29 de março de 2024
Uncategorized

O vinho novo

Portugal tem me oferecido momentos maravilhosos. Esta semana, provei vinho novo, experiência que só acontece a quem tem o privilégio de conhecer o produtor. Eu conheço, sorte a minha.

Vinho

Vinho novo é aquele que acabou de ser pisado e sair do lagar. Ainda não foi para as pipas, seu teor alcoólico é muito pequeno. Com sabor doce, parece um suco de uva que não me deu enxaqueca – morria cada vez que tomava suco de uva no Brasil, devem entupi-lo de conservantes. Para quem conhece vinhos, caso da família que é minha amiga, o vinho novo sinaliza a qualidade do vinho que virá.
Achei fantástico sentar-me à mesa muito bem posta, comer um belo cozido e escutar as opiniões do clã sobre o vinho que nasceria daquele novo, que todos provávamos. Há um copo especial, nada é feito no improviso. Vinho, para os portugueses, é um ritual quase sagrado.
A quantidade de açúcar que se transformará em álcool, o tempo necessário para dar os picos – experimentávamos um vinho verde -, detalhes que me escapavam, sou neófita. Cada um dava a sua opinião. Fiquei calada, claro. Além de não entender do assunto, mantive a boca bem ocupada degustando o cozido. Vejam como é imensa a gentileza lusa. O cozido português não é acompanhado de pirão. Mas a dona da casa, carinhosa, preparou um só para mim. Com farinha de mandioca. Ou farinha de pau, como eles chamam aqui. Fartei-me de comer pirão. É, às vezes sinto saudade dos sabores da pátria amada.
Terminei o almoço encantada, deslumbrada. O diagnóstico final é que a safra de 2016 será muito boa. Agora, é esperar o tempo certo – um ano, talvez – para bebê-lo comme il faut.
Não tenho sequer como agradecer cada oportunidade que me é oferecida pelos Ramalho de Almeida. São pessoas tão incríveis, tão generosas, tão boas e doces, que não tenho palavras para descrevê-los. Sinceramente, não entendo como cheguei aos 32 anos longe deles.
Depois, vocês querem que eu volte…
É ruim, hein?

O Boletim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *