28 de março de 2024
Veículos

Stock Car: Pilotos fazem últimos ajustes para a temporada 2017

Galid Osman tira medidas para moldagem do banco de seu Stock Car

A temporada 2017 da Stock Car começa em Goiânia, no dia 2 de abril próximo, mas a movimentação nos boxes já é intensa. Esta semana, por exemplo, os pilotos da Ipiranga Racing, Galid Osman (na foto acima) e Thiago Camilo estiveram em Itaipava, na oficina da equipe A. Mattheis para moldar os bancos de seus carros de números 28 e 21 respectivamente.


Thiago Camilo confere ajustes em seu carro para a Stock Car 2017

Isso porque, em carros de competição como esses, cada detalhes é ajustado especificamente para o piloto que irá conduzi-lo. Já pensou como seria dirigir a mais de 250 km/h, fazendo curvas em que seu corpo sofre uma força algumas vezes maior que a da gravidade, em um ambiente desproporcional ao seu tamanho? Imagine usar um sapato dois números menor que o de seus pés, ou uma calça três números maior e ter de participar assim de uma maratona. A coisa seria mais ou menos por aí.

Galid Osman tira medidas para moldagem do banco de seu Stock Car

Além da ergonomia (adaptação de bancos, cintos, pedais e outros comandos às medidas e maneira de guiar de cada piloto), claro, uma infinidade de outros detalhes
dos carros estão recebendo os últimos retoques nesta reta final para a primeira largada. Os motores V8 (abaixo), que desenvolvem mais de 500 cv, porém, ficam de fora de todos esses ajustes e afinações: eles são padronizados para todas as equipes e chegam lacrados diretamente do fornecedor, não podendo ser alterados. A ideia é que todos os competidores iniciem as corridas em igualdade de condições, pelo menos sob o capô.

Motores V8 de mais de 500 cv da Stock Car 2017
Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *