24 de abril de 2024
Tecnologia

Motorola começa a atualização do Moto X 2014 para o Android 6.0 Marshmallow

O Moto X 2014 foi um dos primeiros smartphones a receber o Android Lollipop, e foi um dos primeiros smartphones da fabricante a fazer parte do programa de testes soak para o Android 6.0 Marshmallow. O update oficial já chegou no Brasil. Confira todas as novidades sobre a atualização do software da segunda geração do Moto X.

Android 6.0 Marshmallow – todas as principais funções explicadas
Três ótimas ROMs customizadas para o Moto X 2014
Moto X 2014 –  Atualização para Android 6.0 Marshmallow
A Motorola começou a atualização oficial do sistema operacional do Moto X 2014 e Moto X Style para o Android 6.0 Marshmallow no país. A informação chegou através do perfil de David Schuster no Google Plus, que afirmou o início do envio do update OTA para uma base de usuários do Moto X 2014.
Depois de receber o update OTA, o nosso leitor Lucas Duarte recebeu o update e enviou as capturas de tela abaixo:
moto-x-2014-update-marshmallow-w782Update para o Marshmallow chega para o Moto X 2014. / © Lucas Andrade – ANDROIDPIT

No site da Motorola Mobility já temos algumas das novas características do software descritas, confira abaixo:

Um novo sistema de gerenciamento de memória que permite verificar o uso de memória por cada um dos seus aplicativos;
Os botões de volume foram otimizados;
O botão “Não perturbe” foi adicionado ao menu de configurações rápidas para fácil acesso;
Sintetizador UI aparecerá nas configurações, como a última opção de menu, logo após ativado. Saiba como ativar o menu Sintetizador UI aqui;
Google Now on Tap permite encontrar informações contextuais na tela do seu smartphone ao pressionar longamente o botão da “home”;
Gerenciamento de bateria a partir do Modo Doze, função capaz de detectar quando o seu dispositivo não está sendo usado e vai automaticamente entrar em estado de dormência para salvar bateria;
A função App Standby reduz o uso da bateria ao colocar os aplicativos usados em segundo plano em um estado de atividade reduzido;
O suporte para memória expansível permite o uso dos cartões microSD tanto como memória externa quanto interna. Assim, suas imagens, vídeos áudio e arquivos de mídia em geral podem ser armazenados da mesma forma.
O gerenciador de memória RAM foi integrado às configurações e permite ao usuário verificar o consumo de memória usada pelo sistema ou em um app individual em diferentes períodos de tempo;
O backup automático de aplicativos funciona agora salvando dados do seus aplicativos e informações associadas. Assim, quando restauradas, os seus softwares estarão com todas as informações que possuíam antes;
A seleção de texto foi otimizada.
Agradecimento: Lucas Duarte.
Moto X 2014 – Atualização de correção do Stagefright
A atualização anterior ao 6.0 Marshmallow do software do Moto X 2014 foi referente à implementação dos patchs de segurança para corrigir o problema conhecido como Stagefright. A atualização começou nos EUA e foi distribuída poucos para o restante do mundo, e os usuários do Brasil também já receberam o update de segurança.
Funciona assim: você receberá uma notificação informando um novo update do software. Para saber se você já pode baixar e instalar este patch de segurança, acesse Configurações> Sobre o telefone> Atualizações do sistema.
Stagefright: Quais fabricantes estão trabalhando em updates corretivos do sistema?
Para quem não está familiarizado com o termo, a falha de segurança Stagefright está ligada ao processamento de vídeos por uma biblioteca do sistema e, principalmente em anexos enviados através de mensagens MMS. Segundo os pesquisadores, a vulnerabilidade pode estar presente em todos os dispositivos que rodam com Android Froyo 2.2 até os mais atuais com Android 5.1 Lollipop. A falha fornece acesso privilegiado ao hacker que, através de mensagens MMS com vídeos anexados, consegue explorar e executar diversos comandos no dispositivo.
Moto X 2014 – Atualização Android 5.1 Lollipop
A atualização do Moto X 2014 para Android 5.1 já ocorreu pela Motorola, chegou Over-the-Air (OTA) e, foi feita em um primeiro lugar para os aparelhos comprados no varejo e depois para os dispositivos vinculados a operadoras.
android-lollipop-moto-x-2014-w782Dispositivo roda com a versão Android 5.1 do Android. / © ANDROIDPIT

Moto X 2014 – Novidades do software

Confira abaixo as novidades adicionadas ao software do Moto X 2014 após o update para Android 5.1 Lollipop:
Notificações e interrupções
Ao configurar o telefone para não receber interrupções, uma nova opção de controle (“Até o próximo alarme”) será exibida quando houver um alarme definido dentro das próximas 12 horas. Dessa maneira, você não perderá nenhum alarme ao escolher a opção “Sem interrupções”.
Você também pode determinar o tempo de inatividade. Por exemplo, se você for dormir mais cedo e alterar as configurações de notificação, escolha “Até que seu tempo de inatividade termine”. Esta opção ficará visível quando o tempo de inatividade se iniciar em até 4 horas do programado.
Adição dos ícones no painel de configurações de volume que correspondam aos exibidos na barra de status (Nenhum, Prioridade).
Agora você pode alterar os controles de volume das notificações durante a reprodução de mídia. Com os controles de volume exibidos, toque no ícone de sino  e os controles de volume de notificações serão exibidos.
Alertas de notificações
Além de ignorar uma notificação de alerta, você pode deslizar para cima para removê-la de sua tela. Ela permanecerá na bandeja de notificações e você poderá ignorá-la posteriormente.
Configurações rápidas
Você pode selecionar diferentes pontos de acesso Wi-Fi ou outros dispositivos Bluetooth pareados com o novo menu disponível nas configurações rápidas. As configurações condicionais, exibidas se você usar o recurso pela primeira vez, como “Inverter cores” ou “Roteador Wi-Fi” agora podem ser ocultadas mantendo o ícone pressionado por um tempo prolongado.
Agite duas vezes para Lanterna
Para acionar a lanterna, basta agitar o aparelho duas vezes (como se fosse martelar um prego) para ligar o flash. Para desligar basta fazer o mesmo movimento novamente.
Proteção do dispositivo
Dispositivos perdidos ou roubados permanecem protegidos até que se faça login com sua conta do Google, que será solicitada quando o aparelho for restaurado para as configurações de fábrica por meios que não sejam via menu de configuração.  Para ativar este recurso é necessário restaurar seu telefone para as configurações de fábrica, ingressar sua conta Google e definir um PIN, uma senha, ou um desenho de bloqueio da tela.
Desempenho
Melhorias no Android Runtime (ART), resultando em um tempo menor de inicialização dos aplicativos.
Tela de bloqueio
Aumentamos a distância mínima de deslize da Tela ambiente a fim de reduzir interações adicionais.

Correções de erros

O relógio na barra de status não é atualizado e os alarmes não são desabilitados;
Não é possível excluir mensagens SMS quando o cartão SIM está cheio;
Não há som de toque ao realizar uma chamada;
Cálculos de ponto flutuante com calculadora
Travamento ao abrir o aplicativo Chrome;
Reinicializações frequentes ao assistir o aplicativo Netflix;
Wi-Fi não reconecta automaticamente na rede Wi-Fi doméstica;
Wi-Fi não reconecta depois de passar a noite no modo ocioso;
Problemas de conexão Wi-Fi com alguns roteadores;
Detecção de Bluetooth não é ativada ao atualizar as configurações;
Travas da CPU que contribuem com o gasto excessivo de bateria;
Problemas de conexão e sincronização com servidores MS Exchange;
APN padrão incorreto;
Não é possível desbloquear o SIM com um código PIN/PUK;
Não é possível reproduzir conteúdo ao utilizar a opção de Fixação de tela;
Melhorias gerais de estabilidade;
Corrige um erro que só acontece raramente quando uma chamada de emergência é originada antes que o código PIN da encriptação seja inserido. Este problema poderia deixar o áudio mudo para um dos participantes da chamada.
Moto X 2014 – Quando a atualização OTA chega?
A primeira coisa que você deve ter em mente é que o update oficial começou a ser liberado em primeiro lugar para modelos rodando com o software de varejo. Para conferir se o seu dispositivo pode receber o update, acesse Configurações > Sobre o telefone > Atualizações de sistema > Verificar.
E aí, qual a versão do Android rodando agora no seu Moto X 2014? Deixe seu comentário aqui.
Fonte: Motorola Mobility
FONTE DE CONSULTA: ANDROIDPIT

bruno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *