19 de abril de 2024
Tecnologia

Malwares estão se disfarçando de antivírus em loja de aplicativos

Cuidado ao baixar antivírus! Eles podem ser malwares disfarçados!
Por Rafaela Pozzebom
Os antivírus são essenciais em todos os dispositivos, seja em computadores ou mesmo em aparelhos móveis. Com os vários perigos que rondam o universo mobile, nada mais natural contar com um algum método de proteção. No entanto, alguns aplicativos acabam traindo a confiança dos usuários e assim, sendo instalados com malwares.
Malwares para Android estão se disseminando Malwares para Android estão se disseminando

Na Google Play, por exemplo, alguns malwares estão vindo disfarçados de antivírus e outros de jogos. A descoberta foi feita pela McAfee ainda no final de maio e confirmada recentemente pela RisklQ em um amplo estudo de segurança no mercado móvel. De acordo com a empresa de cibersegurança, tais softwares maliciosos utilizam o medo dos usuários para oferecerem alguma proteção falsa. Grande parte deles diz proteger o celular contra o temido WannaCry. Vale ressaltar que o ransomware não atinge smartphones, apenas computadores com as versões mais antigas do Windows.
Além dos apps que fingem proteger contra o WannaCry, foram encontrados ainda cerca de 508 aplicativos suspeitos no detector de malwares da empresa de segurança.
Os 5 melhores antivírus para Android

O problema, ao que tudo indica, não está centrado apenas na loja de aplicativos do Android. Em sites terceirizados, a RiskIQ encontrou dezenas de outras variações de vírus e também malwares disfarçados de programas de proteção, limpeza ou VPN. Alguns deles, inclusive, com milhares de downloads.
Levando em consideração o fato, a melhor forma de se proteger contra tais ataques é ainda baixar aplicativos somente nas lojas oficiais das plataformas mobiles e de desenvolvedores e empresa confiáveis.
Fonte: Oficina da Net

O Boletim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *