19 de abril de 2024
Veículos

Gurgel BR-800, primeiro carro inteiramente nacional, surgiu em 1987

Gurgel BR-800, o primeiro carro inteiramente nacional, do projeto à fabricação

Há quase exatos 30 anos, nos idos de 1987, o engenheiro João Conrado do Amaral Gurgel apresentou ao mercado um novo carrinho chamado Gurgel 280-M. Com linhas quadradas e espaço para quatro ocupantes, tinha carroceria construída em material sintético e motor de dois cilindros opostos, tendo com alvo o uso urbano. A economia de combustível – falava-se em 25 km/litro – era um de seus pontos altos, mas a grande novidade daquele modelo esquisitinho era mesmo o fato de ele ser totalmente projetado e construído no Brasil, algo inédito, pelo menos em se tratando de produtos fabricados em série. Seu lançamento – já rebatizado como BR-800 – aconteceria apenas um ano mais tarde, no Salão do Automóvel de São Paulo.

Motor do Gurgel BR-800 | internet – divulgação

Com seu pequeno motor de dois cilindros opostos e 32cv, ele não era nem de perto um carro rápido (a máxima era de pouco mais de 100 km/h e para chegar a essa marca eram necessários quase 50 segundos). Por dentro, era muito simples e um tanto apertado. Ar-condicionado? Nem como ocpional. Mas, durante sua curta existência, vendeu um pouquinho mais que 7 mil unidades, grande parte delas a gente que, junto com o carro, comprara ações da companhia.

Painel do Gurgel BR-800 SL

Já chegamos a contar essa história com mais detalhes aqui no blog em outra(s) ocasiões. Mas o resumo da ópera é que o BR-800 permaneceu no mercado até 1992, quando foi substituído pelo melhorado Supermini, que tinha praticamente a mesma mecânica, e que ficaria ainda menos tempo no mercado, saindo de cena com o pedido de concordada da empresa em 1993. (leia essa história completa, e também sobre toda a saga de Gurgel e suas criações neste excelente verbete do portal Lexicar).
Hoje, encontrar um BR-800 em bom estado e todo original – como este das fotos de abertura, feitas pelo Alexandre Fernando Fonseca para a página dos Carros do Rio no Facebook – já está se tornando uma missão difícil.
Abaixo, duas versões do BR-800 que foram planejadas, mas não chegaram a entrar em produção: um “targa”, com o teto de lona parcialmente removível, e uma minivan. Os dois ilustram bem a criatividade de seu criador.

Gurgel BR-800 targa
Minivan Gurgel BR-800

Fonte: Blog Rebimboca

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

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