16 de abril de 2024
Veículos

"Descontinuado" em 2002, Lincoln Continental volta às ruas americanas

Lincoln Continental 2017

Você está achando o carrão da foto acima familiar? Bom, eu achei ele parecido com um germano-britânico Bentley, mas não acho que fosse esse o objetivo dos executivos da divisão Lincoln da Fordao criar o modelo. Na verdade, sobre essas quatro rodas de aro 20 repousa a responsabilidade de reocupar o espaço de um automóvel icônico para os americanos, o Continental, grande rival dos grandes Cadillacs (da concorrente GM) no mercado e no imaginário do pessoal dos EUA em boa parte do século XX.

Lincoln Continental 2017

Tradições retomadas
Talvez isso seja mais um reflexo do estado de espírito dos sobrinhos do Tio Sam, que recentemente elegeram um algo anacrônico dublê de milionário e apresentador de reality(?) show para presidente, mas o fato é que o novo Continental procura resgatar um “jeito americano” de fazer carros. Menos no processo industrial, mais no produto em si. Concorrente direto dos alemães BMW Série 5 e Mercedes Benz Classe E, ele aposta muito mais naquele jeitão confortável e espaçoso dos tradicionais banheirões locais que em alta performance ou novidades radicais tecnológicas e de design.

Interior do Lincoln Continental 2017

Não que o carro seja defasado em tecnologia. Mas ela está muito mais voltada para o conforto – em sensacionais bancos, por exemplo, que se ajustam a praticamente cada pedacinho do corpo – que a qualquer outra coisa. A suspensão é macia, mas pode ser ligeiramente endurecida com a seleção do modo esportivo, tal como nos rivais do Velho Mundo. Há controles de estabilidade e quetais eletrônicos de última geração no departamento de anjos da guarda, assistente automático para estacionamento, piloto automático adaptativo e por aí vai. E todos aqueles itens de segurança passiva e ativa que se tornaram padrão em carro de alto luxo pelo mundo a fora.

Lincoln Continental 2017

Sob o capô, sinal dos tempos, não mais um volumoso V8, mas um moderno V6 biturbo de 405cv de potência e 55 kgfm de torque, menos exuberante, mas também mais eficiente. E, na cabine, tudo o que possa tornar a viagem de seus ocupantes mais agradável, dentro do estilo americano. Os preços do carro lá nos EUA ficam entre os US$ 44 mil (a versão mais simples, com tração dianteira) e US$ 54 mil (a mais cara, Reserve, com tração integral e um pacotaço de itens de conforto). Não há previsão de importação oficial do carro para o Brasil, mas é possível trazê-lo via agentes independentes.

Lincoln Continental 2017
Se você quiser conferir todos os detalhes e versões do novo Lincoln Continental, veja AQUI o folheto completo do fabricante. Abaixo, posto algumas fotos de Continentais de gerações anteriores, para que você possa comparar com o atual e opinar se, afinal de contas, ele faz jus a sua estirpe.
Lincoln Continental 2002Lincoln Continental 2002 | internet – divulgação
Lincoln Continental 1967Lincoln Continental 1967 | Divulgação – Internet
Lincoln Continental 1960Lincoln Continental 1960 | Divulgação – Internet
Lincoln Continental 1941Lincoln Continental 1941 | divulgação – Bohams

Fonte: Blog Rebimboca

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *