19 de abril de 2024
Vinhos

Presunto e Peru de Natal

Duas harmonizações que exigem um pouco mais de atenção na hora de escolher o vinho.
O tradicional “Tender” natalino tem aquele viés adocicado, seja pela cobertura feita, por exemplo, com melado ou mel, além das frutas em calda que o acompanham e das especiarias.

nat-1-min

Achar um vinho que combine com tudo isto exige algum malabarismo, mas não é impossível. A chave está no tipo de líquido usado para cobrir o presunto.
– Tintos leves como um Cru de Beaujolais ou um Pinot Noir, menos sofisticado, da Borgonha ou de outros países do Novo Mundo, são opções coringas, combinado também com a ave natalina;
– Syrah, seja nos varietais da Austrália ou Nova Zelândia, ou nos cortes clássicos com Grenache e Mourvedre (GSM) do Rhone, são ótimos se, na preparação, forem usados frutas como laranja ou geleias cítricas.
– As clássicas coberturas de mel ou melado com uma boa dose de mostarda e outras especiarias, ou as que usam refrigerante de Cola para marinar, harmonizam muito bem com um bom Zinfandel ou Primitivo. Uma terceira opção seria um Pinotage sul-africano.
– Se a preparação seguir um caminho menos adocicado, vinhos como o Chateauneuf du Pape, ou um Amarone, podem entrar em cena.
Vinhos brancos são opções válidas, mas é um pouco mais complicado. A escolha deve recair por vinhos com maior estrutura e que ainda consigam ser bem frutados.
Algumas castas sobressaem: Chenin Blanc, Semillon, Viognier e até mesmo um Gewürztraminer da Alsácia.
Peru ou Chester trazem novos desafios para que deseja fazer uma harmonização correta. Este tipo de carne, com sabor muito suave e quase sem gordura, tem um poderoso inimigo: Taninos.

nat-2-min

Por esta razão, vinhos tintos devem ser escolhidos com muito critério. Taninos suaves e bem domados são obrigatórios. A melhor opção seria um branco bem encorpado.
Dentre os primeiros, as escolhas serão muito semelhantes às do presunto: Pinot Noir e Cru de Beaujolais. Para os que não são aficionados desta linha de vinhos, pode-se pensar em tintos de Bordeaux, Chianti ou Rioja, desde que sejam muito maduros. Vinhos em que os taninos estejam totalmente integrados e suavizados pelos anos de amadurecimento, oferecendo uma boa experiência gastronômica com este prato.
No capítulo dos brancos, aqueles famosos Chardonnay da Califórnia que passaram por fermentação malolática e foram guardados, por algum tempo, em barris de carvalho, reinam quase sozinhos: o característico sabor amanteigado é o par perfeito.
Outras regiões produtoras têm brancos igualmente agradáveis para esta harmonização: Victoria e Kumeau na Austrália e Nova Zelândia.
Esta coluna entra em recesso até janeiro de 2017.
Desejamos a todos os nossos leitores um grande Natal e ótimo Ano Novo.
Saúde e bons vinhos!
Vinho da Semana: para celebrar o ano novo com uma lentilhada.
vinho-minLambrusco Del Emilia Cantalupo Rosso Secco – $
Exibe cor vermelho rubi. No nariz apresenta fragrâncias frutadas de rosa canina e framboesa. Em boca este frisante é meio seco, meio encorpado, mas persistente. É fresco, agradável, macio e redondo.
Compre no Vinho Site: www.vinhosite.com.br
legenda
 
 
 
 
 

clubenov16

A CASA RIO VERDE FECHA PARCERIA COM O CRUZEIRO ESPORTE CLUBE PARA  LANÇAMENTO DE UM CLUBE DE VINHOS PARA A TORCIDA CRUZEIRENSE, O 1O DE UMA EQUIPE DE FUTEBOL NO MUNDO
banner

A Casa Rio Verde, tradicional importadora mineira de vinhos, fechou uma parceria com o CRUZEIRO ESPORTE CLUBE para o lançamento do primeiro clube de vinhos de um time de futebol no mundo: o “Clube do Vinho Cruzeiro”. Uma união perfeita entre duas paixões arrebatadoras: vinho e futebol, concretizada para a torcida celeste pela importadora e pelo clube mineiro.
O Clube do Vinho Cruzeiro foi anunciado pelo Cruzeiro nesta quinta-feira, dia 22 de dezembro, e pode ser acessado pelo site www.clubedovinhocruzeiro.com.br. No início de janeiro, o site trará também uma seleção de vinhos avulsos e kits de vinho para o torcedor degustar e presentear. As novidades não param por aí: o Cruzeiro terá dois vinhos oficiais licenciados, produzidos pela vinícola gaúcha Lidio Carraro, com lançamento também previsto para a primeira quinzena de janeiro.

5-estrelas

Além da loja virtual, as assinaturas do Clube do Vinho Cruzeiro podem ser feitas em uma das cinco lojas da Casa Rio Verde em Belo Horizonte. A assinatura mensal custa R$119,80 (duas garrafas de vinhos tintos). O Sócio do Futebol do Cruzeiro tem 5% de desconto na assinatura do clube do vinho, na compra dos vinhos e kits avulsos através do “Clube do Vinho Cruzeiro” e lojas físicas da Casa Rio Verde. O desconto vale inclusive para os produtos em promoção. 
O diretor Comercial da Raposa, Robson Pires, destaca que o Cruzeiro sempre teve interesse em fazer o licenciamento de um vinho, por ser  um produto que se identifica com as origens italianas do clube: “O Clube do Vinho Cruzeiro é destinado aos cruzeirenses que gostam de vinho, uma bebida cada vez mais presente na mesa dos brasileiros e ótima para momentos especiais. Será a oportunidade de adquirir vinhos  selecionados, em casa, com preços especiais,   além de prestigiar o time do coração”.
COMO FUNCIONA O CLUBE DO VINHO CRUZEIRO?
Participar de um clube do vinho é a mais autêntica expressão do “unir o útil ao agradável”, reunindo conveniência e prazer em um só pacote. O Clube do Vinho Cruzeiro funciona como a assinatura de revista. A partir do momento que o torcedor faz a assinatura pelo site ou nas lojas da Rio Verde ele recebe mensalmente uma seleção com dois vinhos (tintos).  Pode optar também por receber um número maior de vinhos (múltiplo de dois) e por planos mensais, semestrais ou anuais, com descontos progressivos.
O torcedor tem a comodidade de receber os vinhos em casa, sem nenhum custo adicional. O frete é grátis para a Região Sudeste e parcialmente subsidiado para as outras regiões, visto que o Clube entrega em todo o Brasil. O frete também é grátis, na Região Sudeste, nas compras de vinhos avulsos e kits com valor superior a R$130. O prazo de entrega em Belo Horizonte é de 1 dia útil.
A seleção dos vinhos é feita criteriosamente pela Casa Rio Verde, que garimpa seus produtos em vinícolas da Europa e da América do Sul.  Grande parte dos rótulos são premiados por publicações especializadas. Outra vantagem para o consumidor é o preço: os vinhos do clube saem até 40% abaixo do valor de mercado.
SOBRE A CASA RIO VERDE
Com 27 anos de atuação no varejo de vinhos em Minas Gerais, a importadora Casa Rio Verde trabalha com mais de 400 rótulos, de 70 vinícolas, 50 delas exclusivas. Os vinhos são selecionados, após um trabalho incansável de pesquisa e degustação nos países produtores, principalmente no Velho Mundo (Itália, França, Portugal e Espanha). Há dois anos a importadora ingressou no e-commerce de vinhos, criando o VinhoSite e o  primeiro clube de vinhos de Minas Gerais – o VinhoClube, hoje com clientes em todo o Brasil. A experiência virtual levou a Casa Rio Verde  a ampliar os horizontes com a parceria concretizada com o Cruzeiro Esporte Clube.
Endereços e telefones Lojas Casa Rio Verde
Lourdes: Praça Marília de Dirceu, 104 (31) 3275-1237
Gutierrez: Rua André Cavalcanti, 388 (31) 3337-4730
Savassi: Av. do Contorno, 5.816 (31) 3227-2057
Santa Efigênia: Av. Brasil, 653 (31) 3224-2611
Sion: Av. Uruguai, 835 (31) 3225-1185
Link para o clube: www.clubedovinhocruzeiro.com.br
Tuty

Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

author
Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *