19 de abril de 2024
Veículos

Novo Porsche Cayman 718 perde dois cilindros, mas ganha torque e potência

porschelateralrc-minPorsche 918 Cayman 2017

A velha máxima do “menos é mais” raramente costuma ser associada ao mundo dos carros esportivos. Por isso, saber que o downsizing (ou “encolhimento”, em tradução livre) que tem dado o tom para os motores da indústria automobilística chegou aos Porsche, reconheço, me deixou com uma certa predisposição saudosista. Quer dizer que a montadora alemã está substituindo os famosos e estimulantes motores boxer de seis cilindros por outros, com somente quatro em alguns de seus modelos? Imediatamente me lembrei dos carros dessa marca que tive a sorte de guiar e, em especial, o Cayman – modelo “de entrada” da Porsche, que trazia um animado propulsor “flat six” (seis cilindros deitados) magestosamente instalado logo atrás do banco do motorista, entre os eixos dianteiro e traseiro, numa posição que proporciona um equilíbrio e uma distribuição de peso dificilmente igualável. Entre todos, aquele GTS cinza, que pude acelerar em uma autobahn alemã, foi o meu preferido, desbancando – sacrilégio! – o mítico 911. Lembrei disso e, quando percebi, uma pequena lágrima fugia de meu olho esquerdo e mergulhava em direção ao queixo. Desculpem, desculpem, sou mesmo chegado a um dramalhão…

motorrc-minMotor do Porsche 918 Cayman 2017

Levei um tempinho para me animar e ler com calma o material de divulgação do novo carro. As fotos – essas que vocês veem neste post e que mostram um boa evolução nas linhas elegantes do carango. E, quando cheguei à ficha técnica, entendi que o motor menor – quatro clindros e 2.0 litros (isso na versão de entrada), contra os 2.7 do anterior, de seis – oferecia 25cv de potência e 9 kgf.m de torque a mais (veja a ficha técnica completa no final do post). Números – especialmente o segundo deles, que é o que vai fazer com que as costas do motoristas sejam jogadas contra o encosto do banco – bem convidativos e que se explicam pela adoção de um turbocompressor. Há opções de câmbio manual de seis marchas ou automatizado PDK (com trocas por meio de aletas atrás do voante) de sete.

back-minPorsche 918 Cayman 2017

Diz a fábrica que a mudança melhora um pouco o consumo e as emissões do carro. Acredito. Mesmo sem tê-lo dirigido ainda, tenho quase certeza de que o som do motor deve ter mudado também e dificilmente será tão bacana quanto o do antecessor aspirado (um dos efeitos do turbo é diminuir o nível de ruído; bom para os vizinhos, nem tanto assim para o dono do carro, se este for parecido comigo).

2017-porsche-718-cayman-s-first-drive-review-car-and-driver-photo-669215-s-429x262-minPorsche 918 Cayman 2017

Mostrado no último Salão do Automóvel de São Paulo, ele já está à venda no Brasil (as encomendas começaram a ser aceitas no site em julho) por preços a partir de R$ 350 mil – nos EUA, são US$ 54.950, ou R$ 187.126,73 ao câmbio de 29/11/2016. Na prática, o Cayman é a versão fechada do conversível Boxster (a partir de R$ 368 mil), com o qual compartilha base estrutural e mecânica. A despeito de adorar os sem-capota, nesse caso, nem titubiaria em escolher a opção com teto rígido e nome de jacaré – é, é dos rios e pântanos das Américas que vem o nome Cayman, o que talvez explique a minha exagerada lágrima de crocodilo escorrendo lá no primeiro parágrafo. Mesmo com dois cilindros a menos ela ainda me parece ser a coisa mais divertida e ao mesmo tempo usável – somando o espaço para bagagem atrás e na frente, ele bate boa parte dos modelos compactos que você conhece – que a Porsche fabrica hoje.

pzc-007-minPorsche 918 Cayman 2017 com câmbio manual de seis marchas | divulgação

Fichas técnicas:
Cayman / Cayman S
Motor: 4 cilindros 2.0 (1.988 cc) / 2.5 (2.497 cc), localizado entre os eixos (central), turbocomprimido; potência 300 / 350 cv, torque 38 / 42 kgf.m (entre os 1.950 e 4.500 rpm)
Transmissão:  câmbio manual de 6 marchas ou automatizado PDK de 7 marchas, tração traseira.
Desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h – 5.1 / 4.6 segundos (4.2 com pacote opcional “Chrono” e câmbio PDK); velocidade máxima – 275 / 285 km/h.
Dimensões:
Comprimento     4.379 mm
Largura     1.801 mm
Altura     1.295 mm
Distância entre eixos     2.475 mm
Coeficiente aerodinâmico (Cx)     0,30
Peso em vazio (DIN)     1.335 /1.365 kg (PDK)
Peso em vazio (CE)     1.410 kg
Peso máximo admissível     1.655 kg /1.685 (PDK)
Volume de compartimento de bagagem     150 litros à frente / 275 litros atrás
Depósito de combustível     54 litros

2017-porsche-718-cayman-rear-end-in-motion-03-minPorsche 918 Cayman 2017
gallery-1461537774-porsche-718-cayman-2017-1600-06-minPorsche 918 Cayman 2017

Fonte: Blog Rebimboca

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

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