande novidade. Eles já apareceram, aqui e ali, nos salões do automóvel pelo mundo a fora nas últimas décadas. E nos anos 1950, aquela estética futurista que deu origem ao desenho animado dos Jetsons costumava incluir modelos autônomos e socialmente convidativos em suas elocubrações (como na foto abaixo, com o “game” da época sobre a mesa).

Carro autônomo do futuro dos anos 1950

A diferença é que, agora, esses carros e recursos começam finalmente a sair das pranchetas, quer dizer, telas dos computadores e a passar para os departamentos de desenvolvimento e produção.

Carro autônomo do futuro e sua decoração interna
Estranho agora, comum depois de amanhã

É claro que, como quase todo tipo de protótipo no mundo dos automóveis, o que vemos até aqui é um pouco radical demais e parece meio distante de uma realidade possível. Mas não se engane, versões mais “normais” dessas salinhas de estar estarão disponíveis em novos modelos em menos tempo do que você imagina. Os arquitetos, designers e decoradores já estão trabalhando nisso e é bom já ir pensando no padrão do estofamento das poltronas, cortinas e tapetes…
A ideia é criar um ambiente acolhedor, confortável e principalmente funcional, que seja integrado ao seu dia a dia. Nessa visão, o estresse ao volante e outras preocupações mundanas relacionadas ao carro (caminho, velocidade, estacionamento) deixam de merecer a sua atenção.
Além, claro, dos eletrodomésticos e gadgets que vai querer ter a bordo. Em tese, você vai poder escolher entre uma pequena copa – com geladeira, forno e, sei lá, liquidificador –, biblioteca, cinema, sala de estar, escritório e até um bar, já que não estará ao volante e, assim, liberado até para preparar e tomar seus coquetéis, sozinho ou com seus amigos. Tim-tim.
Durante sua “estadia” no carro, o tempo poderá ser utilizado para outras coisas, trabalho, lazer ou simplesmente descanso. Sentiu falta de alguma coisa? Ah, claro, o tal prazer de dirigir, a coisa bacana que é poder tomar todas as decisões no trânsito (como na vida) e até a interação com os outros motoristas e automóveis? É, isso deixa de fazer parte da coisa, pelo menos para a maioria das pessoas em veículos.

Carro conceito BMW Autônomo

Fonte: Blog Rebimboca

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *