20 de abril de 2024
Veículos

Tecnologia para evitar sinais fechados em testes no Reino Unido

sinal
Sinais verdes
A Ford divulgou há pouco que sua filial inglesa está colocando em teste uma tecnologia capaz de avisar ao motorista a velocidade que ele deve manter em seu carro para que encontre todos os sinais de trânsito aberto em seu trajeto. A coisa funciona integrada ao sistema de conectividade que a montadora oferece como opcional em seus modelos, incorporado à central de multimídia, e que na prática interliga o carro com uma série de centrais de informações e, também, a outros veículos.

ford-alertabloqueiotransitoAlerta de sinais verdes da Ford

Segundo uma pesquisa, os motoristas do Reino Unido que usam o carro diariamente passam o equivalente a dois dias por ano parados, esperando no sinal vermelho. Aqui no Rio, onde a operação dos sinais de trânsito parece obedecer a critérios aleatórios ou que têm como objetivo primordial manter os carros engarrafados e também onde muitos motoristas fecham cruzamentos com a mesma naturalidade com que enfiam o dedo no nariz, essa conta provavelmente daria em algumas semanas de tempo inútil.

ford-avisosinalverdeSistema de navegação da Ford

Diferentemente do que muita gente pensa, para pegar os sinais abertos, no que antigamente tratávamos por “onda Verde”, o segredo não está em acelerar mais, mas sim em manter médias de velocidade constantes e, às vezes, mais baixas do que a máxima permitida nas vias. Prova disso está na experiência com as marginais de São Paulo, onde para desespero geral da maioria, a prefeitura reduziu radicalmente a velocidade máxima permitida. A primeira grande mudança que todos perceberam por lá foi justamente a diminuição dos engarrafamentos – acompanhada pela redução à metade do número de acidentes com vítimas fatais. Chato, mas fato.

jacupLimite nas Marginais de São Paulo | O Globo

Além de economizar enormemente a paciência dos motoristas, uma tecnologia capaz de reduzir ou até eliminar a espera em sinais vermelhos faz com que os carros bebam menos combustível (ou consumam menos energia das baterias, no caso dos elétricos), sofram menos desgastes e, claro, poluam menos. Eu apoio.

virtualtrafficlightsSinais verdes ou vermelhos?

FONTE: BLOG REBIMBOCA

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

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