25 de abril de 2024
Tecnologia

Review preliminar do Galaxy S8: ainda mais bonito e mais inteligente

Depois de meses de rumores, finalmente posso trazer toda a verdade sobre os novos Galaxy S8 e Galaxy S8+. Você não precisa esperar a Samsung anunciar os aparelhos para saber tudo sobre eles: clique no nosso hands-on e mate a sua curiosidade agora mesmo!
por: Hans-Georg Kluge
O Galaxy S8 acaba de ser lançado pela Samsung. Tivemos a chance de testar o dispositivo pouco antes do evento oficial e, agora, você confere nossas primeiras impressões dobre o novo Galaxy S8 neste hands-on.
Samsung Galaxy S8 – Data de lançamento e preço
O Galaxy S8 foi lançado hoje (29/03) e chega nas cores Preto Orquídea, Preto meia-noite e Prata Ártico. O dispositivo estará disponível em algumas regiões a partir do dia 28 de abril, mas se você fizer a pré-compra a partir de hoje, poderá receber o aparelhos a partir de 21 de abril. Pelo menos essa é a data que temos para a Europa.
No Brasil, o Galaxy S8 ainda não teve seu preço confirmado, mas na Alemanha, por exemplo, chega pelo preço sugerido de 799 euros, aproximadamente, R$2.716,20, isso sem taxas ou impostos acrescidos. Logo, prepare-se!

Samsung Galaxy S8 – Desenho & Qualidade de Construção
Como se costuma dizer, a primeira impressão é o que fica. Se contarmos com isso, a Samsung foi muito bem sucedida. A primeira sensação que se tem ao olha para o Galaxy S8 é espetacular. O aparelho possui formas arredondadas, não notamos nenhuma protuberância entre a tela e as bordas, ou qualquer outra divisória que o vidro venha a fazer com as laterais. Tudo está no seu devido lugar.

samsung galaxy s8 hinten

Todo redondo: Galaxy S8 e S8+  / © AndroidPIT
A parte traseira é feita de vidro e a estrutura de metal é muito fina, pois assim como no Galaxy S7 Edge, temos a borda da tela e a traseira curvas. Assim, a sensação de acabamento perfeito é a que fica ao final. Inclusive a protuberância da câmera é muito pequena, serve apenas para proteger a lente. Ainda em relação a este anel de proteção, também temos a mesma espessura mínimo no contorno do leitor de impressão digital, mas desta vez é para facilitar a localização do mesmo.
Tudo está no seu devido lugar
O Galaxy S8 vem com a certificação IP68 de modo que é resistente à entrada de água, bem como poeira. Como vimos no Galaxy Note 7, a Samsung migra definitivamente para a porta USB Type-C. E, ao contrário do iPhone 7, tivemos a manutenção da entrada para os fones de ouvido.

Galaxy S8 / S8+: USB-C, entrada para os fones de ouvido, alto-falante / © AndroidPIT

O leitor de digitais está realmente localizado na parte traseira, ao lado da câmera. Devo dizer que quando comecei a usar o aparelho, tive que me acostumar com o novo local, mas depois de algumas tentativas, posso dizer que funciona com bastante precisão. Alternativamente, podemos desbloquear o S8 usando o scanner de íris, que foi significativamente melhorado em relação ao Note 7.
Samsung Galaxy S8 – Tela
Uma das obras mais notáveis da Samsung está na parte da frente do Galaxy S8. O que vemos é uma tela grande, mas é preciso ressaltar que a Samsung colocou uma tela grande em um corpo relativamente pequeno.
A LG tentou o mesmo com o LG G6, que veio com uma proporção de tela de 18:9, em vez do tradicional 16:9. A Samsung trouxe ao S8 a proporção 18,5:9, com resolução de 2.960 x 1440 pixels. Em comparação com smartphones QHD clássicos, a tela do Galaxy S8 possui 400 pixels a mais.
Como de costume, a Samsung optou pela tecnologia Super AMOLED, que promete um espectro de cores mais amplo. A isso, a Samsung chamou de Mobile HDR. Contudo, ainda temos que verificar melhor como será a experiência de uso no dia-a-dia.

A tela é uma maravilha / © AndroidPIT

Mesmo o Galaxy S8 menor possui a  tela curvada, o que significa que na parte da frente não temos nenhuma barda lateral. Notei também que o conteúdo na tela não borra nas laterais, como já vi acontecer muitas vezes com as versões Edge. Ressalto também que o S8 original oferece todos os recursos de tela curva do Galaxy S7 Edge. Finalmente, preciso dizer que a tela curvada nos cantos não incomoda e não deve ser vista como algo negativo.
Deixando de lado os dados técnicos, posso dizer que o display do S8 me causou uma ótima impressão: é claro, sempre brilhante e com um ângulo de visão estável.
Samsung Galaxy S8 – Características Especiais
DeX: Galaxy S8 como PC
O Samsung DeX é um recurso muito interessante que encontramos na nova família Galaxy S8. Essa é uma estação ou doca no qual podemos colocar o Galaxy S8 e, através de uma porta USB Type-C, você conecta o aparelho à doca que possui uma saída HDMI e duas portas USB.

