19 de abril de 2024
Vera Vaia

Alex Jacta Est!

 

Durante onze horas e meia, Alexandre de Moraes, advogado, professor e Ministro da Justiça licenciado, passou pela sabatina da Comissão de Constituição e Justiça nesta última terça, e foi aprovado por 19×7 votos.
E sem se descabelar, respondeu com serenidade às provocações da senadora de nariz empinado, com sobrancelhas de Mãe Dinah: “porque os estudantes são contra sua candidatura”? Ela se referia ao abaixo-assinado com 270 mil assinaturas de estudantes do Centro Acadêmico XI de Agosto que representa alunos do curso de direito da USP. Sim, da USP, aquela que já foi palco de ocupações por moçoilas e rapazotes desinformados e inconformados com o impeachment da Dilma, mas que disfarçaram com outras reivindicações, tipo cotas sociais, política de permanência estudantil (?), por contratações de profissionais e fim dos cortes na Educação. Ah, e também estavam contra a ameaça de despejo da sede do Sindicato dos Trabalhadores da USP. Porque seria?
Gleisi também aproveitou o momento para cutucar Aécio Neves que em 2015 se posicionou contra uma sabatina tão rápida do então candidato ao Supremo, Edson Fachin indicado pela então presidenta Dilma Rousseff. Ele respondeu que continua achando isso, mas que esse projeto não foi levado adiante, porque eles, incluindo ela, que antes eram da bancada governista, deram o contra! Tóim! A Senadora não esperava essa resposta e acabou levando um gancho de direita direto no estômago!
Alexandre de Moraes também teve de ouvir lição de moral do agora limpinho (foi arquivado o processo de corrupção contra ele), Lindbergh Faria. “Fica parecendo que quem te indicou, indicou pra ser revisor da Lava-Jato, pra atuar na Lava-Jato”. Poxa, como esse moço é preocupado com a retidão de caráter! Dos outros!
Fora as provocações do Bloco Carnavalesco Unidos da Impichada, teve também momento de  descontração provocado pelo Senador Magno Malta: “minha amiga Gleisi disse que com Fachin e com Barroso, alguns foram verdadeiros leões e que agora estão se comportando como gatinhos. É verdade! Eu vou continuar como leão, vou lhe perguntar, mas confesso a Vossa Excelência que continuo um gatinho, eu”! Apesar da inveracidade, (gatinho, Senador?) ou até, talvez, por causa dela, a declaração provocou risos da torcida!
Entre provocações e perguntas pertinentes, Alexandre de Moraes, também teve de aguentar aquele som cavernoso saído da boca do Edison Lobão na sua orelha, toda vez em que sua presença era solicitada. Ainda não se sabe se ele estava com rouquidão ou se estava disfarçando a voz pra enganar a Chapeuzinho Vermelho!
Mas no final, entre mortos e feridos, salvaram-se todos na Comissão de Constituição e Justiça e já no dia seguinte, o sabatinado foi  aprovado pelo plenário do Senado.
E como Ministro do Supremo só se aposenta ao 75 anos de idade, se Moraes quiser, ainda vai ter longos 27 anos pela frente!  Só sai de lá com cabelos brancos!
Le Roi est mort! Vive le Roi!

Vera Vaia

Mãe de filha única, de quatro gatos e avó de uma lindeza. Professora de formação e jornalista de coração. Casada com jornalista, trabalhou em vários jornais de Jundiaí, cidade onde mora.

author
Mãe de filha única, de quatro gatos e avó de uma lindeza. Professora de formação e jornalista de coração. Casada com jornalista, trabalhou em vários jornais de Jundiaí, cidade onde mora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *