29 de março de 2024
Veículos

Morgan produz carros à mão há mais de um século

Morgan 4-4

Tradicionalmente ligados aos automóveis e criadores de alguns dos modelos mais icônicos de todos os tempos, os ingleses viram, aos poucos, toda sua indústria automobilística ser vendida a empresas e controladores de outros países. Hoje, as marcas que fizeram a (boa) fama britânica pelo mundo – como Rolls-Royce, Bentley, Austin, Rover, Aston Martin, Land Rover, Jaguar, MG, entre outras – pertencem ou têm participação acionária majoritária de estrageiros. Todas? Não! Tal qual o guerreiro (desculpem-me ingleses, pela referência a um francês…) Asterix, o gaulês, e sua aldeia, algumas pouquíssimas e pequenas fábricas locais resistem bravamente ao capital de fora, produzindo seus modelos personalíssimos e, geralmente, velozes. Entre essas, uma se sobressai: a Morgan, cuja linha de montagem mostramos um pouco neste post.

Linha de montagem da Morgan na Inglaterra

Fundada em 1910 pelo meu xará Henry F. Stanley Morgan, a compania começou produzindo triciclos e, em seguida, os chamados cyclecars (carros-bicicleta), modelos pequenos, levíssimos e fáceis de guiar. E, em 1936, lançou o esportivo 4-4 que, excetuando o período da Segunda Guerra Mundial (1939-45) e o de uma crise de fornecimento de componentes (1951-54), produz, de forma praticamente artesanal, até hoje.

Linha de montagem da Morgan na Inglaterra

Ao longo de todo esse tempo, a companhia passou de pai para filho e, depois disso, para a gestão por profissionais contratados, sem no entanto perder sua característica e controle local. O modelo 4-4, hoje equipado com um moderno motor Ford de 4 cilindros (é daí que vem o numeral de sua identificação) e caixa de marchas manual da Mazda, passou por ligeiras modificações de estilo – e muitas em termos de segurança e garantia de desempenho. Mas mantém em sua receita o alto percentual de peças feitas em madeira e, claro, praticamente toda a construção e moldagem feitas à mão por gente altamente especializada. Orgulhosos, eles costumam dizer que, por isso, não existem dois desses carros rigorosamente iguais.

Linha de montagem da Morgan na Inglaterra

Na chamada Linha Clássica, da qual faz parte o 4-4 (111cv, 0-100 km/h em 8 segundos e máxima de 185 km/h), a marca também oferece as versões Plus 4 (mais equipada e um tantinho mais potente: 116cv), Roadster (motor V6, também Ford, de 282cv, 0-100 km/h em 5.5 segundos e máxima de 225 km/h) e Plus 8 (V8 BMW, 370cv, 0-100 km/h em 4.5 segundos e máxima de 249 km/h). Todos com visual dos anos 1940-50.

Além desses, a Morgan produz hoje alguns outros modelos e versões. Um deles é o igualmente clássico Three Wheeler, o triciclo original, relançado em 2012, com motor de dois cilindros em V e 83cv (faz de zero a 100 km/h em 6 segundos!) ou elétrico. Outro é o sinuoso Aero 8 (abaixo), com construção igualmente artesanal, carroceria fechada, motor V8 BMW e aceleração de zero a 100 km/h em 4,5 segundos, com máxima próxima aos 280 km/h.

Os preços desses carangos especiais variam, na Inglaterra, entre o equivalente a R$ 129 mil (o Three Wheeler mais simples) e R$ 140 mil (o 4-4 “básico) até R$ 550 mil (a versão Supersports Tourer do Aero). Achou caro? Pois para comprar uma das cerca de 1.300 unidades totais (todas as linhas juntas) anualmente são necessários, em média, seis meses de espera. Ou seja, manter a tradição pode ser um ótimo negócio, especialmente se você der um “tapa” de atualização em performance e segurança, capaz de deixar um clássico perfeitamente adaptado para os tempos modernos.

Não há importação oficial de carros Morgan para o Brasil, mas esse tal Aero Supersports acaba de estacionar na minha lista de desejos.

Para mais informações, fotos e vídeos sobre a Morgan, recomendo uma visita ao site deles em https://www.morgan-motor.co.uk

Fonte: Blog Rebimboca

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

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