O DeX transforma o Galaxy S8 em um PC / © AndroidPIT

Depois de conectar o S8, teremos que esperar alguns segundos até que a interface do DeX apareça no monitor. Com base na função multi-janelas temos a interface do Android em um desktop. A estação móvel oferece suporte para mouse e teclado, e oferece uma experiência clássica para desktop. Depois de um breve teste, fiquei muito entusiasmado com esse acessório, embora o desempenho não tenha sido muito rápido para o meu padrão de uso.
Porque a Samsung implementou muito bem o recurso de janelas múltiplas do desde o início, agora temos uma boa experiência, pois a função está bem amadurecida no software da fabricante sul-coreana. Os aplicativos que não suportam esse recurso serão exibidos em uma janela pequena. Por outro lado, podemos controlar o tamanho de cada janela. Em muitos aplicativos, isso pode ser considerado como um navegador alternativo, este é o caso do Facebook.

Este pode ser o seu novo desktop / © AndroidPIT

Bixby: Assistente virtual da Samsung
A Samsung projeta um grande futuro para o Bixby. Este é o assistente virtual próprio da companhia que, entre outras coisas, vai revolucionar o controle por voz no Galaxy S8. Depois de testá-lo posso confirmar que é muito bom, embora tenha feito alguns comandos que não foram reconhecidos perfeitamente.
Em vez de ser ativado por uma palavra-chave, o Bixby é iniciado através de um botão físico na lateral esquerda. Uma aposta ousada: se você não quiser usar o Bixby, terá que conviver com mais um botão físico no seu smartphone.

O Assistente Bixby usa a câmera para dar informações sobre produtos / © AndroidPIT

Como tinha a minha disposição apenas um aparelho para demonstração, o Bixby não estava totalmente ativado, por isso não posso fazer declarações confiáveis ​​sobre a sua utilidade. Por outro lado – e para ser honesto – para ser de fato o Bixby é preciso estudar e configurar o controle de voz, e isso não é feito em poucos minutos.
Infelizmente, neste momento, devo dizer que o Bixby só entende Inglês e coreano. Outras idiomas estão a caminho, embora o Samsung não tenha dado uma data específica para tanto. Logo, comprando o Galaxy S8 ou o Galaxy S8+, você terá que usá-lo em um destes dois idiomas, ou esperar para ter uma experiência na sua língua nativa.

Você pode conectar diversos aparelhos inteligentes através do Samsung Connect / © AndroidPIT

O Bixby funciona perfeitamente em conjunto com dez aplicativos nativos da Samsung até o momento. Por outro lado, os desenvolvedores serão capazes de acessar o SDK da fabricante (ambiente de desenvolvimento) em breve e tornar seus aplicativos compatíveis com o Bixby.
Samsung Galaxy S8 – Software
A evolução da TouchWiz tem nova página com o Galaxy S8. O aparelho sai de fábrica rodando com o Android 7.0 Nougat e, infelizmente, não temos aqui a última versão do software da Google. No entanto, a Samsung aperfeiçoou o design da sua UI em alguns pontos.

O Galaxy S8 já vem com Android Nougat e a interface se parece com a do Galaxy S7 com Nougat / © AndroidPIT

Abondar o botão inicial físico traz agora os botões de navegação virtuais ao Galaxy S8. Assim, no centro temos o clássico botão da home, na lateral esquerda o de multitarefas e na direita o botão para voltar ações. Logo, a ordem também usada no Galaxy S7 foi mantida. Se comparada ao Android nativo, por exemplo, teremos uma pequena diferença em relação aos botões das pontas, que estão na ordem contrária.
Contudo, tem uma vantagem oferecer botões virtuais. Agora, se você não curti usar os botões como chegam de fábrica, a samsung deixa você configurá-los de outra forma a partir de um recurso de software.
Além disso, existe um sensor de pressão extra instalado abaixo do botão de início virtual, este será importante para o uso de aplicativos em tela cheia.
Em geral, a estética do software não é muito diferente daquilo que temos no Galaxy S7 rodando com Nougat. Com uma exceção importante: o launcher do Galaxy S8 é similar ao dos Google Pixel, ou seja, para acessar a gaveta de apps, é necessário deslizar o dedo de baixo para cima na tela.

O botão da home também vai funcionar com pressõa / © AndroidPIT

Samsung Galaxy S8 – Performance
O Galaxy S8 é embalado pelo processador Exynos 8895 e processador gráfico ARM Mali G71. A samsung garante que Exynos 8895 é 10% mais rápido do que seu antecessor, usado no Galaxy s7, e que a GPU consegue ser até 21% mais rápida que a da geração anterior.
A memória interna é de 64 GB. E agora a Samsung usa o Universal Flash Storage (UFS), de geração 2.1, que permite carregar informações de forma mais rápida. Depois de passar um tempo com o aparelho posso dizer que a performance do Galaxy S8 é bem consistente e não percebi qualquer lentidão ou outro problema de desempenho.
A performance do Galaxy S8 é bem consistente

Três cores diferentes / © AndroidPIT

Claro que, para chegar a uma conclusão sobre o desempenho do software e dos gráficos, terei que passar alguns dias com o S8. No dia-a-dia é comum termos experiências ruins com os smartphones, de qualquer fabricantes, e digo isso porque já vivenciei problemas de desempenho depois de longas horas de uso no meu Galaxy S7.
Samsung Galaxy S8 – Áudio
O Galaxy S8 tem um alto-falante mono. Por outro lado, a entrada para os fone de ouvido foi mantida. No outono de 2016, a Samsung comprou a empresa especializada em áudio Harman Kardon e o Galaxy S8 é o primeiro smartphone da fabricante a trazer o resultado dessa parceria. Logo, na caixa do Galaxy S8 temos os fones de ouvido da AKG, que são particularmente bons. Contudo, teremos mais detalhes sobre a qualidade de áudio no nosso review completo do dispositivo.
Samsung Galaxy S8 – Câmera
Nos últimos anos, a Samsung depositou muita atenção na câmera da linha Galaxy S. Com o Galaxy S6 e o Galaxy S7 mostrou que quando o assunto é qualidade pode-se fazer muito melhor do que a maioria. Mas a concorrência não dorme: a LG introduziu a câmera dupla com um lente grande angular e a Google conseguiu construiu com a série Pixel, provavelmente, a melhor câmera no mercado.

O software da câmera continua limpo / © AndroidPIT

Em relação aos dados técnicos, a Samsung utilizou novamente o sensor de 12 megapixels com tecnologia dual pixel para um foco rápido e preciso; e a abertura focal é de f/1,7. Vale ressaltar que o software da câmera agora captura três imagens e as combina em uma só para corrigir qualquer problema de trepidação da câmera.
A câmera frontal vem com 8 megapixels e é equipada com foco automático e abertura de foco f/1,7.
Samsung Galaxy S8 – Bateria
A bateria do Galaxy S8 não pode ser removida, e vem com 3.000mAh de capacidade. Portanto, espero um mínimo de uso do aparelho por até 24 horas antes de ter que carregá-lo.

Samsung Galaxy S8 – Especificações Técnicas

Tipo: Smartphone
Modelo: Samsung Galaxy S8
Fabricante: Samsung
Dimensões: 148,9 x 68,1 x 8 mm
Peso: 152 g
Tamanho da bateria: 3000 mAh
Tamanho da tela: 5,8 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED
Tela: 2960 x 1440 pixels (568 ppi)
Câmera frontal 8 megapixels
Câmera traseira 12 megapixels
Flash: Dual-LED
Versão do Android: 7.0 – Nougat
Interface: TouchWiz
RAM: 4 GB
Memória interna: 64 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Samsung Exynos 8895
Número de núcleos: 8
Velocidade máx. 2,3 GHz
Conectividade HSPA, LTE, Bluetooth
Veredito preliminar
Muitos dos rumores se provaram verdadeiros. Em particular, o vazamento da semana passada referente aos dados técnicos estavam corretos. Minha conclusão é clara: tecnicamente, o Galaxy S8 é sim uma melhoria em relação ao seu antecessor.
O Galaxy S8 é sim uma melhoria em relação ao seu antecessor
Mais impressionantes são as mudanças no design. Embora não tenhamos o uso de um novo material ou mesmo algo revolucionário, sabemos agora que é possível colocar uma tela enorme em um smartphone bastante compacto. O design com bordas muito pequenas e cantos arredondadas deixou o Galaxy S8 em evidência. será impossível ir até uma loja e não querer tocar nele.
No entanto, em relação às especificações técnicas dificilmente você irá notar um mudança muito grande, mas para ver o que o Galaxy s8 será capaz de fazer no dia-a-dia terei que passar mais tempo com o aparelho. Isto também se aplica ao uso de Bixby e do DeX.
Fonte: ANDROIDPIT 

O Boletim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *