A velha máxima do “menos é mais” raramente costuma ser associada ao mundo dos carros esportivos. Por isso, saber que o downsizing (ou “encolhimento”, em tradução livre) que tem dado o tom para os motores da indústria automobilística chegou aos Porsche, reconheço, me deixou com uma certa predisposição saudosista. Quer dizer que a montadora alemã está substituindo os famosos e estimulantes motores boxer de seis cilindros por outros, com somente quatro em alguns de seus modelos? Imediatamente me lembrei dos carros dessa marca que tive a sorte de guiar e, em especial, o Cayman – modelo “de entrada” da Porsche, que trazia um animado propulsor “flat six” (seis cilindros deitados) magestosamente instalado logo atrás do banco do motorista, entre os eixos dianteiro e traseiro, numa posição que proporciona um equilíbrio e uma distribuição de peso dificilmente igualável. Entre todos, aquele GTS cinza, que pude acelerar em uma autobahn alemã, foi o meu preferido, desbancando – sacrilégio! – o mítico 911. Lembrei disso e, quando percebi, uma pequena lágrima fugia de meu olho esquerdo e mergulhava em direção ao queixo. Desculpem, desculpem, sou mesmo chegado a um dramalhão…
Motor do Porsche 918 Cayman 2017
Levei um tempinho para me animar e ler com calma o material de divulgação do novo carro. As fotos – essas que vocês veem neste post e que mostram um boa evolução nas linhas elegantes do carango. E, quando cheguei à ficha técnica, entendi que o motor menor – quatro clindros e 2.0 litros (isso na versão de entrada), contra os 2.7 do anterior, de seis – oferecia 25cv de potência e 9 kgf.m de torque a mais (veja a ficha técnica completa no final do post). Números – especialmente o segundo deles, que é o que vai fazer com que as costas do motoristas sejam jogadas contra o encosto do banco – bem convidativos e que se explicam pela adoção de um turbocompressor. Há opções de câmbio manual de seis marchas ou automatizado PDK (com trocas por meio de aletas atrás do voante) de sete.
Porsche 918 Cayman 2017
Diz a fábrica que a mudança melhora um pouco o consumo e as emissões do carro. Acredito. Mesmo sem tê-lo dirigido ainda, tenho quase certeza de que o som do motor deve ter mudado também e dificilmente será tão bacana quanto o do antecessor aspirado (um dos efeitos do turbo é diminuir o nível de ruído; bom para os vizinhos, nem tanto assim para o dono do carro, se este for parecido comigo).
Porsche 918 Cayman 2017
Mostrado no último Salão do Automóvel de São Paulo, ele já está à venda no Brasil (as encomendas começaram a ser aceitas no site em julho) por preços a partir de R$ 350 mil – nos EUA, são US$ 54.950, ou R$ 187.126,73 ao câmbio de 29/11/2016. Na prática, o Cayman é a versão fechada do conversível Boxster (a partir de R$ 368 mil), com o qual compartilha base estrutural e mecânica. A despeito de adorar os sem-capota, nesse caso, nem titubiaria em escolher a opção com teto rígido e nome de jacaré – é, é dos rios e pântanos das Américas que vem o nome Cayman, o que talvez explique a minha exagerada lágrima de crocodilo escorrendo lá no primeiro parágrafo. Mesmo com dois cilindros a menos ela ainda me parece ser a coisa mais divertida e ao mesmo tempo usável – somando o espaço para bagagem atrás e na frente, ele bate boa parte dos modelos compactos que você conhece – que a Porsche fabrica hoje.
Porsche 918 Cayman 2017 com câmbio manual de seis marchas | divulgação
Fichas técnicas:
Cayman / Cayman S
Motor: 4 cilindros 2.0 (1.988 cc) / 2.5 (2.497 cc), localizado entre os eixos (central), turbocomprimido; potência 300 / 350 cv, torque 38 / 42 kgf.m (entre os 1.950 e 4.500 rpm)
Transmissão: câmbio manual de 6 marchas ou automatizado PDK de 7 marchas, tração traseira.
Desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h – 5.1 / 4.6 segundos (4.2 com pacote opcional “Chrono” e câmbio PDK); velocidade máxima – 275 / 285 km/h.
Dimensões:
Comprimento 4.379 mm
Largura 1.801 mm
Altura 1.295 mm
Distância entre eixos 2.475 mm
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,30
Peso em vazio (DIN) 1.335 /1.365 kg (PDK)
Peso em vazio (CE) 1.410 kg
Peso máximo admissível 1.655 kg /1.685 (PDK)
Volume de compartimento de bagagem 150 litros à frente / 275 litros atrás
Depósito de combustível 54 litros
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.