29 de março de 2024
Tecnologia

Formato MP3 chega ao fim

O MP3 passa a ser tecnologia ultrapassada após anuncio feito pelo Instituto Fraunhofer
Por Fernanda Beling
O Instituto Fraunhofer de Circuitos Integrados, entidade alemã responsável pela criação do MP3 anunciou oficialmente o fim do licenciamento de patentes para essa tecnologia.
O formato MP3 deve ser substituto em breve por outras tecnologias com novas técnicas de codificação e compactação de áudio.

O que significa exatamente MP3
O MP3 foi o primeiro formato de compressão de áudio, sendo que quanto mais altas forem as taxas de bits melhor a qualidade do som. O padrão da taxa é de 128kbps e a máxima de 320kbps, em caso de ser 128kbps a redução no tamanho original é de 90%, o ficheiro passa então a ser 1/10 do seu tamanho original, enquanto que em 320kbps permite gerar arquivos maiores.
O MP3 trouxe maior comodidade na época em que foi lançado, em meados de 2000 possibilitando guardar muitas músicas nos pequenos portáteis que ainda são vendidos.
Mas com o anuncio feito pela entidade alemã a era dos MP3 está chegando ao fim. Na verdade, muito pouco se tem visto alguém utilizando um MP3 porque os smartphones ocuparam de maneira significativa o seu espaço no mercado, pois já vem com leitores MP3, proporcionando a nós consumidores ainda mais praticidade.
Fonte: Oficina da Net

O Boletim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *