24 de abril de 2024
Tecnologia

Gerenciando a memória RAM do Android: porque você não precisa de espaço livre


Escrito por: Hans-Georg Kluge
“Memória cheia” é o tipo de notificação que ninguém gosta de receber no smartphone. Alguns usuários até instalam otimizadores de RAM que gerenciam o consumo de espaço. Mas, gerenciar manualmente a memória RAM do Android realmente faz sentido?
Android vs iOS: quão diferente é o gerenciamento da RAM?
Pegue um atalho
O que é memória RAM?
Memória RAM do Android cheia: motivo para pânico?
Limpar a memória RAM do Android: quando você deve fazer isso?
Como ver a quantidade de RAM usada e fechar aplicativos no Android
Limpando a RAM: desinstale aplicativos que consumem memória
Gerenciando a memória RAM: conclusão
O que é memória RAM?
Em um smartphone, como em qualquer computador, existem vários tipos de memória. Estas contam com velocidades variadas , tem preços diferentes e operam de forma distinta. A memória interna, por exemplo, é mais lenta, mais barata e economiza dados constantemente, mesmo quando o dispositivo está desconectado de uma fonte de energia. Essa memória é a responsável por guardar os dados de seus aplicativos, bem como fotos e vídeos.
Memórias RAM e ROM: definição e características

Não é preciso limpar a memória RAM do Android a todo momento / © ANDROIDPIT

A RAM (Random Access Memory) é mais cara, mas opera de forma mais rápida do que a memória interna. Ao contrário da memória interna, a RAM não funciona se o dispositivo estiver conectado a uma fonte de energia (no caso de um computador) ou com bateria. Ela serve como um local de trabalho para seus aplicativos, visto que eles podem armazenam dados necessários para uso do sistema.
Memória RAM do Android cheia: motivo para pânico?
Depois de um certo tempo, a memória fica cheia de aplicativos que são usados com mais frequência. Logo, ela precisará ser esvaziada para dar espaço a novas aplicações. O Android é um sistema que faz esse trabalho para você automaticamente, ou seja, você não precisa fazer nada.
Essa ideia de que a memória RAM do Android precisa ser limpa manualmente pelo usuário é um equívoco. A RAM vazia significa que você pretende usar vários aplicativos constantemente, o que nem sempre é verdade. Além do tempo que você perde cuidando disso, a limpeza desnecessária consome mais energia e reduz a vida útil da bateria com o tempo.
Ter a memória RAM totalmente livre não é algo ruim. O Android tem seu código fonte baseado no Linux e no Unix, logo, o kernel do sistema Linux estabelece regras para o gerenciamento de memória. Essas regras seguem o conceito de que memória livre é memória perdida.
Memória livre é memória perdida
Ao carregar aplicativos, todos eles ficam hospedados na memória. Se você usa um app e depois volta para a tela inicial e o abre novamente, notará que o mesmo será carregado quase que instantaneamente. Isso ocorre porque o aplicativo permanece de certa forma dentro da memória e, graças a esse mecanismo, o processador do smartphone pode ser executado rapidamente quando necessário.
Se você usa um gerenciador de tarefas e de RAM que encerra processos em segundo plano, conseguirá notar que o tempo de abertura de aplicativos será maior. Essa gestão desacelera o processador e reduz a performance até mesmo de dispositivos mais robustos, como o Galaxy S7, por exemplo, como vemos no vídeo abaixo (em inglês, mas com legendas em português disponível):

Limpar a memória RAM do Android: quando você deve fazer isso?
Considerando que muitas interfaces carregam gerenciadores com função de limpeza de RAM, muitos usuários acabam usando esses recursos de alguma forma. Na realidade, fechar um aplicativo para economizar memória só vale a pena em alguns casos.
Geralmente, só é aconselhável limpar a memória interna quando algum serviço ou aplicativo não está funcionando como deveria. Isso pode funcionar com o navegador de internet, que não está carregando as páginas, ou até mesmo com outros apps, como Facebook ou Twitter, por exemplo. O erro pode estar ligado a vários motivos, até mesmo ao superaquecimento do telefone, mas neste caso a limpeza é aconselhável.
É claro que você não precisa limpar toda a memória RAM para resolver o erro de determinado app ou jogo, visto que basta encerrá-lo pelo multitarefa. Isso fará com que o mesmo saia da memória individualmente.


Você pode fechar cada app separadamente ou pelo botão “Limpar tudo” / © AndroidPIT

Como ver a quantidade de RAM usada e fechar aplicativos no Android
Se encerrar o aplicativo pelo multitarefa não for o suficiente, você precisará então fechá-lo manualmente. Isso pode ser feito nas configurações do sistema. Neste mesmo menu é possível ver quais são os apps que estão usando mais RAM e também quais outros estão causando problemas no funcionamento do sistema.
Para ver a quantidade de RAM usada, vá até às configurações do seu smartphones. Procure pelo menu de aplicativos e selecione a guia “ativos”. Desde o Android Marshmallow, a seção que mostra a quantidade de RAM em uso está no menu “Memória”, na lista de configurações principais.
Faça backup das conversas do WhatsApp e ganhe mais espaço no celular
Aqui você verá estatísticas detalhadas sobre o uso da memória nas últimas horas. Dependendo do smartphone e da interface do usuário, este painel estará escondido em algum sub-menu.

Gerenciando o consumo de memória RAM individualmente / © AndroidPIT

Para fechar um aplicativo é preciso entrar na opção “informações do aplicativo”. Pra localizá-la você terá que selecionar o aplicativo na lista de uso da memória RAM. Busque pelo botão “encerrar” ou ” forçar parada”. Se o problema de erro persistir, recomendamos que você reinicie o smartphone após este processo.
Limpando a RAM: desinstale aplicativos que consumem memória
Como vimos acima, a lista de consumo da RAM nos mostra a quantidade de memória que determinado aplicativo precisa para funcionar. Um número elevado significa que o mesmo requer muitos recursos para seu funcionamento. Existem algumas alternativas para isso, além da limpeza, ou seja, você pode remover aqueles que você não usa há certo tempo.
Busque pelo aplicativo no menu de configurações, ou vá direito até a lista onde o mesmo está instalado. Faça sua remoção e lembre-se de apagar seus dados antes, se possível. Se isso não funcionar, será preciso remover as permissões que foram concedidas durante sua instalação.
Aprenda a diferença entre apagar dados e limpar cache de um app

Desmarque as permissões de administrador dadas aos aplicativos / © AndroidPIT

Para isso, siga o caminho: Configuração do sistema> Segurança> Administrador de dispositivo e desativa das chaves ao lado. Pronto! Você pode encontrar mais informações sobre o processo de desinstalação de aplicativos no artigo abaixo:
Como desativar aplicativos no Android e melhorar sua experiência
Gerenciando a memória RAM: conclusão
Você precisa limpar a memória RAM do seu Android? Não!
Você só precisa agir quando o sistema do seu smartphone começa a ficar mais lento. De modo geral, o Android é projetado para gerenciar a RAM de forma otimizada. Fechar aplicativos no multitarefa, contudo, pode melhorar a operação do sistema, mas isso não tem muito impacto ou ligação com a eficiência da memória RAM.
Isso não é ruim. Tenha em mente que o gerenciamento automático de RAM do Android o torna um sistema eficiente, e que está a altura das exigências do usuário. Então, deixe a limpeza da RAM para Android, e fique apenas com oq ue diz respeito a diversão!
Você costuma limpar a RAM do seu Android? Faz isso com frequência?
Fonte: Androidpit

O Boletim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *