25 de abril de 2024
Vinhos

Eventos, Feiras e Degustações – Como Participar

O tema desta semana decorre da coluna anterior. Alguns leitores gostariam de participar destes eventos, mas não sabem como fazê-lo. Vamos apresentar algumas opções.

Existem diversos tipos de eventos sobre vinhos, que se dividem em dois grupos: abertos e fechados.
Os “fechados” são voltados para quem trabalha efetivamente no ramo, Sommeliers, comerciantes, restaurateurs e, às vezes, jornalistas e outros formadores de opinião.
São promovidos pelas empresas importadoras e distribuidoras que emitem convites diretamente aos clientes em perspectiva. Muito difícil participar de um destes, a menos que sejamos indicados por um profissional. Muitas vezes, como forma de restringir a participação a quem realmente interessa, é exigido, no mínimo, um cartão de visitas ou carta de apresentação do seu local de trabalho.
Os eventos abertos são voltados aos dois públicos, profissionais e enófilos. Podem ser gratuitos ou pagos, com horários específicos para a participação de cada grupo. Em geral os profissionais têm direito a um horário mais cedo.
Uma atividade paralela e muito disputada são as Master Class e Degustações Dirigidas. São aulas especiais, conduzidas por grandes nomes do vinho, com uma extensa lista a ser degustada. Na maioria das vezes, quando são divulgadas, já estão com a lotação esgotada, o que as tornam os eventos mais difíceis de conseguir uma inscrição.
Existem confrarias que mantém um membro encarregado de monitorar e inscrever seus membros, com grande antecedência, muitas vezes um ano antes. Para descobrir estas joias, vale tudo: pesquisa nos sites dos organizadores, Twitter, Instagram, Facebook, amizades importantes, muitos e-mails e uma boa dose de paciência e sorte.
Uma estratégia é ser sócio de uma associação de vinhos como a ABS (Associação Brasileira de Sommeliers) ou a SBAV (Sociedade Brasileira de Amigos do Vinho). Promovem cursos, suas próprias degustações e através das suas “newsletters”, divulgam a maioria dos eventos. Sócios geralmente pagam preços diferenciados.
Existem eventos tradicionais, abertos a todos. Os mais famosos são:
FENAVINHO – Festa Nacional do Vinho, que acontece anualmente em Bento Gonçalves. Saiba mais neste link:
http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/a-cidade/feiras-e-eventos-permanentes/fenavinho-brasil-festa-e-feira-nacional-do-vinho
FENACHAMP – Festa do Espumante Brasileiro, em Garibaldi.
http://www.fenachamp.com/blog/
EXPOVINIS – a maior feira de vinhos do Brasil, em São Paulo.
http://www.expovinis.com.br/pt/
Vale a pena participar, nem que seja por uma única vez. Ótima oportunidade para conhecer vinhos e se cadastrar nas vinícolas e lojas de vinho. Desta forma, seremos informados dos eventos em curso.
Uma outra feira que tem se destacado é o Encontro dos Vinhos, realizado nas seguintes cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Maceió, Recife, São José dos Campos e Curitiba.
Para maiores informações acesse sua página na Internet:
http://www.encontrodevinhos.com.br/
Portugal, Chile, Argentina, Uruguai e Itália, principalmente, organizam periodicamente eventos como o descrito na coluna passada. São produzidos por associações dos produtores de vinhos de cada país. Eis alguns links:
Wines of Portugal – http://www.winesofportugal.com/br
Essência do Vinho – http://www.essenciadovinho.com/
Wines of Argentina – http://www.winesofargentina.org/pt
Wines of Chile – http://www.winesofchile.org/en
Wines of Uruguay – http://winesofuruguay.com/
Instituto do Vinho Italiano – http://www.istitutograndimarchi.it/
(Há muito tempo não organiza nada por aqui)
A técnica é fazer o cadastro para receber a newsletter e se habituar a frequentar a página indicada, prestando atenção ao que acontece nos links para as redes sociais.
Quando um evento for anunciado, corra para fazer a inscrição. O número de participantes é limitado.
Para os vinhos brasileiros existe o IBRAVIN. Promove algumas boas degustações em diversas cidades brasileiras, mas o calendário é meio irregular. Vale a pena colocar o link da página de eventos nos favoritos do seu navegador:
http://www.ibravin.org.br/Eventos
As grandes importadoras como Mistral, Vinci, World Wine, também promovem degustações, palestras e cursos, geralmente pagas, mas com ótimos vinhos. Quase sempre o preço do ingresso pode ser usado como desconto numa compra.
Novamente a técnica é fazer um cadastro ou compra on-line. Os clientes assíduos são avisados das promoções e eventos com boa antecedência.
Links:
Casa Rio Verde – http://www.casarioverde.com.br/ ou http://www.vinhosite.com.br
Mistral – https://www.mistral.com.br/
Vinci – https://www.vinci.com.br/
Decanter – http://www.decanter.com.br/
World Wine – http://www.worldwine.com.br/
Zahil – https://www.zahil.com.br/
Interfood – http://www.interfood.com.br/marcas/vinhos.php
Algumas vinícolas brasileiras promovem cursos e degustações periodicamente:
Miolo – http://www.miolo.com.br/cursos/
Valduga – http://www.casavalduga.com.br/enoturismo/cursos/
Para finalizar, Oscar Daudt, um enófilo mais que apaixonado por vinhos, mantém uma página que reúne as melhores informações sobre o mundo do vinho. Divulga eventos, cursos, lojas, restaurantes, sorteios e os vinhos que importa diretamente. Um, belo serviço que ele nos presta.
Prestigie seu trabalho neste link:
http://www.enoeventos.com.br/
Saúde e bons vinhos, agora mais que nunca.
Vinho da Semana: organize um evento para chamar de seu.
Trio de Vinhos Tintos – $$
Vinho Tinto Chileno Valdemoro Carménère 2015
Vinho Tinto Espanhol Montefrio 2015
Vinho Tinto Espanhol Don León 2015
Compre aqui: www.vinhosite.com.br (*)
(*) procure em Seleção Bons & Baratos.

 
 
 
 

Tuty

Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

author
Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *